-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
Peugeot 308 perde velocímetro digital devido a racionamento de chips
A crise na produção de semicondutures, espécies de chips presentes em diversos eletrônicos, inclusive em autopeças, tem afetado a produção de veículos no mundo inteiro. A escassez desse componente fez a Stellantis tomar uma medida de racionamento: vai deixar de oferecer tela digital no quadro de instrumentos do Peugeot 308 para direcionar os semicondutores a produtos que vendem mais.
VEJA TAMBÉM:
- Produção mundial de carros poderá ser afetada por incêndio no Japão
- Várias fábricas de veículos interromperam a produção no Brasil: saiba quais
- Stellantis: tudo sobre a fusão de Fiat, Chrysler, Peugeot e Citroën
A antiga geração do Peugeot 308 chegou a ser vendida no Brasil, mas está fora do mercado local desde 2019. Na Europa, porém, ele não só continuou em produção, como ganhou uma segunda geração. De acordo com a emissora francesa LCI, a expectativa é que, ao ser equipado com os tradicionais mostradores analógicos em vez do digital, o modelo terá um desconto de aproximadamente € 400 (cerca de R$ 2.650).
A crise no fornecimento de semicondutores é mais uma consequência da pandemia causada pelo Coronavírus: a queda nas vendas de veículos e o aumento da procura por eletrônicos, principalmente computadores, ambas em nível global, fez os fornecedores de chips redirecionarem a produção. Agora, o setor automobilístico tenta retomar o ritmo industrial, mas enfrenta a escassez desses componentes.
Os semicondutores estão presentes em diversas peças para automóveis, inclusive em periféricos do motor. Várias multinacionais, como Volkswagen, Ford e a própria Stellantis, já interromperam a produção de veículos em diferentes fábricas ao redor do planeta devido à falta desses chips.
Crise hídrica pode reduzir a oferta de chips
Como nada é tão ruim que não possa piorar, as perspectivas para o fornecimento de semicondutores não são favoráveis. É que cerca de 90% da produção mundial desses chips concentra-se em Taiwan, que, por sua vez, está à beira de uma crise hídrica: no primeiro trimestre de 2021, as chuvas na ilha asiática só atingiram 40% do volume esperado.
Antevendo a crise hídrica, o governo local já decretou restrições. E a indústria de eletrônicos, incluindo os semicondutores, é justamente uma das maiores consumidoras de água de Taiwan. Caso seja necessário impor um racionamento mais severo, a falta de chips poderá causar um efeito dominó: fábricas de diferentes setores, desde eletrodomésticos até automóveis, podem simplesmente parar devido à falta desses insumos.
- Acompanhe o AutoPapo também no YouTube!
Fonte: https://autopapo.uol.com.br/curta/peugeot-3008-painel-digital-chips/