Já dirigimos: Opel Corsa elétrico é um compacto prático, racional e divertido

Por dentro, o visual é mais convencional, o que não é um problema. Pelo contrário, a instrumentação digital de 7,0″ e a tela central de até 10,0″ oferecem informações claras e práticas, como o nível de carga da bateria, a autonomia disponível e os pontos de recarga mais próximos. Além disso, o ar condicionado é controlado por comandos convencionais, o que reduz as distrações ao volante. 

Aqui, a aplicação myOpel ganha destaque, uma vez que integra todos os dados anteriormente referidos no smartphone do proprietário. Além disso, com ele, funções podem ser realizadas remotamente, como pré-configurar o ar condicionado antes de chegar ao veículo, durante o carregamento, para não perder autonomia.  

Teste Opel Corsa-e 2020
Teste Opel Corsa-e 2020

Portanto, nos comandos do Opel Corsa-e 2020, esse estresse de não saber onde recarregar a bateria é gerado, principalmente em trajetos fora do habitual. Claro, sempre recomendamos que você verifique com antecedência se os postos de conexão que pretende visitar estão ativos, dependendo do país onde estiver.  

Desenvolvido a partir da plataforma e-CMP, o modelo alemão possui a mesma habitabilidade do Corsa a combustão. Desta forma, cabem facilmente quatro adultos de médio porte, algo que nem todos os modelos do segmento B podem oferecer. 

Teste Opel Corsa-e 2020
Teste Opel Corsa-e 2020

Já o porta-malas foi levemente prejudicado pela bateria e continua com 267 litros, ante 309 dos modelos a gasolina e diesel. No entanto, não parece uma perda muito importante, especialmente em um modelo que não foi projetado especialmente para viagens longas. 

Voltando para a parte externa, vamos destacar os faróis LED IntelliLux, um dos mais avançados do mercado, pois agregam iluminação adaptativa e matricial. Portanto, fora dos centros urbanos, você sempre pode seguir com o farol alto ligado sem incomodar os outros motoristas na estrada. Este componente faz parte dos opcionais do carro.

Teste Opel Corsa-e 2020
Teste Opel Corsa-e 2020

Agora, vamos nos concentrar nas especificações técnicas. O Opel Corsa-e 2020 possui uma bateria com 50 kWh de capacidade bruta, 46 kWh líquida, que oferece uma autonomia oficial de 337 quilômetros em ciclo WLTP. Para recarregá-lo, o veículo oferece um carregador integrado de 7,4 kW do lado esquerdo, que permite cumprir a tarefa de recarga completa em cerca de 7 horas e 30 minutos.

A Opel vende opcionalmente outro carregador de 11 kW, com o qual o tempo cai para 5 horas. E, além disso, o carro é compatível com cargas rápidas de 100 kW. Nesse caso, a bateria vai de 0 a 80% em apenas meia hora

Teste Opel Corsa-e 2020
Teste Opel Corsa-e 2020
Teste Opel Corsa-e 2020

É aqui que podemos destacar a grande vantagem do Opel Corsa-e 2020. O custo da eletricidade é muito inferior ao da gasolina ou do diesel, o que permite quem roda bastante ao longo do tempo recuperar o investimento inicial na compra do veículo.

Sim, porque o preço médio mal chega a 11 centavos de euro (R$ 0,73) por kWh, e se você aproveitar a tarifa contratada em casa para carregar, fica ainda mais suave. É verdade que em estações de carregamento rápido, as taxas sobem, mas você não as usará regularmente. 

Teste Opel Corsa-e 2020

Como anda?

Como o motor elétrico deste compacto alemão desenvolve 136 cv e 26,5 kgfm, e também temos uma autonomia bastante notável, nosso teste foi feito rodando muitos quilômetros fora da cidade e percorrendo distâncias maiores do que um motorista médio espanhol costuma fazer, em média, em seu dia a dia. 

O primeiro sensação positiva assim que você começa a dirigir é a disposição com que o carro ganha velocidade. Por ter o torque máximo imediatamente, a resposta ao acelerador é muito ‘viva’ e tudo, sem nenhum tipo de vibração ou ruído mecânico.

Teste Opel Corsa-e 2020

É verdade que o carro pesa mais com a integração da bateria, mas basta olhar o desempenho do veículo para que esses dados fiquem em segundo plano: velocidade máxima de 150 km/h, limitada eletronicamente e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,1 segundos.  

Na condução normal, não é difícil estar próximo do consumo médio oficial, estimado em 16,6 kWh/100 km. Porém, o motorista possui três programas de uso: Eco, Normal e Sport, de acordo com gostos e necessidades específicas. Com o primeiro, a potência é limitada a 82 cv. Com o segundo, esse número sobe para 109 CV e é o terceiro que tem 136 CV. 

Teste Opel Corsa-e 2020
Teste Opel Corsa-e 2020

Se você combinar todos eles (o que é normal em um teste desse tipo), a autonomia real fica abaixo de 300 quilômetros. Embora, como dissemos antes com o consumo, possa estar muito próximo dos dados aprovados, se colocarmos no modo ‘eco’ e o terreno for favorável. 

Ao volante, o Corsa elétrico se mostra muito convincente em todos os tipos de cenários. É importante lembrar que esta versão herda a suspensão dianteira da versão esportiva GS Line, enquanto a suspensão traseira foi reforçada, assim como a carroceria, que possui maior rigidez torcional.

Todo esse acerto serve para enfrentar as curvas com determinação e equilíbrio, e também para dirigir com perfeita estabilidade linear em estradas de primeira linha, onde quase não há correções na direção. 

Teste Opel Corsa-e 2020

Além disso, um ponto divertido é aproveitar ao máximo as várias situações ao volante para gerar energia. Por exemplo, em uma descida longa ou antes de chegar a um semáforo, uma boa solução é ativar o modo de espera B da mudança automática de velocidade, a fim de evitar tocar no freio (dirigir com pedal) e ganhar alguns quilômetros de autonomia. 

A tudo isto, devemos destacar outras virtudes do Corsa-e. A primeira é que a manutenção periódica é mais barata, porque num motor eléctrico não há filtros nem fluidos para substituir. Além disso, os freios são usados ​​muito menos do que em um modelo de combustão. 

Teste Opel Corsa-e 2020
Teste Opel Corsa-e 2020

Com este breve teste, esperamos que tenha ficado claro que o Opel Corsa-e 2020 é um carro perfeito para o uso diário, na cidade e fora dela. Acima de tudo, em seus deslocamentos regulares.

Quanto custa?

Embora o preço ainda seja um pouco superior ao dos equivalentes de combustão, os valores começam nos 23,7 mil euros (R$ 157.600), incluindo ajuda governamental, um gasto que já está longe de ser absurdo, sobretudo tendo em conta a potência e a autonomia. Por isso, leve em conta que, além de ecológico, o Corsa-e é também um automóvel racional do ponto de vista econômico.

Fonte: https://insideevs.uol.com.br/reviews/481548/avaliacao-impressoes-dirigir-corsa-eletrico/