-
Atlético-MG joga mal, sai perdendo, mas consegue empatar com o La Guaira na estreia da Libertadores - 2 hours ago
-
PSG goleia Angers (5-0) com gol de Neymar e vai às semis da Copa da França; Monaco elimina Lyon - 2 hours ago
-
Ceará estreia na Sul-Americana com vitória segura sobre o Jorge Wilstermann - 2 hours ago
-
PicPay pede registro para IPO na Nasdaq - 2 hours ago
-
Fundação Ikea promete destinar US$ 1,2 bi para o clima - 2 hours ago
-
CEO da Epic Games e diretor da Apple estarão em julgamento antitruste em maio - 2 hours ago
-
Chevrolet S10 2022 trará novas rodas para versão LTZ - 2 hours ago
-
Mercedes EQT: van elétrica compacta já tem data de estreia - 2 hours ago
-
BYD estreia plataforma de última geração para carros elétricos - 2 hours ago
-
Governo aprova criação de plano para combustíveis sustentáveis e de baixo carbono - 2 hours ago
Nicarágua cria secretaria para “espaço sideral, Lua e corpos celestes”
Manágua, 17 fev (EFE).- A Assembleia Nacional da Nicarágua aprovou nesta quarta-feira a criação de uma secretaria nacional para administrar assuntos relacionados ao espaço sideral, à Lua e a outros corpos celestes.
A criação desta entidade governamental foi proposta pelo presidente do país, Daniel Ortega, e aprovada com 76 votos a favor de um total de 92 deputados.
Ortega solicitou a criação da “Secretaria Nacional para Assuntos do Espaço Sideral, da Lua e de outros Corpos Celestes” com o objetivo de defender “os interesses nacionais supremos e a busca por oportunidades” às quais o país deve aspirar, segundo detalha o texto da proposta presidencial.
Com a nova secretaria, o presidente pretende também “promover o desenvolvimento efetivo de atividades para expandir as capacidades do país nos ramos educacional, industrial, científico e tecnológico”.
A missiva também destaca a intenção de “desenvolver a capacidade científica e tecnológica da Nicarágua através da articulação dos setores envolvidos em todos os campos de atividade espacial” e de “promover a criação de sistemas espaciais, meios, tecnologia e infraestruturas necessários para a consolidação e obtenção de autonomia” do país nesta área.
A proposta de Ortega causou surpresa na Nicarágua, que enfrenta uma grave crise sociopolítica e de direitos humanos desde abril de 2018. O país é o terceiro mais pobre da América e sua economia é majoritariamente informal, o que se traduz na susência de seguridade social e em baixos salários.
No entanto, os parlamentares explicaram que a Nicarágua, como membro das Nações Unidas, tem compromissos internacionais relacionados ao espaço sideral, particularmente conforme regulamentado pelo Tratado de Princípios que regem as Atividades dos Estados na Exploração e Utilização do Espaço Sideral, da Lua e de Outros Corpos Celestes.
Em janeiro de 2020, 110 países já haviam ratificado este tratado, assinado em 27 de janeiro de 1967 nas cidades de Londres, Moscou e Washington, data em que a Nicarágua se somou à iniciativa.
Os deputados também argumentaram que a ONU, desde 1959, criou o Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Sideral, que é composto por 61 Estados-membros e cuja competência é a cooperação internacional, divulgação de informação, incentivo a pesquisas, e a criação de programas de cooperação técnica, além do desenvolvimento do direito espacial internacional.
Segundo o governo da Nicarágua, a criação da nova secretaria nacional busca acompanhar o cumprimento do compromisso dos tratados, convenções, acordos e declarações nesta área. EFE
lfp/apc/vnm
Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/efe/2021/02/17/nicaragua-cria-secretaria-para-espaco-sideral-lua-e-corpos-celestes.htm