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Gasolina brasileira: como reduzir o prejuízo com adulteração?
Quando eu digo aqui que a gasolina brasileira está entre as melhores do mundo vem a turma toda de nossos seguidores, e leitores, e ouvintes, me esculhambar. “O que é isso? Nossa gasolina deve ser das piores!”
Sim, eu vou ter que dar o braço a torcer. Nossa gasolina, vamos explicar melhor, sai da refinaria como uma das melhores do mundo. Na hora que entra no tanque do seu automóvel, aí o bicho pega.
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Por que que o bicho pega? Porque a gasolina foi adulterada. E não só ela, o etanol também foi, o diesel também foi. Aliás, pode parecer piada. O único automóvel cujo combustível põe a mão no fogo por ele é o carro elétrico, porque não tem jeito de adulterar.
Mas como isso acontece? Infelizmente, mesmo com toda fiscalização da ANP, alguns postos ainda fraldam o combustível. Eu vou dar aqui pelo menos uma dica para quando você for abastecer seu carro flex em um posto que você desconfia dele, que você não esteja muito seguro da honestidade do dono.
Coisas da gasolina brasileira
Se o carro é flex você pode abastecer com gasolina ou com etanol. E aí é um chute científico meu aqui. O etanol ele é adulterado com água, ele pode ter cerca de 8% de água, é normal. Mas o pessoal põe mais, vai para 15% para 20%, aí o motor vai sofrer.
Eu já tive um caso que já me mostraram água do mar com iodo misturado no etanol.
Então nesse caso a gasolina, em geral, é adulterada com mais etanol. Em vez de 27% passa para 30%, 40%, 50%, 60% de etanol na gasolina.
Ora, o carro flex foi feito para queimar ou gasolina pura, ou etanol puro, ou uma mistura deles. Então, se você tiver dúvida do posto que você vai abastecer, de repente é em uma estrada, em um lugar meio atrapalhado, e o seu carro for flex, a possibilidade de ele ter menos problema é com a gasolina adulterada com etanol, mais etanol, do que o etanol adulterado com mais água.
Entendeu que em caso de dúvida melhor abastecer com gasolina?
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Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/gasolina-brasileira/