Dia de Messi x Cristiano Ronaldo! Relembre 5 grandes duelos entre os gênios

Julio Gomes

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa – a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

08/12/2020 05h00

Hoje é dia! Quem sabe pela última vez (tomara que não!), futebol neste século.

Juntos, eles têm 1462 gols (jogos oficiais pelos clubes mais jogos de seleções), 110 hat tricks, 250 gols em partidas de Champions League, 9 títulos de Champions, 11 Bolas de Ouro. São os caras que simplesmente dominaram o futebol mundial nos últimos 13 anos, semana após semana, campeonato após campeonato.

Madrid, agora vem o primeiro Barça-Juve). Destes 35 jogos, 5 foram válidos pela Liga dos Campeões da Europa – uma final (2009) e quatro partidas semifinais (2008 e 2011).

Messi leva vantagem nos confrontos diretos (16 vitórias a 10, 22 gols marcados a 19, 12 assistências contra 1), especialmente na Champions – seu time levou a melhor na final de 2009 e na semi de 2011, Ronaldo só se deu bem na semi de 2008. Nestes cinco jogos de Champions entre eles, o português nunca conseguiu fazer um gol.

Messi tem 10 títulos espanhóis, Ronaldo tem 7 nacionais (3 ingleses, 2 espanhóis e 2 italianos), o português ganhou mais Champions (5 a 4) e Mundiais (4 a 3). O argentino ganhou mais Bolas de Ouro (6 a 5) e Chuteiras de Ouro (6 a 4). Artilharias de Champions? 6 a 6. Nas seleções, Ronaldo ganhou Eurocopa e Liga das Nações com Portugal, Messi ganhou ouro olímpico e Mundial sub-20 com a Argentina.

O debate sobre quem jogou mais ou quem foi mais importante norteou o futebol por mais de uma década. Ele ainda está vivo, vivíssimo, e continuará assim mesmo depois que os caras se aposentarem. Vamos lembrar agora os 5 duelos diretos entre eles que mais marcaram a história destes gigantes:

25/5/2009 – BARCELONA 2 X 0 MANCHESTER UNITED

A única final de Liga dos Campeões entre eles, disputada em Roma. No primeiro ano de Guardiola, o Barça chegou à temporada perfeita, ganhando tudo o que tinha para ganhar e fazendo o histórico “sextete”. O United havia sido algoz um ano antes, na semi, mas na decisão de 2009 não teve jeito. Messi fez um gol de cabeça, o segundo da vitória – o primeiro foi de Eto’o. Cristiano Ronaldo não foi capaz de reeditar o título europeu e algumas semanas depois seria transferido para o Real Madrid.

20/4/2011 – REAL MADRID 1 X 0 BARCELONA

No meio de uma maratona de quatro superclássicos em 17 dias, os dois clubes se enfrentaram em Valência pela final da Copa do Rei da Espanha – a única outra final entre eles, sem contar Supercopas. O jogo acabou empatado e foi para a prorrogação. Cristiano Ronaldo deu o troco, fazendo, também de cabeça, o gol do título para o Real Madrid, de José Mourinho.

27/4/2011 – REAL MADRID 0 X 2 BARCELONA

Exatamente uma semana depois, os dois gigantes se enfrentaram no Santiago Bernabéu na partida de ida de uma estratosférica semifinal de Champions League. Foi a vez de Messi brilhar, fazendo dois gols (o segundo é uma verdadeira pintura) e deixando encaminhada a classificação do Barcelona para mais uma final europeia. A partida de volta terminaria empatada em 1 a 1, e o Barça daria um show na final contra o United, em Wembley.

21/4/2012 – BARCELONA 1 X 2 REAL MADRID

Depois de três títulos seguidos, Guardiola perderia sua única liga espanhola em 2012, quando o Real, de Mourinho, chegou aos famosos 100 pontos na “liga dos recordes”. Faltando cinco rodadas para o fim, a distância entre os clubes era de cinco pontos e o superclássico foi disputado no Camp Nou. Cristiano Ronaldo fez o gol da vitória no segundo tempo, praticamente selando o título, e comemorou com o famoso gesto pedindo calma aos torcedores rivais. “Calma, estou aqui!”, bradou o português, então inimigo público número um na Catalunha. Messi acabou aquele campeonato com 50 gols, uma marca que não seria mais igualada e sabe-se lá se será um dia. Cristiano Ronaldo fez 46.

23/4/2017 – REAL MADRID 2 X 3 BARCELONA

Este jogo marcou a comemoração mais famosa de Messi no Bernabéu, segurando a camisa 10 com as duas mãos e mostrando-a para o público madridista. O argentino fez isso após marcar um golaço aos 47min do segundo tempo e dar a vitória ao Barça no clássico – ele já havia feito um gol na partida. O resultado pôs fogo no campeonato, mas a Liga acabaria sendo vencida pelo Real Madrid do mesmo jeito. O detalhe: o gol da vitória foi o de número 500 de Messi com a camiseta do Barcelona.

Este vídeo neste link mostra todos os gols e assistências de Messi e Cristiano Ronaldo nos 35 duelos diretos entre eles.

Siga-me também nas redes sociais:
Twitter – https://www.instagram.com/juliogomesfilho/

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/colunas/julio-gomes/2020/12/08/dia-de-messi-x-cristiano-ronaldo-relembre-5-grandes-duelos-entre-os-genios.htm