Quanto os 10 carros mais vendidos ficaram mais caros em 1 ano?

A escalada no preço dos automóveis no Brasil ficou assustadora nos últimos tempos. Carros pequenos já beiram os R$ 80 mil, SUVs compactos passaram (com folgas) da barreira dos R$ 100 mil e já quase não se encontra sedã médio por menos de R$ 110 mil.

O AutoPapo, então, resolveu fazer uma pesquisa para ver, entre os veículos mais emplacados do país, quais mais maltrataram o bolso do consumidor e a tabela de preços das montadoras. Separamos automóveis de passeio e comerciais leves em ordem de vendas no acumulado de 2020, segundo dados da Fenabrave.

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Levamos em consideração o preço público sugerido pela marca em fevereiro do ano passado e comparamos com fevereiro de 2021. Destacamos as versões dos carros que ficaram mais caros e também as com os menores reajustes. Não consideramos configurações que deixaram de existir ou que só foram lançadas dentro deste período.

Chevrolet Onix

chevrolet onix lt vermelho

O automóvel mais vendido do país também figura entre os carros que ficaram mais caros nos últimos 12 meses. As versões de entrada com motor 1.0 aspirado foram as que sofreram os maiores reajustes. O modelo mais básico aumentou quase 23% (o que implicou em R$ 11.400 a mais) no período de um ano.

Carros que ficaram mais caros

Os com menores reajustes

Hyundai HB20

hyundai hb20 turbo 2021 visto de frente em estrada

Com uma variedade absurda de versões, o hatch compacto da marca sul-coreana teve a maior diferença entre os índices de aumento nos últimos 12 meses.

Enquanto o HB20 na versão Vision 1.0 teve acréscimo de quase 19% em seu preço de tabela, a topo de linha Diamond Plus com motor turbinado e câmbio automático ficou só 3,8% mais cara.

Carros que ficaram mais caros

Os com menores reajustes

Chevrolet Onix Plus

traseira do chevrolet onix plus 2021 premier 1

O impacto dos reajustes também foi forte na variante sedã da linha Onix. Terceiro mais comercializado do país, o modelo teve carros que ficaram mais caros, com reajustes de até 18,3% no caso da opção de entrada com motor aspirado.

O menor aumento ficou com outro modelo de entrada, só que com propulsor turbo.

Carros que ficaram mais caros

Os com menores reajustes

Volkswagen Gol

volkswagen gol 2021 vermelho em movimento

O veterano compacto da marca alemã tem só apenas três versões de acabamento, porém teve reajustes bastante salgados. Os aumentos foram de 17,8% a 19,5%. Mais uma vez, o modelo de entrada foi um dos carros que ficaram mais caros.

Carros que ficaram mais caros

Os com menores reajustes

Fiat Argo

fiat argotrekking 2021 branco visto de frente

O hatch da marca italiana continua com preços agressivos, mas isso não significa que eles não sofreram aumentos consideráveis. A versão considerada com a melhor custo/benefício, a Drive 1.0, passou dos 22% de reajuste.

Na outra ponta, a Trekking 1.3 foi a mais comedida na virada da tabela do último ano.

Carros que ficaram mais caros

Os com menores reajustes

Volkswagen T-Cross

vista lateral do t cross 2021 branco rodando na cidade

O modelo se tornou o SUV mais vendido do país em 2020 mesmo ficando entre os carros que ficaram mais caros. Isso mesmo. Negociado em quatro configurações, o T-Cross teve reajustes de 13,4% a 21,1%.

A variante que mais machucou o bolso foi a Comfortline 200 TSI AT, que ficava abaixo dos R$ 100 mil e hoje passa dos R$ 121 mil – R$ 21.100 a mais de um ano para o outro.

Carros que ficaram mais caros

Os com menores reajustes

Jeep Renegade

jeep renegade 2021 limited frente

Dentro desta lista de carros que ficaram mais caros, o jipinho até que não fez feio. Teve reajustes comedidos nesses últimos 12 meses. Para se ter ideia, o maior aumento foi de 12,6% – mesmo índice para três versões. O modelo de entrada, por sua vez, só aumentou 3,7%. Mesmo assim, a topo de linha já beira os R$ 170 mil…

Carros que ficaram mais caros

Os com menores reajustes

Fiat Toro

fiat toro endurance 1 8 flex at6

Companheira de plataforma e de fábrica do Renegade, a picape médio-compacta da Fiat teve níveis de reajustes bem próximos de fevereiro do ano passado para cá. Os reajustes oscilaram entre 8% e 12,1%.

Curiosamente, os maiores índices ficaram nas versões de entrada com motor 1.8 flex. O modelo topo de linha aumentou menos, em compensação, já custa mais de R$ 180 mil.

Carros que ficaram mais caros

Os com menores reajustes

Jeep Compass

jeep compass limited flex 1

O SUV médio teve uma das menores diferenças de índices de reajustes entre suas versões no último ano. A configuração topo de linha do Compass, a Série S a diesel – que apesar do que o nome sugere, é considerada opção de acabamento -, aumentou 14% e agora custa quase R$ 228 mil. Já a com menor reajuste foi a Longitude flex, com 12%.

Carros que ficaram mais caros

Os com menores reajustes

Renault Kwid

renault kwid life branco de frente

O subcompacto está entre os carros mais baratos do mercado, mas seu reajuste seguiu a média dessa lista. A versão intermediária Zen teve o maior acréscimo de preço, com 13,8% de aumento. A que menos assustou na tabela foi a aventureira e topo de linha Outsider.

Carros que ficaram mais caros

Os com menores reajustes

Bônus

Fiat Strada

fiat strada 2021 freedom cabine dupla 18

A Strada ganhou nova geração em junho de 2020. Mas como é o comercial leve mais vendido do país, não podíamos deixar de mostrar o quanto a picape compacta teve de reajustes em oito meses de vida.

Carros que ficaram mais caros

Os com menores reajustes

Chevrolet Tracker

chevrolet tracker premier 2020 prata de frente

Outro que ganhou nova geração, só que em março de 2020. E nesses 11 meses, o SUV compacto da GM ainda passou por um reposicionamento de linha, com o fim de algumas versões 1.2 e o lançamento de mais opções com motor 1.0.

Carros que ficaram mais caros

Os com menores reajustes

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/carros-ficaram-mais-caros-1-ano/