Ram 1500 é ‘brinquedão’ com preço de SUV de luxo

Quem esperava a Ram 1500 como uma alternativa às picapes médias, pode tirar o cavalinho da chuva… O novo modelo chega posicionada acima das picapes médias – em tamanho e, principalmente, preço.

A Ram 1500 chega apenas em uma versão, a Rebel, equipada com motor Hemi V8 de 5,7 litros movido a gasolina com 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque. Números que a colocam como a picape mais potente à venda no mercado brasileiro.

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O valor? A partir de R$ 399 mil – quase R$ 1.000 por cavalo. A picape está com 100 unidades em pré-venda e começar a ser entregue em abril de 2021. Todas virão com os pacotes opcionais Night Edition (com acabamento escuro no emblema dianteiro, peito de aço e rodas) e Level II (som Harman Kardon, head-up display, retrovisor interno digital e tampa traseira multifuncional).

Após a pré-venda, a Ram 1500 Rebel Level II deverá custar na faixa dos R$ 420 mil.

Por incrível que pareça, a nova picape chega mais cara que a Ram 2500, que está tabelada, hoje, em R$ 361.990. A 2500 é equipada com turbodiesel de 365 cavalos de potência e 110 kgfm de torque. Contra a novata, pesa o fato de ela vir importada dos EUA, enquanto a veterana vem do México – e com menos imposto na caçamba.

Vale fazer um parênteses com uma curiosidade: a marca Ram virou a “divisão de picapes e comerciais” da FCA e se desvinculou da Dodge em 2009.

A Ram 1500 é uma picape full-size. Ela tem 5,929 m de comprimento, 2,08 de largura e 2,01 m de altura. Para efeito de comparação ela é cerca de 60 cm maior que a Chevrolet S10. Segundo executivos, ela tem um apelo mais urbano enquanto a sua irmã maior, a Ram 2500 continua mais voltada para o chamado “universo agro”.

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Por essa distinção, a Ram 1500 aposta em conforto de SUV de luxo e um pacote de equipamentos recheado. Entre os destaques está o sistema de áudio premium Harman Kardon de 900 watts de potência, com 19 alto-falantes, um subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos.

Chama atenção também o head-up display, que projeta informações como velocidade, chamadas recebidas e coordenadas da rota no para-brisa à escolha do motorista.

Outro equipamento interessante é o retrovisor interno digital com uma tela de LCD que, ao ser acionada, apresenta a imagem em tempo real de uma câmera voltada para trás.

Esses dois itens fazem parte do único pacote opcional Level II.

A Ram 1500 vem equipada com a central multimídia tão Uconnect 4C 12 NAV. Colocada verticalmente no painel, a tela tem 12 polegadas, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas funções, como navegação GPS embutida, câmera 360°, comandos do ar-condicionado digital dualzone, música em execução, entre outras. O sistema é compatívelcom Android Auto e Apple CarPlay.

A lista de itens inclui ainda: conjuntos óticos dianteiro (faróis principais e de neblina) e traseiro (lanternas) de LED, carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico comutação automática de farol alto e baixo, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial com partida remota e tela colorida e configurável de TFT de 7” no quadro de instrumentos, entre outros.

Ram 1500 tem ‘tampa de Toro’ – e leva pouco peso

A Ram 1500 Level II traz umaa tampa de caçamba diferenciada: além de abrir da maneira convencional de uma picape, ela também se abre como na picape da Fiat, dividida em duas partes.

Apesar do porte full-size e do peso em ordem de marcha de 2.610 kg, a nova picape tem capacidade de carga de apenas 610 kg – capacidade inferior até mesmo que a da Fiat Strada. Para compensar, a marca destaca a capacidade de reboque da Ram 1500: 5.062 kg (reboque com freio).

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Outro diferencial, herdado da 2500, são as RamBox, duas caixas instaladas nas laterais da caçamba ideais para levar pequenos volumes. têm capacidade de abrigar até 103,4 litros cada. O espaço do lado esquerdo da carroceria dispõe ainda de tomada (padrão EUA) de 115 volts e iluminação.

