Porta-voz da OMS diz que interrupções em testes de vacinas são normais

10/11/2020 15h10

Genebra (Suíça), 10 nov (EFE).- A porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), Fadela Chaib, admitiu nesta terça-feira que as suspensões de testes em vacinas, como aconteceu no Brasil, determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a Coronavac, desenvolvida pela companhia chinesa Sinovac.

“Em geral, a segurança é a prioridade nos ensaios clínicos de vacinas, e quando aparece um efeito adversos em um participante, que pode ou não ter relação com a vacina que está sendo avaliada, o que se faz é investigar”, disse a representante da agência, em entrevista coletiva.

A Anvisa informou ontem a suspensão temporária dos testes da Coronavac no país devido a um “evento adverso grave”. A agência não detalhou a situação e indicou que irá avaliar os dados observados até o momento e julgar o risco ou benefício da continuidade do estudo.

“Não creio que haja outras razões ou explicações a serem encontradas, além do fato de que as pessoas que trabalham com vacinas são muito cautelosas. Quando veem um efeito adverso e preferem interromper um ensaio até que mais informações sejam coletadas”, explicou Chaib.

De acordo com a agência, o “efeito adverso grave”, que não foi relatado, aconteceu em 29 de agosto. A paralisação, com isso, interrompe testes com cerca de 9 mil voluntários no país.

Ainda segundo a Anvisa, os eventos que estão incluídos na classificação utilizada para parar os testes estão os casos de morte, situação potencialmente fatal, incapacidade ou invalidez persistente ou significativa, internação hospitalar do paciente, entre outros.

Anteriormente, em diversas partes do mundo, houve paralisação de outras candidatas à vacina contra o novo coronavírus, produzidas pela Johnson Johnson e AztraZeneca, após a detecção de doenças inexplicáveis em um participantes de cada caso.

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/efe/2020/11/10/porta-voz-da-oms-diz-que-interrupcoes-em-testes-de-vacinas-sao-normais.htm