-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
Volkswagen reduz emissões em fábrica alemã com nova estamparia
A Volkswagen percebeu que a redução de emissões pode ser alcançada com medidas inesperadas. No caso, produzir os painéis da carroceria de um carro localmente, como fez a empresa ao expandir a estamparia de Zwickau. Com esse investimento, a Volkswagen conseguiu eliminar 9 mil viagens de caminhão à fábrica por ano, o que representa 5.800 toneladas a menos de emissões de CO2 relacionadas às operações de produção.
A lógica dessas viagens de caminhão é que a empresa tem que fazer bom uso de todos os seus recursos. Se uma fábrica relativamente próxima de outra pode fornecer componentes, geralmente é mais barato despachá-los de um lugar para outro do que investir grandes quantias de dinheiro para produzi-los localmente.
A Volkswagen costumava encaminhar para Zwickau partes externas da carroceria dos carros elétricos que está fabricando na unidade. Além do ID.3 e do ID.4, o Grupo VW também está produzindo o Audi Q4 E-Tron e o Q4 E-Tron Sportback. E a lista deve crescer em breve com o Volkswagen ID.5 e os gêmeos Seat el-Born e o Cupra Born, que deverão contar com as mesmas peças da carroceria estampadas. Zwickau está programada para produzir seis veículos elétricos baseados na plataforma MEB.
A montadora alemã teve que investir 74 milhões de euros e contratar 60 novos funcionários com a expansão da oficina de prensas. Isso incluiu a compra de uma prensa XL da Schuler com alta capacidade de produção e dimensões impressionantes: ela tem 92 metros de comprimento, 22 m de largura e 12 metros de altura e pode fazer 10.800 cursos de prensa por dia.
Com a nova máquina, Zwickau tem a segunda maior estamparia dentro da marca Volkswagen, perdendo apenas para Wolfsburg. Por mais impressionante que seja, nos perguntamos se o investimento economizará recurso para a montadora, assim como economizou toneladas de emissão de dióxido de carbono. No longo prazo, isso não é improvável, especialmente se os veículos elétricos feitos pelo grupo forem tão populares quanto a Volkswagen espera que sejam.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: https://insideevs.uol.com.br/news/506053/volkswagen-emissoes-fabrica-carros-eletricos/