Iluminação pública em Curitiba é o começo das cidades inteligentes no país

Renato de Castro

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho consultivo global da Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

02/02/2021 04h00

Acredito que você já deve ter ouvido falar nas famosas parcerias público-privadas (PPPs), mas sabe exatamente o que elas são e qual a sua importância para nossas cidades?

Conversei com Guilherme Martins, chefe de departamento na unidade responsável por estruturar PPPs e concessões de infraestrutura no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma das principais instituições na promoção da infraestrutura brasileira.

Um dos pontos principais abordados foi a real possibilidade dos projetos de iluminação pública ser tornarem a porta de entrada dos conceitos de cidades inteligentes nos municípios brasileiros, reforçando o que o já havíamos discutido no final do ano passado.

As PPPs são instrumentos jurídicos que permitem os governos fazerem concessões públicas de algumas de suas atividades. No caso específico da iluminação pública, o grande atrativo para o setor privado é a segurança jurídica e econômica da operação.

O Guilherme nos explicou todos os detalhes. E mais: ele compartilhou conosco um case real, que está exatamente acontecendo neste momento que é a PPP de iluminação pública de Curitiba.

Esse processo encontra-se em fase de consulta pública; aqui o link para você explorar a oportunidade. Toda PPP, por exigência legal, requer a realização de uma consulta pública, que tem por objetivo principal dar publicidade ao processo e fomentar a discussão popular.

Falamos também de outras oportunidades que aparecerão em 2021 como concessões de rodovias, parques naturais e os investimentos esperados no setor de saneamento público, motivado pela nova regulamentação federal recém-saída do forno.

Quer saber mais? Assista à entrevista na íntegra e você irá descobrir!

Além da explanação teórica, nosso convidado também respondeu às perguntas e dúvidas dos participantes. O papo foi muito bacana.

Nos vemos no próximo texto.

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/colunas/renato-de-castro/2021/02/02/iluminacao-em-curitiba-e-passo-importante-para-termos-cidades-inteligentes.htm