-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
Qual é o volante mais icônico? Confira o “top 10” da indústria brasileira
O volante tem funções técnica e estética: além de ser o principal ponto de contato entre o motorista e o carro, esse item faz toda a diferença no aspecto da cabine. Não por acaso, os designers se referem ao componente como “a roda do interior”. Assim, não chega a surpreender que alguns deles acabem marcando época e sendo lembrados por décadas.
VEJA TAMBÉM:
- Por que quase todos os carros têm volante de três raios?
- Airbag tem ‘modo de uso’: postura do motorista ao volante é essencial
- As 10 rodas de liga leve mais icônicas da indústria nacional
O AutoPapo enumerou os 10 volantes mais icônicos da indústria automobilística brasileira. Cabe esclarecer que todos os modelos do listão equiparam veículos nacionais como item de série. Então, ponha as mãos na direção e faça essa viagem conosco. E não deixe de dizer qual é o seu favorito nos comentários!
10. Volante esportivo: Fiat Uno
A Fiat costuma fazer jus à tradição italiana do design: muitos veículos da marca têm linhas caprichadas, inclusive no interior. Um deles é o Uno, que, nas variantes esportivas 1.5R e 1.6R, tinha um belo volante de quatro raios. O destaque era a buzina em formato oval com um emblema vermelho identificando a versão.
9. Volante CSS: Fiat Oggi
Poucas pessoas tiveram a oportunidade de colocar as mãos nesse volante. É que ele equipava o Oggi CSS, que teve apenas 300 unidades produzidas, todas em 1984. Desenvolvido para o campeonato de Marcas e Pilotos, esse veículo foi a mais esportivo da linha 147.
8. Volante de quatro raios: Ford
Este aqui entrou para a história por equipar os veículos mais luxuosos da linha Ford entre as décadas de 70 e 80. Esteve presente no Landau e em algumas versões de Maverick e Corcel II. Grande e com quatro raios, esse volante tinha a cara do luxo!
7. Volante GT: Ford
Se o outro volante da Ford citado no listão estava presente nos modelos de luxo, este aqui vinha nos esportivos. As versões GT do Maverick e do Corcel brindavam o motorista com uma bela peça de três raios vazados. Essa solução de design para a peça é clássica e até hoje inspira releituras.
6. Volante em “T”: Chevrolet
O que garantiu a inclusão deste volante no listão é a popularidade: foi fabricado por quase 20 anos e equipou diversos modelos da Chevrolet entre as décadas de 1990 e 2000. A estreia no Brasil ocorreu com pompa, nas versões GLS e CD do Vectra de primeira geração. Porém, ele logo chegou às linhas Monza e Kadett. Por fim, equipou ainda a gama Corsa.
5. Volante de dois raios: Chevrolet Opala
Um volante que marcou a linha Opala não poderia ficar de fora do listão. Parte dos fãs do modelo certamente preferiria o componente esportivo da versão SS. Porém, acabamos ficando com a elegância da peça que equipou a gama Comodoro na segunda metade dos anos 70: o estilo, com dois raios grossos, é muito característico.
4. Volante Rallye: Volkswagen
Eis um modelo polêmico: alguns o amam, outros o odeiam. Mas o caso é que este volante acabou se tornando um item de personalização dos mais que populares entre os fãs da Volkswagen. Nos anos 2000, ele equipava Gol Rallye e as versões Surf de Saveiro e Parati.
3. Volante “Quatro Bolas”: Volkswagen
Nenhum listão sobre volante que se preze pode deixar de fora o icônico modelo que ficou conhecido como “quatro bolas”: é uma clara alusão aos interruptores circulares da buzina. A fama se deve ao fato de o componente ter equipado carros esportivos da Volkswagen na década de 80, entre os quais Passat GTS Pointer e Gol GTI.
2. Volante Walrod: Dodge Charger
Entre os diversos carros nacionais que exibiam um volante Walrod, talvez o mais icônico seja o Dodge Charger. Teve até algumas variações com aro de madeira, que mesclava sofisticação e esportividade. A peça tinha tudo a ver com o luxo do acabamento e com o V8 5.2 que movia o cupê: até hoje, é o maior motor que já equipou um automóvel nacional.
1. Volante de madeira do Alfa Romeo 2.300
Foi uma missão difícil escolher qual peça ficaria com o primeiro lugar do listão. Porém, o charme europeu do volante do Alfa Romeo 2.300 é irresistível. Historicamente, a marca italiana adota componentes de três raios, para transmitir esportividade. O sedã brasileiro não era exceção à regra e dispunha de uma bela peça com aro de madeira.
O que é um volante multifuncional? Boris Feldman explica no vídeo!
- Acompanhe o AutoPapo também no YouTube!
Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/volante-mais-iconico-top-10-industria-brasileira/