COI estuda distribuir vacina para atletas de países sem acesso, diz dirigente

18/11/2020 17h25

Tóquio, 18 nov (EFE).- O presidente da Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos de Tóquio, John Coates, afirmou nesta quarta-feira que o Comitê Olímpico Internacional (COI) irá ajudar a distribuir vacinas para atletas de países com menor acesso ao agente de imunização, assim que houver disponibilização ao público.

Hoje, o dirigente destacado pelo COI para o evento poliesportivo, que foi adiado para o próximo ano devido a pandemia da Covid-19, participou de reunião em Tóquio com os organizadores locais dos Jogos e debateu a situação atual do planeta.

“Se a vacina se tornar realidade, o COI irá propor um sistema para apoiar aos países que tenham menos acesso”, explicou Coates.

“O objetivo é torná-la acessível para o maior número de atletas possíveis”, completou o presidente da Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos.

Coates, no entanto, admitiu que o COI não pode obrigar o uso da vacina entre os atletas que irão participar do evento poliesportivo, mas que será feito o possível para promover o uso da vacina entre todos os inscritos.

“Escolheremos alguns atletas destacados como modelos a serem seguidos, para convencer os demais participantes dos Jogos a se vacinar também”, indicou o australiano.

“Temos plena confiança de que os atletas entenderão a responsabilidade que têm, na hora de respeitar as regras”, completou.

Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/efe/2020/11/18/coi-estuda-distribuir-vacina-para-atletas-de-paises-sem-acesso-diz-dirigente.htm