-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
VW up! 2021 cumpre a lei, mas coloca quinto ocupante em perigo
A legislação brasileira passou a exigir cintos de três pontos para todos os passageiros nos carros fabricados a partir de 2020. O VW up! foi homologado na Europa para quatro ocupantes, mas para cinco no Brasil.
Apesar de o VW up! ser o melhor subcompacto produzido no Brasil, não terá uma longa sobrevida no nosso mercado. A Volkswagen, espertamente, mudou a homologação do carro para quatro passageiros. E se esquivou de qualquer ilegalidade pespegando no centro do encosto do banco traseiro uma ridícula etiqueta avisando ser proibido se assentar ali.
VEJA TAMBÉM:
- Apoio de cabeça e cinto de três pontos agora são obrigatórios para todos
- Montadoras pressionam e governo adia exigência por carros mais seguros
- Equipamentos de segurança: quais serão os próximos obrigatórios?
Ela sabe que a determinação jamais será cumprida, mas cabe ao motorista fazer cumprir a nova homologação que só permite levar quatro pessoas.
No “release” divulgado pela fábrica para comunicar o modelo 2021 do up!, que chega agora nas concessionárias (por R$ 59.990), veja o trecho em que a VW explica a “maracutaia”:
“Agora, o modelo produzido na fábrica da Volkswagen em Taubaté, interior de São Paulo, passa a transportar até quatro ocupantes, todos com encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos, atendendo totalmente a legislação vigente.”
Para cumprir – a rigor – a “legislação vigente”, o correto seria a fábrica investir num cinto de três pontos no centro do banco traseiro, o que não compensaria financeiramente pois o carro terá vida reduzida. Mas ela o fez no Gol, Voyage e Fox.
No frigir dos ovos:
1. Para cumprir a legislação que objetiva aumentar a segurança exigindo cintos de três pontos para os cinco passageiros, a Volkswagen fez o contrário: reduziu a segurança eliminando o cinto de dois pontos que havia no centro do banco traseiro;
2. Ao substituir o cinto por uma etiqueta, ela ainda reduziu seu custo, mas deixa o passageiro do centro do banco sem a proteção do cinto que existia até os modelos produzidos em 2019;
3. É óbvio, e a fábrica sabe que os usuários do novo VW up!, homologado agora para quatro passageiros, não deixarão de levar o quinto em função da ridícula etiqueta;
4. A fábrica transferiu para o motorista a responsabilidade de cumprir a legislação. Mas ele, por sua vez, sabe que poderá transgredi-la pois nenhum policial vai parar o vw up! com cinco passageiros só para conferir o ano de fabricação. (até 2019 era permitido)
5 . Se o up! 2021 foi homologado para quatro passageiros, a VW tinha a obrigação moral de desenvolver um novo banco traseiro que não permitisse o terceiro ocupante. O que custaria mais do que investir no cinto de três pontos. Então, a tortuosa solução foi a etiqueta.
VW up! 2021 só é vendido em uma versão
A partir de agora, na linha 2021, o VW up! passa a ser vendido em versão única: a Xtreme TSI. O enxugamento da gama, aliás, é outro sinal de que o modelo dá os últimos suspiros no mercado brasileiro. Essa configuração é sempre equipada com o motor 1.0 de três cilindros turbo, com injeção direta, capaz de render 105 cv de potência com etanol e 101 cv com gasolina, além de 16,8 kgfm de torque com ambos os combustíveis.
O VW up! 2021 traz, de série, direção elétrica, volante multifuncional, ar-condicionado, sensor de estacionamento traseiro, banco do motorista e coluna de direção com ajuste de altura, computador de bordo, chave tipo canivete com comando remoto, rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de som e travas, vidros dianteiros e retrovisores elétricos.
- Acompanhe o AutoPapo também no YouTube!
Fotos: Volkswagen | Divulgação
Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/vw-up-2021-quinto-ocupante-perigo/