ANP fiscaliza postos e interdita bombas: aditivada sem aditivo e etanol ‘aguado’

A ANP divulgou nesta sexta-feira (13) que fiscalizou, na cidade de São Paulo, sete postos de combustíveis selecionados com base em indícios de irregularidades, em força-tarefa com a Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo,  Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), Procon-SP e Polícia Civil do Estado de São Paulo (DPPC).

VEJA TAMBÉM:

  • Postos de combustível ‘multimarcas’ pode virar realidade
  • Consumo do seu carro: aprenda a calcular
  • ‘Nova gasolina’ ou etanol? Continua a regra dos 70%?

Três desses postos foram autuados por motivos diversos, sendo que dois também tiveram equipamentos interditados. Um posto foi autuado por comercializar combustível (etanol hidratado combustível) foras das especificações (teor alcoólico), tendo sido interditadas as bombas de abastecimento e tanques desse combustível. Também foi verificada a irregularidade de não possuir equipamentos de medição de estoque.

Outro posto foi autuado por fornecer menos combustível do que o indicado na bomba abastecedora (“bomba baixa”), por romper lacres de interdição anterior de equipamentos por bomba baixa, dificultar a ação da fiscalização com a utilização de dispositivo remoto que desligava as bombas abastecedoras.

Ele também foi autuado por operar equipamentos em imperfeito estado de funcionamento (vazamentos de combustíveis), sendo esses interditados, e por vender gasolina comum como sendo aditivada (com preço mais elevado).

Algumas montadoras recomendam usar gasolina comum? Boris Feldman explica!

Um terceiro posto recebeu autuação bomba baixa com o uso de dispositivo eletrônico fraudador, por dificultar o livre acesso às suas instalações, dificultando a fiscalização, e ainda por não atualizar cadastro junto à ANP quanto ao uso de marca comercial.

Com a autuação do agente econômico pela ANP, é aberto um processo administrativo que, ao final, pode resultar em multa, nos valores previstos em lei. Denúncias sobre irregularidades no mercado de combustíveis podem ser encaminhadas ao “fale conosco da ANP” ou por ligação gratuita pelo telefone 0800-970-0267.

faixa de "interditado" pela ANP em bomba de postos de combustível

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/curta/anp-fiscaliza-postos-e-interdita-bombas-aditivada-sem-aditivo-e-etanol-aguado/