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Motor Hemi V8

Na Ram 1500, o motor é um V8 de 5,7 litros com 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque. São números capazes de fazer a picape de mais de 2,6 toneladas acelerar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos. A velocidade máxima é limitada em 174 km/h.

Para minimizar a “fome do monstro” por gasolina, ele tem sistema de desativação de cilindros (MDS): a central do motor corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidade de cruzeiro na estrada.

O motor pode trabalhar até 40% do tempo com metade dos cilindros desativados. Outro sistema é o da grade dianteira com aletas ativas que se mantém fechadas sempre que possível, ajudando no aquecimento rápido na partida e reduzindo o arrasto aerodinâmico em movimento.

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Consumo da Ram 1500

O consumo declarado da Ram 1500 é de 5,3 km/l na cidade e 6,6 km/l na estrada.

O câmbio é automático de 8 marchas e a tração tem os modos 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). O motorista comanda tudo eletronicamente, por meio dos botões ao lado doseletor rotativo do câmbio, no painel de instrumentos. O diferencial traseiro pode ser bloqueado.

Suspensão

A Suspensão dianteira é do tipo independente com braços triangulares (duplo A) e barra estabilizadora. A traseira é eixo rígido, com braços quíntuplos (five-link) com track bar e barra estabilizadora.

Durante a apresentação, executivos da Ram chamaram a suspensão traseira de multilink, o mesmo erro que a Nissan cometeu no lançamento da Frontier.

Para se enquadrar neste conceito, ela tem, necessariamente, que ser independente. A movimentação da roda de um lado interfere o mínimo na outra e procura manter ambas perpendiculares ao piso.

Interior

Os bancos, o painel de instrumentos e os painéis de portas têm revestimento em couro. Ainda falando dos assentos, todos contam com aquecimento, sendo que os dianteiros são ajustáveis eletricamente em 12 posições.

O volante multifuncional também é aquecido e os pedais têm regulagem elétrica de distância. Também chama a atenção o enorme teto panorâmico com 1 m².

Atrás, os passageiros traseiros se beneficiam do assoalho plano e de porta-objetos no assoalho e abaixo do banco. Somando a capacidade de todos os compartimentos de armazenamento na cabine, chega-se ao total de 151 litros de volume.

A Ram destaca que é possível guardar um laptop de 15 polegadas dentro do console central dianteiro, assim como 9 saídas USB, sendo 4 do tipo C, de carregamento rápido, além de duas tomadas de 115 V (padrão EUA).

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Ram 1500 na pista: como anda!

A Ram 1500, de cara, impressiona pelo porte e já exige do condutor impulso para entrar: talvez estribos fossem bem-vindos, embora fossem destoar do visual: esqueça o look sertanejo! A nova picape é rock and roll.

O espaço interno é capaz de fazer alguns apartamentos mais novos passarem vergonha na comparação. Há muito espaço para todos os cinco ocupantes, porta-objetos de sobra e um console central do tamanho de um armário. O acabamento está bem acima da média das picapes vendidas no mercado brasileiro.

O contato com a Ram 1500 foi rápido, assim como a aceleração dela: apenas 5 voltas no autódromo Capuava. Mas as curvas do circuito mostraram que o acerto de suspensão é um dos destaques do modelo.

Claro, estamos em uma picape de mais de 2.600 kg e, toda hora, o controle de estabilidade pisca no painel avisando que está “cortando as asinhas” do motorista-piloto.

Por R$ 400 mil da etiqueta, o consumidor da Ram 1500 não vai encher a caçamba de ração, feno ou uma betoneira. Essa picape é um carro esporte de luxo para usar em qualquer piso, preferencialmente na frente do restaurante de luxo.

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Fotos: Ram | Divulgação

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/ram-1500-precos-equipamentos-ficha-tecnica-fotos/