-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
Hummer e agora Silverado reforçam o futuro eletrificado da GM
Jorge Moraes
Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.
A General Motors apresentou o seu mais novo elétrico, o Hummer EV, além do teaser da nova picape Silverado, também eletrificada. A principal novidade, em relação a produção, fica por conta da plataforma utilizada, sem falar na potência e na autonomia do utilitário.
Como assim? Em relação ao modelo em si, há quem duvide do desempenho, que consagrou o veículo, com uma motorização elétrica, mas os números divulgados pela marca chamam a atenção. Isso porque o utilitário disponibiliza impressionantes 841 cv de potência e 1.590 kgfm de torque.
Esses números são possíveis graças ao sistema Ultium Drive, que entrega uma arquitetura modular para se enquadrar em diferentes motores e transmissões. A montadora afirma o seguinte: graças ao sistema de largada Watts Freedom, o grandão sai de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos.
Com 20 bases de baterias disponíveis, ainda estão prometidos generosos 480 quilômetros de autonomia, além ofertar a chance de servir como fornecedor de energia para recarregar outro carro que precise de ajuda na estrada. Uma estação móvel.
A nova plataforma, Ultium, deixou o truck mais robusto, com uma estrutura que engloba carroceria e bateria independente.
Com muitas semelhanças em relação à picape, o interior ficou maior e os assentos mais amplos, para ampliar ainda mais o conforto. Para a capacidade de carga, com os bancos traseiros rebatidos, o volume subiu para até 2.316 litros. Sem o motor a combustão, embaixo do capô existe ainda outro espaço de porta-malas.
Na cabine, o painel de instrumentos possui 12,3 polegadas de visual e foi posicionado de uma forma a deixar o condutor com a sensação de estar em um veículo futurista. A central multimídia também é grande, com 13,4 polegadas. Somando a base digital são mais de 25 polegadas de telas.
Essa pegada mais espacial tem uma justificativa, já que a interface das telas teve a assinatura da agência Perception, responsável por trabalhar diretamente com a criação dos filmes do Universo Marvel, o MCU.
Tecnologia é o que não falta, ainda mais aliada à segurança. O novo Hummer conta com até 17 câmeras, até no assoalho, que exibem imagens para ajudar na hora das manobras. Além de estar previsto um aplicativo com sincronização entre carro e smartphone, que libera as portas por detecção de proximidade.
Fonte: https://www.uol.com.br/carros/colunas/jorge-moraes/2021/04/06/hummer-e-agora-silverado-reforcam-o-futuro-eletrificado-da-gm.htm