Renault usou peças de Lego para desenvolver novo câmbio

Tá achando que Lego é para criança? Achou errado! Pois saiba que Nicolas Fremau, engenheiro da Renault, usou o “brinquedo” para auxiliar no desenvolvimento da nova transmissão da marca francesa. O sistema E-Tech está disponível no Clio híbrido.

“Quando vi meu filho brincando com as rodas dentadas da Lego Technic em casa, disse a mim mesmo ‘bem, não está tão longe do que eu gostaria de fazer’. Então, comprei o que precisava peça por peça para ter todos os elementos de montagem”, disse Fremau.

Em 20 horas, o engenheiro da Renault montou o “protótipo” da transmissão – ele teve que fazer pequenas adaptações nas peças de Lego para alcançar o seu propósito. A principal vantagem é que o conjunto podia ser facilmente montado e desmontado, o que permitiu a Fremau pensar em novas ideias que não lhe ocorreram quando estava projetando no papel.

“A Renault sempre foi uma empresa muito aberta, especialmente quando se trata de pesquisa”, disse o engenheiro. “Mas no dia em que trouxe a modelo para os meus superiores, não sabia como eles iriam reagir. Eles caminharam ao redor do modelo, tocaram e sentiram que tínhamos um objeto real. E sempre me lembrarei da observação de um deles: ‘Se conseguirmos fazer em LEGO, vai funcionar!’”.

renault usa lego em novo cambio 4
renault usa lego em novo cambio 1
renault usa lego em novo cambio 5
renault usa lego em novo cambio 6
renault usa lego em novo cambio 3

Renault E-Tech

A transmissão Renault E-Tech não tem embreagem e é conectada a dois motores elétricos, além do motor a combustão. A marca francesa afirma que, com ela, 80% da condução na cidade pode ser feita apenas com energia elétrica.

Como é dirigir um carro híbrido? Boris Feldman explica!

Fotos: Renault | Divulgação 

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/curta/renault-pecas-de-lego-desenvolver-novo-cambio/