Vacinas desenvolvidas na China já foram testadas em 1 milhão de pessoas

19/11/2020 17h15

Pequim, 19 nov (EFE).- O presidente da companhia farmacêutica Sinopharm, empresa estatal da China, Liu Jingzhen, anunciou nesta quinta-feira que quase 1 milhão de pessoas receberam alguma das candidatas à vacina contra o novo coronavírus no país, sem apresentar efeitos adversos significativos.

O dirigente explicou que apenas um pequeno grupo dos voluntários apresentaram efeitos adversos leves após a aplicação.

Jingzhen revelou, em entrevista à veículos locais, que diplomatas e estudantes, que já chegaram a viajar para mais de 150 países, não deram positivo para o novo coronavírus depois de terem sido vacinados.

Em 22 de julho, a China autorizou o uso da vacina contra o coronavírus SARS-CoV-2 para certos casos excepcionais, tais como “proteção de trabalhadores da saúde, funcionários de programas de prevenção da Covid-19, inspetores portuários e funcionários do serviço público”.

Jingzhen, no entanto, não indicou se a vacina que ele cita é a produzida pela Sinopharm. Por outro lado, o presidente garantiu que a companhia está perto de completar a terceira fase de testes clínicos, que estão sendo realizados em dez países, com participação de cerca de 60 mil pessoas.

“Terminamos de coletar amostras de sangue de 40 mil pessoas, 14 dias após a aplicação das duas injeções necessárias para a vacinação. O resultado é muito bom”, disse.

As autoridades locais ainda não divulgaram a data possível para a comercialização de vacinas em grande escala, mas o diretor do Centro de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia da Comissão Nacional de Saúde, Zheng Zhongwei, afirmou semanas atrás que a China prevê produzir 610 milhões de doses antes do fim deste ano. EFE

jco/bg

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/efe/2020/11/19/vacinas-desenvolvidas-na-china-ja-foram-testadas-em-1-milhao-de-pessoas.htm