Saiba quais são os 10 carros turbo mais econômicos do Brasil

A indústria busca desesperadamente estratégias por carros mais eficientes, e os motores com turbo são umas das alternativas mais usadas. A tecnologia garante consumos melhores, logicamente, aliada a outros caminhos, como variação nos comandos, injeção direta, conjuntos compactos etc.

A a eficiência decepcionou. Na picape, pouco melhorou em relação ao beberrão 1.8 E.torQ, por exemplo.

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Mas tem motor turbo bem mais eficiente por aí. Seja em SUV, hatch ou sedã, são carros com consumo baixo e que podem fazer você sentir saudades do frentista no fim do mês. Relacionamos os 10 carros turbo mais econômicos.

Os 10 carros turbo mais econômicos do Brasil

Mas vamos às regras e critérios. Na lista só foram levados em consideração modelos com motores turboflex ou a gasolina, com preço inicial até R$ 200 mil e de marcas generalistas. Ou seja, ficaram de fora híbridos, veículos a diesel e de montadoras como Mercedes, BMW, Audi e Volvo. Além disso, elencamos sempre a versão turbinada mais eficiente de cada linha, independentemente do tipo de transmissão – se manual ou automática.

Para tal, usamos como parâmetro o consumo urbano com gasolina segundo a metodologia do Inmetro para o PBEV. O ciclo rodoviário com o mesmo combustível serve como critério de desempate. Obviamente, os modelos menores acabam se dando bem, mas nem sempre o hatch é mais econômico que o sedã. E tem SUV e até modelo médio que vão te surpreender.

1.  Chevrolet Onix Plus

Chevrolet Onix Plus Premier foto Alexandre Carneiro
  • Motor: 1.0 12V de 116 cv e 16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Consumo urbano: 13,7 km/l
  • Consumo rodoviário: 17 km/l

O sedã lidera entre os carros turbo mais econômicos justamente em sua versão com câmbio manual de seis marchas. Com o novo motor da família Ecotec, se mostra extremamente econômico. O Onix Plus obteve médias de quase 14 km/l na cidade e, na estrada, pode chegar a incríveis 17 km/l.

Detalhe que ele se mostra mais eficiente até que seu par hatch, tecnicamente mais leve. Verdade que as versões automáticas bebem mais, porém ainda ficariam à frente de muitos carros dessa lista, com médias respectivas de 12 km/l e 15 km/l.

2. Chevrolet Onix

chevrolet onix 2020 hatch visto a partir da dianteira
  • Motor: 1.0 12V de 116 cv e 16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Consumo urbano: 13,5 km/l
  • Consumo rodoviário: 16 km/l

O hatch compacto tem comportamento parecido com o da variante sedã e fica pouca coisa atrás dela em consumo. Segundo o Inmetro, são 13,5 km/l na cidade, com o mesmo motor tricilíndrico turbinado e o câmbio manual de seis marchas. Na versão com transmissão automática, as médias ficam em 11,9 km/l e 15,1 km/l.

Quer saber mais sobre Onix? Assista ao vídeo da avaliação!

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3. Chevrolet Tracker

chevrolet tracker premier 2021 azul dianteira
  • Motor: 1.0 12V de 116 cv e 16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Consumo urbano: 13 km/l
  • Consumo rodoviário: 14,8 km/l

Esse motor três canecos da General Motors garante os três lugares do pódio à Chevrolet, que faz barba, cabelo e bigode entre os carros turbo mais econômicos. E aqui falamos de um SUV com quase 1.200 kg, mais pesado não só que a linha Onix, mas que boa parte dos hatches e sedãs que virão na sequência deste ranking.

O caro leitor vai falar que trata-se de uma versão manual. Sim, mas ela é vendida na concessionária e custa pouco mais de R$ 96 mil, então azar dos rivais que não têm essa opção. E, mesmo assim, o Tracker 1.0 com a caixa automática de seis velocidades registra 11,9 km/l com gasolina na cidade, enquanto as variantes com o 1.2 turbo anotam 11,2 km/l.

4. Hyundai HB20S

Hyundai HB20S Diamond Plus foto Alexandre Carneiro
  • Motor: 1.0 12V de 120 cv e 17,5 kgfm a 1.500 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Consumo urbano: 12,7 km/l
  • Consumo rodoviário: 15,7 km/l

Se essa relação fosse de carros turbo mais eficientes com câmbio automático, o sedã da marca coreana ficaria em primeiro. Só que o HB20 com o 1.0 turbinado só é vendido com a caixa automática de seis marchas. E não bebe tanto se considerarmos o conforto proporcionado pela transmissão.

