-
Sport aguarda resultados dos testes do novo coronavírus - 4 hours ago
-
Amanda Ribas evita polêmica sobre ‘fuga’ de rivais, mas brinca: “Me sinto a fortona” - 4 hours ago
-
Jon Jones mostra imagens de treino com físico mais forte e brinca: “Vida de gordo” - 4 hours ago
-
Bitcoin se aproxima de pior semana em meses - 4 hours ago
-
IA descobre seu perfil político pela foto e a consequência é perturbadora - 4 hours ago
-
Controle de quem tomou vacina é um papel; e se fosse certificado digital? - 4 hours ago
-
Carro, Micro e Macro - 4 hours ago
-
História - 4 hours ago
-
Procura por táxi-aéreo cresce no Brasil e já faltam jatos e helicópteros - 4 hours ago
-
Garantido na elite, Cuiabá é derrotado pelo Sampaio Corrêa por 3 a 1 - 11 hours ago
Brasil está no caminho errado para cumprir Acordo de Paris sobre o clima (ONG)
Rio de Janeiro, 7 Nov 2020 (AFP) – As emissões de gases de efeito estufa no Brasil aumentaram 9,6% em 2019 devido ao crescente desmatamento na Amazônia, colocando em risco os compromissos do país no Acordo de Paris sobre o clima, denunciou uma ONG ambientalista nesta sexta-feira (6).
O Brasil emitiu 2,17 bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera em todo o ano de 2019, um aumento de 9,6% em relação a 2018 (com 1,98 bilhão de toneladas), afirmou o grupo de entidades ambientalistas Observatório do Clima. O número coincide com o primeiro ano de governo do presidente Jair Bolsonaro.
“O crescimento das emissões no último ano foi puxado pelo desmatamento na Amazônia, que disparou no ano passado”, aponta o relatório do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG). O documento estima que 72% das emissões se devem ao “uso da terra e à agricultura”, incluindo o desmatamento, que aumentou 85% em 2019 em relação ao ano anterior.
Sob o Acordo de Paris de 2015, o Brasil se comprometeu a reduzir seu nível de emissões de CO2 de 2005 em 37% até 2025. No entanto, as emissões do ano passado foram “17% superiores” a essa meta, apontou o Observatório.
O Brasil também está a caminho de quebrar outro compromisso assumido pelo governo em 2010, o de reduzir as emissões para a faixa de 36,8% a 38,9% até o fim de 2020. O relatório estima que, este ano, o país ficará 9% acima da meta mínima, de 36,8%.
“A meta que tínhamos para 2020 era facilmente alcançável, não era absurda. Só sairíamos da meta se uma tragédia estivesse acontecendo, e ela está”, denunciou Márcio Astrini, secretário-executivo do Observatório, muito crítico do governo Bolsonaro.
Mais de 7.890 km² foram desmatados na Amazônia brasileira entre janeiro e outubro, abaixo dos mais de 8.400 km² em 2018, mas muito acima do total de cada um dos quatro anos anteriores, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
lg/pt/esp/val/gm/ic/lb
Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/afp/2020/11/06/brasil-esta-no-caminho-errado-para-cumprir-acordo-de-paris-sobre-o-clima-ong.htm