Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Marca alemã oferece sedãs rápidos em diversos patamares: saiba o que esperar de cada um em emoção, desempenho e conforto

Texto e fotos: Fabrício Samahá

A Volkswagen — quem poderia esperar? — tornou-se a nova referência do mercado brasileiro em sedãs esportivos de preço moderado. Um título que já foi da Chevrolet e da Fiat na década de 1990, com o Vectra GSi e os Tempras 16V e Turbo, e se concentrou nas mãos da segunda nos anos 2000 com o Marea Turbo, superado mais tarde pelo Honda Civic Si.

Todos eles se foram — restou apenas o Si, agora um cupê importado —, mas a marca alemã resolveu dar um toque esportivo ao mais potente Jetta nessa sétima geração, ao oferecer no Brasil uma versão que os Estados Unidos conhecem desde os anos 80: a GLI, sucessora do discreto Highline anterior, agora com 230 cv no motor turbo de 2,0 litros. Por sua vez, o Virtus ganhou motor 1,4 turbo com a designação GTS, que relembra o período naquela mesma década em que o Passat GTS Pointer era um dos médios mais rápidos e desejados.

Diferentes na frente, muito parecidos por trás; sigla GTS tem tradição no Brasil e GLI nos Estados Unidos desde a década de 1980

Virtus GTS 250 TSI e Jetta GLI 350 TSI estão juntos neste teste não como um comparativo, uma vez que competem em faixas diferentes de porte, potência e preço: são complementares na linha Volkswagen, não concorrentes. Contudo, como ainda não haviam passado por nossas medições, levamos ambos à pista para conhecer o que eles fazem — e como fazem.

Estilo
Poucos carros se parecem tanto entre si quanto o Virtus e o Jetta, o que se aplica também às versões esportivas: à parte as dimensões e a grade dianteira (que no modelo maior inspira-se na do Passat), não é difícil confundi-los. Mas são carros de bom desenho, com melhores proporções no Jetta, e que recebem toques de bom gosto como as rodas de 17 e 18 polegadas, detalhes em vermelho e uma saída de escapamento de cada lado da traseira no caso do GLI.

Ambos recebem o mesmo tratamento estético: detalhes em vermelho, belas rodas (de 17 pol no Virtus e 18 no Jetta), sutil defletor traseiro

Acabamento e conveniência
Embora se pareçam em formas, o interior do Jetta mostra-se bem superior em qualidade de materiais, com plásticos mais suaves e de melhor aspecto e bancos revestidos de couro — no Virtus o revestimento tem o centro sintético, que esquenta muito, e tecido áspero nas laterais. Costuras e outros detalhes em vermelho dão-lhes um toque esportivo. As centrais de áudio têm tela de oito polegadas e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, com qualidade sonora bem melhor no GLI por conta do sistema Beats.

Detalhes exclusivos do Jetta GLI são bancos dianteiros com ventilação e aquecimento, controlador de distância à frente, frenagem autônoma e opção de teto solar panorâmico

Conveniências em comum incluem alerta que indica qual porta está mal fechada, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso e partida, comando a distância para abrir e fechar vidros (e teto solar no Jetta), controlador de velocidade, faróis e limpador de para-brisa automáticos, luzes de leitura na frente e atrás, monitor indireto de pressão dos pneus e para-sóis com espelhos iluminados, além de bom espaço para objetos do cotidiano.

Desenhos internos também similares, mas o Jetta é bem superior em qualidade de materiais

Virtus oferece ar-condicionado e tomada USB para os passageiros de trás; como no Jetta, a central tem tela de 8 pol e navegador e mostra os programas de condução

Detalhes favoráveis ao GLI são apoio de braço central no banco traseiro, ar-condicionado com duas zonas de ajuste, bancos dianteiros com ventilação e aquecimento em três níveis, controlador de distância ao tráfego à frente (com função para-anda), freio de estacionamento com comando elétrico e retenção automática, monitor da distância frontal com frenagem autônoma de emergência, quatro alças de teto (nenhuma no Virtus), retrovisor interno fotocrômico e teto solar panorâmico com controle elétrico. O GTS responde apenas com difusor de ar e tomada USB para o banco traseiro. Entre os pontos melhoráveis, o forro do teto do Jetta deixa passar muito mais raios solares do que seria adequado e nenhum tem faixa degradê no para-brisa.

Posto do motorista
O GTS recebe bancos dianteiros mais esportivos, com apoios laterais envolventes que retêm o corpo em curvas sem causar desconforto. Embora moderados em formato, os do GLI também são firmes e trazem regulagem elétrica (incluindo do apoio lombar) e três memórias. Os dois carros estão bem acertados quanto à posição do motorista, com destaque para os volantes bem desenhados.

Próxima parte

Jetta pode ter teto solar panorâmico e vem com áudio Beats, ar-condicionado de duas zonas, ajuste elétrico do banco e controlador de distância à frente

Preços

Equipamentos de série e opcionais

• Virtus GTS 250 TSI – Ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético e tecido, bolsas infláveis laterais dianteiras, câmera traseira de manobras, central de áudio Discover Media com tela de 8 pol, navegador e integração a celular (Android Auto e Apple Car Play); chave presencial para acesso e partida, controlador de velocidade, fotocrômico, rodas de alumínio de 17 pol, sensores de estacionamento à frente e atrás. Opcionais – Rodas de 18 pol.

• Jetta GLI 350 TSI – Ar-condicionado automático de duas zonas, controlador de velocidade e distância à frente, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e lanternas traseiras de leds, faróis e limpador de para-brisa automáticos, freio de estacionamento elétrico, monitor de fadiga do motorista, monitor frontal com frenagem automática, parada/partida automática do motor, quadro de instrumentos digital configurável, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 18 pol, seletor de modos de condução, sensores de estacionamento à frente e atrás. Opcional – Teto solar panorâmico.

• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.

Próxima parte

Fonte: https://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/avaliacao/teste-volkswagen-virtus-gts-jetta-gli/