São 12,7 km/l em ciclo urbano, de acordo com as medições feitas pelo Inmetro. Assim como na linha Onix, no caso do compacto da Hyundai o sedã também se mostra mais eficiente que o hatch. Só um detalhe, essa média vale para as versões com start/stop do motor – sem o dispositivo, cai para 12, km/l.

5. Volkswagen T-Cross

vw t cross 200 tsi at alexandre carneiro 8
  • Motor: 1.0 12V de 128/116 cv e 20,4 kgfm a 2.000 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Consumo urbano: 12,2 km/l
  • Consumo rodoviário: 14,5 km/l

O SUV da Volks se meteu entre os dois irmãos da Hyundai. O T-Cross com transmissão manual de seis marchas empata no consumo urbano com gasolina com o HB20, mas leva a melhor no ciclo na estrada, nosso primeiro critério de desempate.

Curioso é que apesar de mais robusto e pesado, o utilitário esportivo com câmbio manual supera modelos como Nivus e até o Polo com o mesmo motor TSI quando o assunto é eficiência. Na variante automática com câmbio de seis velocidades, o T-Cross faz média de até 11 km/l na cidade.

6 – Hyundai HB20

Hyundai HB20 Diamond Plus - foto Alexandre Carneiro
  • Motor: 1.0 12V de 120 cv e 17,5 kgfm a 1.500 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Consumo urbano: 12,2 km/l
  • Consumo rodoviário: 13,9 km/l

O hatch da Hyundai usa o mesmo conjunto do irmão sedã para ser o sexto carro turbo mais econômico do país. Com 12,2 km/l de média urbana pela metodologia do Inmetro, fica pouca coisa atrás do HB20S e oferece o conforto da caixa automática, além da boa força em baixos giros. COmo no sedã, sem o start/stop, o consumo urbano vai para 11,7 km/l.

7. Honda Civic

honda civic touring frente
  • Motor: 1.5 16V de 173 cv e 22,4 kgfm a 1.700 rpm
  • Câmbio: automático CVT com sete marchas virtuais
  • Consumo urbano: 11,8 km/l
  • Consumo rodoviário: 14,4 km/l

E tem sedã médio entre os carros turbo mais econômicos. E não é qualquer sedã não, mas sim o Civic, um dos carros mais queridinhos do país. A versão Touring é a mais cara e também a única a oferecer o motor L15B com injeção direta e 173 cv.

Este propulsor de quatro cilindros só bebe gasolina. O que o ajuda a atingir médias de quase 12 km/l na cidade e de quase 15 km/l, na estrada, pelas aferições do PBEV. Pena que o Civic já mudou lá fora e a atual geração feita no Brasil está com os dias contados.

8. Volkswagen Polo

volkswagen polo 2022 branco visto de frente com loja ao fundo
  • Motor: 1.0 12V de 128/116 cv e 20,4 kgfm a 2.000 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Consumo urbano: 11,6 km/l
  • Consumo rodoviário: 14,1 km/l

O compacto é mais um Volks que se vale do sempre elogiado motor TSI para figurar entre os carros turbo mais econômicos. Na linha do hatch, contudo, o propulsor turbinado está sempre associado à transmissão automática de seis velocidades. Mesmo assim, o consumo fica em bons 11,6 km/l na cidade com gasolina.

Importante salientar que essa média é obtida pelas versões com rodas 15”. Com aros maiores (16”), o Polo com o mesmo motor e caixa registra 11,4 km/l no ciclo urbano.

9. Suzuki S-Cross

suzuki sx4 s cross
  • Motor: 1.4 16V de 146 cv e 23,5 kgfm a 1.700 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas; tração integral
  • Consumo urbano: 11,5 km/l
  • Consumo rodoviário: 13,3 km/l

O crossover da marca japonesa é o primeiro entre os carros turbo mais econômicos com tração integral. Mesmo com o sistema sob demanda, não perde tanto em eficiência e ficou bem pouca coisa atrás do Polo com rodas menores: apenas 0,1 km/l pelo programa de etiquetagem veicular.

O 1.4 só bebe gasolina e oferece bons 146 cv, além de bastante força antes mesmo das 1.800 rpm.

10. Suzuki Vitara

suzuki vitara 4sport 9
  • Motor: 1.4 16V de 146 cv e 23,5 kgfm a 1.700 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas; tração integral
  • Consumo urbano: 11,5 km/l
  • Consumo rodoviário: 12,9 km/l

O SUV médio da Suzuki se vale do mesmo conjunto do S-Cross nas versões turbinadas. O consumo na cidade com o 1.4 16V é exatamente o mesmo que o do crossover compacto, mas por ser mais pesado perde por pouco no ciclo rodoviário, assinalando 12,9 km/l, contra 13,3 km/l do parente mais eficiente.

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/10-carros-turbo-mais-economicos-brasil/