Conheça as 5 fábricas de veículos que a Ford já fechou no Brasil

Na última semana, completaram-se dois meses desde que a Ford anunciou o fechamento das fábricas de Camaçari (BA) e de Taubaté (SP). A multinacional segue atuando no país apenas como importadora, sem produção local. É o fim de uma história centenária, uma vez que veículos da marca eram montados no país desde 1919.

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O AutoPapo aproveita, então, para relembrar as 5 fábricas que a Ford operou no Brasil. Atualmente, elas pertencem ao passado: é uma história que se entrelaça à da própria indústria automobilística nacional, bruscamente encerrada no dia 11 de janeiro de 2021. Confira o listão!

1. Fábrica da Ford no Bom Retiro, em São Paulo

fabrica ford no bairro do bom retiro em sao paulo
linha de montagem do ford t no bom retiro se transformou em atracao turistica em sao paulo

A trajetória da Ford no Brasil começa oficialmente em 1919, com a inauguração de um galpão na rua Florêncio de Abreu, no centro de São Paulo. Naquele mesmo ano, a multinacional assumiu as operações no país: veículos da marca já rodavam por aqui desde 1904, mas as importações ocorriam por iniciativa de representantes.

Nos anos seguintes, a Ford mudou duas vezes de endereço: primeiro, instalou-se na Praça da República e, por fim, na rua Sólon, no Bom Retiro. Foi ali que a multinacional construiu sua primeira fábrica propriamente dita no Brasil, com uma linha de montagem estruturada. A inauguração ocorreu em 1921.

A unidade paulistana empregava, inicialmente, 124 trabalhadores e tinha capacidade para montar 4.700 automóveis e 360 tratores por ano. Contudo, todas as peças vinham de fora: os operários apenas finalizavam os veículos, em um regime conhecido como CKD (Completely Knocked Down). De lá, saía o icônico Ford Modelo T, posteriormente substituído pelo Modelo A.

Ao contrário do que aconteceu nas fábricas de Camaçari (BA) e de Taubaté (SP), o que decretou o fechamento da planta do Bom Retiro foi um ato expansionista da Ford: a multinacional simplesmente a substituiu por uma unidade maior (que é a próxima do listão). Assim, a primeira sede industrial da empresa fechou as portas na década de 1950.

2. Fábrica da Ford do Ipiranga, em São Paulo

vista aerea da fabrica da ford no ipiranga em sao paulo
caminhao ford em frente a fabrica do ipiranga

A segunda e, até então, maior das fábricas da Ford no Brasil entrou em operação em 1953. A estrutura incluía uma área de 200 mil metros quadrados e cerca de 2.500 empregados. Embora estivesse situada no bairro vizinho de Vila Prudente, o complexo ficou conhecido como “do Ipiranga”.

Inicialmente, a unidade também operava em esquema CKD, mas isso durou pouco. Em 1957, saía da fábrica do Ipiranga aquele que, de fato, foi o primeiro Ford brasileiro: um caminhão F-600. A unidade logo passou a fornecer também o modelo F-350 e a picape F-100. E, em 1967, começou a produzir o Galaxie, pioneiro entre os carros de passeio nacionais da marca.

A fábrica do Ipiranga permaneceu em atividade até o ano 2000, quando produzia unicamente caminhões Ford. Posteriormente, ocorreu a demolição dos prédios: parte do terreno abriga atualmente um shopping center. Curiosamente, o imóvel do Bom Retiro ainda está de pé, mas já não abriga atividades do setor automobilístico.

3. Fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP)

Fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP)
producao ford escort na fabrica de sao bernardo do campo
ford f 4000 na fabrica de sao bernardo do campo

Uma das mais tradicionais fábricas de carros do Brasil não surgiu por iniciativa da Ford, e sim da Willys Overland. A unidade do Taboão, em São Bernardo do Campo (SP), iniciou as atividades em 1954, montando o utilitário Jeep. A linha cresceu rapidamente com a inclusão do sedã Aero, do compacto Gordini e da familiar Rural, entre outros.

