Quais os melhores carros entre os 10 mais vendidos? Depende…

Você sempre acompanha no AutoPapo o ranking mensal com os carros mais vendidos do país. Mas será que quantidade de emplacamentos é sinônimo de um carro bom em tudo (ou quase tudo)? Como automóvel perfeito e acessível é difícil, resolvemos separar os 10 modelos mais comercializados do país e mostrar quais são os melhores carros em diversos quesitos.

Primeiro, vamos aos critérios. Elencamos os veículos de passeio mais vendidos no acumulado do ano (janeiro a novembro de 2020, veja a seguir). Desta forma, picapes estão de fora. E destacamos a versão que se sobressai em cada quesito, independentemente de motor, preço e equipamentos.

VEJA TAMBÉM:

  • Quer um hatch? Veja as 10 melhores opções do mercado brasileiro
  • Os 10 piores carros do Lata Velha modificados por Luciano Huck
  • 5 carros nacionais que nunca seriam vendidos nos países das matrizes

Os 10 mais vendidos no acumulado de 2020 segundo a Fenabrave

Os mais econômicos

renault kwid intense laranja de frente

Segundo testes do Inmetro para classificação de consumo no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), entre os 10 mais vendidos do país, o carro com melhor consumo urbano é o Kwid. O subcompacto faz 14,9 km/l com gasolina e 10,3 km/l, com etanol.

Pouca coisa à frente do Onix Plus 1.0 aspirado, que anota respectivos 14,3 km/l e 10,1 km/l.

Já no ciclo rodoviário não tem para ninguém. O sedã compacto da General Motors com motor três-cilindros aspirado fez 17,7 km/l na estrada com gasolina e 12,5 km/l, com álcool.

Até a versão turbo manual do Onix Plus ficaria em segundo (17 e 12,2 km/l, respectivamente). O que mais se aproxima do carro é o seu irmão de fábrica, o Onix hatch 1.0 aspirado, que faz 16,7 e 11,7 km/l.

O mais seguro

vista lateral do t cross 2021 branco rodando na cidade

Consideramos aqui, entre os melhores carros, os que têm mais equipamentos de segurança de série. Neste caso, o T-Cross se sobressai. Desde a versão de entrada 200 TSI, tem seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, bloqueio eletrônico do diferencial, sistema de frenagem automático pós-colisão, indicador de pressão dos pneus e sensor de ré.

A linha Onix também chama a atenção. A nova geração do hatch e do sedã chegou no fim do ano passado com seis airbags, ESP e monitoramento dos pneus para toda a linha. Mas sensores de ré só a partir de outras versões.

O Compass tem freios a discos nas quatro rodas e boa parte dos itens do T-Cross, contudo só sai com os dois airbags frontais obrigatórios por lei na versão de entrada Sport flex.

O mais espaçoso

compass longitude prata frente 45

Aqui a briga entre os melhores carros fica entre os dois SUVs de porte maior. O Compass tem espaço de sobra para pernas de motorista e passageiros e no banco de trás cabem tranquilamente dois adultos e uma criança. O T-Cross tem espaço semelhante, mas perde em porta-malas. São 410 litros no Jeep, contra 373 litros do Volks.

Em contrapartida, a carga útil do exemplar da marca alemã é melhor: 445 kg, contra 400 kg do utilitário feito em Goiana (PE) em sua configuração flex.

O mais equipado

volkswagen t cross 2021 visto de frente em movimento na rua

Neste quesito, ao avaliar os melhores carros, bom ressaltar que levamos em consideração os modelos mais equipados desde a versão de entrada. E o T-Cross manda bem. Além dos itens de segurança já citados, o SUV, traz bom recheio.

Ar-condicionado, direção elétrica, trio, sensor de luminosidade, rodas de liga leve aro 16”, retrovisores com setas integradas e tilt-down, piloto automático e a central multimídia de 10” são os destaques do Volkswagen desde a versão 200 TSI.

