Volkswagen Gol, o carro mais vendido da história do Brasil, completa 40 anos


volkswagen gol — Foto: Divulgação/Volkswagen

volkswagen gol — Foto: Divulgação/Volkswagen

Em maio de 1980, a Gol, como uma espécie de sucessor do Fusca.

Hoje, 40 anos depois, o Gol não apenas segue sendo produzido e vendido, como quebrou os recordes do próprio Fusca. Ele é o carro mais vendido, produzido e exportado da indústria brasileira.

  • Acervo de clássicos da Volks tem última Kombi feita no Brasil e projeto de ‘mini Gol’
  • Carro a álcool fez 40 anos em 2019: G1 andou no Fiat 147 ‘cachacinha’
Volkswagen Gol 2019 — Foto: Marcelo Brandt/G1

Volkswagen Gol 2019 — Foto: Marcelo Brandt/G1

Até abril, foram exatas 8.342.260 unidades produzidas no Brasil, 6.952.153 exemplares vendidos e outros 1.515.305 exportados, para 69 países.

Dos 40 anos de vida, o Gol foi o Perdeu o reinado para o Palio, em 2014, e jamais conseguiu alcançar o posto novamente.

Famoso pelas inovações

Volkswagen Gol GTI — Foto: Divulgação

Volkswagen Gol GTI — Foto: Divulgação

Ao longo dos anos, o Gol ficou conhecido, porque, além dos números robustos nas vendas, foi responsável por introduzir novas tecnologias. Em 1988, o esportivo Gol GTI foi o primeiro veículo produzido no país a contar com injeção eletrônica.

Em 2003, 15 anos depois, o Gol foi o primeiro automóvel flex do Brasil. Seu motor 1.6 era capaz de beber etanol e gasolina, misturados em qualquer proporção.

Primeiro modelo com motor bicombustível, um VW Gol 1.6, surgiu em 2003 — Foto: Divulgação

Primeiro modelo com motor bicombustível, um VW Gol 1.6, surgiu em 2003 — Foto: Divulgação

Poucos anos antes, se antecipou às tendências atuais do turbo, ao oferecer um motor 1.0 sobrealimentado. No entanto, como a tecnologia ainda não estava tão consolidada, acabou saindo de linha pouco tempo depois.

A última grande novidade do Gol foi a avaliou o modelo.

G1 andou no Volkswagen Gol automático

Em 2019, o Gol foi o quinto carro mais vendido do Brasil, com pouco mais de 80 mil exemplares. Ele não tem uma nova geração desde 2008. De lá pra cá, recebeu diversos “tapas” no visual.

Mas acabou ficando para trás diante de rivais mais modernos. Ainda que careça de novidades, a transmissão ajudou a alavancar as vendas, bem como a força do nome.

Séries especiais e família

Volkswagen Voyage LS 1981 — Foto: Camilo Fontana/G1

Volkswagen Voyage LS 1981 — Foto: Camilo Fontana/G1

A base do Gol também serviu para aumentar a família. Além do hatch, a Volkswagen criou a picape Saveiro, que acompanha o Gol desde a primeira geração, o sedã Voyage, que, após um hiato, retornou em 2008 e a perua Parati, que deixou de existir na última troca de gerações.

Por pouco, não houve um subcompacto, fruto do projeto BY, que a própria marca mostrou um protótipo em novembro do ano passado.

Além disso, o Gol também é famoso pela enorme quantidade de edições especiais, desde as esportivas, GTI, GTS, GT, passando pelas aventureiras Rallye e Track e as comemorativas, Copa, Seleção e Vintage, por exemplo.

Veja abaixo uma linha do tempo do Gol

Linha do tempo do Volkswagen Gol — Foto: G1

Linha do tempo do Volkswagen Gol — Foto: G1

Fonte: https://g1.globo.com/carros/noticia/2020/05/16/volkswagen-gol-o-carro-mais-vendido-da-historia-do-brasil-completa-40-anos.ghtml