Stellantis está pronta para produção local dos motores turbo

A Stellantis, associação entre FCA e PSA, anuncia que a fábrica de Betim (MG) está pronta para produzir a família global de motores turbo, resultado do investimento inicial de R$ 400 milhões, ao qual serão adicionados R$ 100 milhões ainda este ano para instalar mais uma linha de produção. A unidade terá capacidade inicial para fabricar por ano 100 mil motores turbo, o que fará de Betim o maior centro de produção de motores da América Latina.

Os motores, derivados da conhecida linha Firefly de modelos como Fiat Argo e Cronos, manterão as configurações de 1,0 litro com três cilindros e 1,35 litro com quatro cilindros, disponíveis tanto em versão a gasolina quanto flexível. O primeiro motor da série, o 1,35, terá quatro válvulas por cilindro, sistema Multiair, potência de 180 cv e torque de 27,5 m.kgf na versão a gasolina.

Pela tecnologia Multiair, um sistema eletro-hidráulico permite o controle flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor, sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo em operações de baixa e média carga. Os motores têm bloco de alumínio, turbocompressor de baixa inércia e injeção direta de combustível. Permanece o acionamento dos comandos por meio de corrente, isenta de manutenção.

Texto da equipe – Fotos: divulgação

Fonte: https://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/noticias/stellantis-esta-pronta-para-producao-local-dos-motores-10-e-135-turbo/