Os Onix e Onix Plus até são bem fornidos. Vêm de série, desde as variantes básicas, com regulagem de altura dos faróis, ar, direção elétrica, chave tipo canivete, entre outros. Mas deve uma central multimídia nos modelos mais baratos e as rodas são de aço.

O mais gostoso de dirigir

ford ka se at

O Ford Ka ganha pelo conjunto da obra. Compacto e na versão 1.5, é um carro sempre na mão, com bom acerto da suspensão e ótima rigidez da carroceria. O propulsor três cilindros da família Dragon surpreende nas arrancadas e retomadas, a direção é direta e o modelo mostra agilidade em diversas situações.

Mas outros modelos entre os carros mais vendidos do país merecem menções mais que honrosas nesta categoria entre os melhores carros. O Renegade – com motor turbodiesel e caixa automática de nove marchas -, o T-Cross (nas duas motorizações) e o Fiat Argo também agradam muito ao volante, com desempenho condizente e construção sólida.

O com melhor desempenho

Aqui os motores turbinados fazem a diferença, só que mais no caso do T-Cross. Na versão Highline 250 TSI com motor 1.4 de 150 cv, o utilitário cumpre o 0 a 100 km/h em 8,7 segundos. E ainda se vale de retomadas convincentes com ótimo torque de 25,5 kgfm a 1.400 rpm. A máxima é de 198 km/h, segundo a Volks.

O segundo carro que mostra arrancadas mais ágeis, acredite, é o HB20 em sua versão 1.6 aspirada manual. São 9,3 segundos, o que supera até o T-Cross 200 TSI, com o 1.0 turbo de 128/116 cv (9,6 s). Abaixo da casa dos 10 segundos no restante dessa turma do top 10, só o Ka 1.5 manual e o Renegade 2.0 a diesel: 9,9 s.

O mais conectado

As linhas HB20, Argo, T-Cross e dos Jeep têm centrais multimídias bastante completas e intuitivas. A blueMedia da Hyundai é considerada uma das mais rápidas e completas, com direito ainda à TV digital em algumas versões.

O T-Cross acaba de estrear a VW PLay, bastante badalada pela marca, com aplicativos que permitem até pedir comida pela central, mas que carece de maior agilidade. As Uconnect da FCA também se sobressaem em suas categorias.

O com revisão mais barata

hyundai hb20 turbo 2021 visto de frente em estrada

O HB20 confirma sua fama de manutenção com valores mais baixos. As seis revisões com preço fixo até 60.000 km totalizam R$ 2.815 na versão 1.0 aspirada e R$ 2.984, nas 1.6.

O modelo que chega mais próximo é o Kwid, com R$ 3.105 após as seis primeiras visitas, seguido do Renegade, só que apenas na variante turbodiesel, com três revisões no mesmo período (as visitas têm intervalos de 20 mil km) que somam R$ 3.233.

O melhor para a cidade

frente do onix rs vermelho estacionado

O Onix não é o mais vendido do país a toa. É um carro bem acertado para se andar na cidade, com custo benefício justo, desempenho suficiente, bom nível de conforto e baixo consumo de combustível.

Também cabe em qualquer vaga e tem acerto de suspensão que filtra bem os buracos, sem maltratar as costas dos ocupantes. Por esta razão, se mostra uma pedida para as idas e vindas do trabalho.

O melhor para viajar

jeep compass limited flex 3

Pelo porte, porta-malas e conjunto mecânico, o Compass é o nosso escolhido nesse quesito. E aqui falamos das versões com motor turbodiesel, que garantam um desempenho bom para estrada, com consumo de combustível bastante interessante.

Além disso, motorista desfruta de bom espaço e ótima posição de dirigir. Sem contar o espaço e o nível de conforto do SUV médio da Jeep.

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/os-melhores-carros-10-mais-vendidos/