Em 1967, a Ford adquiriu todas as operações da Willys Overland no Brasil, inclusive a fábrica no ABC paulista. No complexo, a empresa produziu seu primeiro best-seller no país: o Corcel. Vários outros produtos de sucesso da marca, como o Escort e as primeiras gerações de Ka e Fiesta, são originários de São Bernardo do Campo.

A unidade no ABC produziu até veículos Volkswagen, como Apollo, Logus e Pointer. Isso ocorreu durante a Auto Latina, que durou de 1987 e 1996. Nos últimos tempos, a fábrica manufaturava a última geração do Fiesta e a gama de caminhões Ford, cujas linhas de montagem vieram transferidas do Ipiranga. Com o fechamento da planta, em 2019, esses veículos saíram de linha.

O fim das atividades industriais em São Bernardo do Campo resultou na demissão de aproximadamente 1.350 trabalhadores. Atualmente, os imóveis pertencem a uma construtora, mas seguem desocupados. Neste mês, operários iniciaram a retirada de letreiros e e placas de identificação da Ford do local.

4. Fábrica da Ford em Taubaté (SP)

fabrica da ford em taubate sp decada de 70

Ao contrário das demais fábricas enumeradas aqui, a unidade da Ford em Taubaté não produzia automóveis, e sim motores e transmissões. Mas como esses conjuntos são vitais para os veículos, é merecidíssimo citá-la no listão. Além do mais, a unidade operou por quase 50 anos.

A inauguração da fábrica da Ford em Taubaté ocorreu em 1974. A unidade logo fez história: o primeiro produto, o motor 2.3 de quatro cilindros que equipava originalmente o Maverick, foi exportado inclusive para os Estados Unidos. Moderno para os padrões da época, esse propulsor recebeu o codinome industrial LL23.

Nos últimos tempos, a Ford fabricava em Taubaté motores de três cilindros, além de transmissões, para as linhas Ka e EcoSport. A planta ainda está exercendo algumas atividades, mas o fechamento ocorrerá até meados deste ano.

5. Fábrica da Ford em Camaçari (BA)

ecosport sendo produzido na fabrica da ford em camacari na bahia

A mais moderna das fábricas que a Ford mantinha no Brasil não escapou do destino das demais. A planta de Camaçari operou por cerca de 20 anos, mas ainda assim entrou para a história: afinal, foi a primeira de grande volume industrial do setor automotivo construída na Região Nordeste.

A inauguração da fábrica baiana ocorreu em 2001. Inicialmente a Ford produzia em Camaçari o Fiesta, com carrocerias hatch e sedã. Em 2003, a unidade começou a fornecer o EcoSport, que teve grande aceitação no mercado. Por fim, em 2014, a planta ficou responsável pela última geração do Ka, também nas configurações hatch e sedã.

Assim como ocorre em Taubaté, a fábrica da Ford em Camaçari ainda está parcialmente em operação. Porém, a suspensão total dos trabalhos deve ocorrer dentro de alguns meses. O fim da produção de veículos da marca no país resultará na extinção de aproximadamente 5.000 postos diretos de trabalho. O governo da Bahia busca compradores para o complexo.

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Bônus: e a Troller?

fabrica da troller no ceara com jipes t4 em primeiro plano

A Troller pertence à Ford desde 2007. Quando anunciou o fechamento das fábricas de Camaçari e de Taubaté, a Ford informou que a unidade industrial da Troller, localizada em Horizonte (CE) continuará operando até o quarto trimestre de 2021. Até lá, é possível que a planta seja vendida, o que garantiria o futuro das atividades.

Pesam a favor dessa possibilidade o fato de a Troller ser uma marca independente e já consolidada no mercado off-road. Além do mais, a fábrica de Horizonte é pequena em relação às de Camaçari e de Taubaté: tem 21.736 metros quadrados de área construída e emprega 470 funcionários. Assim, sua aquisição demandaria investimentos mais baixos.

O governo do Ceará já anunciou que está em busca de compradores para a Troller. Todavia, até o momento, nenhum negócio concreto ocorreu. Pesa negativamente a crise que vem afetando o mercado automotivo. Resta esperar para saber se a unidade de Horizonte terá o mesmo destino das demais fábricas da Ford.

Fotos: Divulgação

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/5-fabricas-ford-fechou-brasil/