Em 2015, São Paulo demorou mais de um mês para anunciar novo treinador; relembre

[email protected] (Redação)

08/02/2021 06h00

Ao contrário do que acontece na maioria da vezes no futebol brasileiro após a demissão de um treinador, o São Paulo não procura encontrar um substituto para Fernando Diniz o quando antes. A diretoria do Tricolor, na verdade, tem analisado com calma diversas opções para o comando técnico, priorizando profissionais estrangeiros e realizando entrevistas. Apesar incomum, esta não é a primeira vez que o clube adota uma postura cautelosa.

Em novembro de 2015, o São Paulo demitiu Doriva faltando quatro partidas para o fim do Campeonato Brasileiro. Ao invés de procurar um substituto para a reta final da competição, a diretoria do período decidiu que o então auxiliar Milton Cruz seria responsável pelo time nos últimos compromissos. Já o novo técnico chegaria apenas para iniciar os trabalhos da temporada de 2016.

Com isso, o Tricolor só conseguiu acertar com um novo comandante um mês depois da demissão de Doriva, quando o Brasileirão já havia terminado a a classificação para a Libertadores garantida. No dia 17 de dezembro, o clube anunciou a contratação do argentino Edgardo Bauza.

A demora para o acordo também se deu pela crise política e financeira que o São Paulo atravessava no período. A renúncia do então presidente Carlos Miguel Aidar por denúncias de corrupção, além do baixo orçamento para contratações e salários, dificultaram as negociações com treinadores.

Onze dias após a classificação para a Pré-Libertadores de 2016 e o fim do Campeonato Brasileiro, o clube do Morumbi enfim anunciou Edgardo Bauza. Com o argentino, o São Paulo foi eliminado precocemente do Campeonato Paulista, mas chegou nas semifinais da Libertadores. Depois de oito meses no comando técnico, Bauza deixou a equipe para treinar a seleção argentina.

Em 2021, o São Paulo não pretende demorar tanto tempo assim para se acertar com um novo treinador. O início do Paulistão está previsto para o fim de fevereiro, quando o Tricolor já deve ter definido o novo comandante.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/gazeta-esportiva/2021/02/08/em-2015-sao-paulo-demorou-mais-de-um-mes-para-anunciar-novo-treinador-relembre.htm