Por que o céu é azul e ganha outras cores no nascer e pôr do sol?

Tiago Jokura

Tiago Jokura é jornalista e, portanto, curioso profissional. Passou os últimos 15 anos respondendo as dúvidas mais complexas e inusitadas dos leitores na mídia impressa ? na tentativa infinita de explicar como o mundo funciona com clareza e bom humor. Agora, continua essa saga aqui no UOL. Mande sua pergunta cabeluda que ele faz questão de pentear.

23/11/2020 04h00

Por que o céu é azul?Pergunta de Gabriel Ribeiro, de São Paulo (SP)

Salve, salve, Gabriel. Tudo azul? Essa sua pergunta me faz lembrar do cancioneiro brasileiro com o Renato Russo fazendo essa mesma pergunta na canção “Pais e Filhos” e com o Djavan, em “Azul”, dizendo que não sabe se vem de Deus essa cor que azuleja o dia.

Mais uma vez quem me ajuda a responder essa ensolarada questão é o professor Claudio Furukawa, do Instituto de Física da USP. Mestre Furukawa diz que o azul está no ar. “O céu é azul por causa da atmosfera, cujo ar promove maior espalhamento do espectro azul da luz Sol”, explica o físico.

Quando incide na atmosfera da Terra, a luz solar, que é composta por todas as cores do arco-íris, encontra as moléculas da atmosfera. Por causa do seu tamanho muito pequeno, as moléculas de ar espalham a luz para todas as direções. Porém, algumas cores são mais espalhadas do que outras.

O que define qual das cores será mais espalhada é o tamanho das partículas que compõe o ar. Na nossa atmosfera, a cor azul é a mais espalhada porque seu comprimento de onda é um dos menores e acaba sendo compatível com o tamanho diminuto das moléculas do ar. As outras cores do espectro quase não sofrem este efeito quando o Sol está alto no céu.

Mas no nascer e no pôr do sol as cores vão além do azul, né?

Furukawa explica que “os tons avermelhados e alaranjados que surgem na aurora e na alvorada aparecem porque quando o Sol está perto do horizonte, sua luz precisa atravessar uma camada maior de atmosfera do que quando ele está mais alto no céu. Assim, no nascente e no poente, a cor azul é ainda mais espalhada, até quase desaparecer, e apenas as cores próximas do vermelho e do laranja atravessam a atmosfera mais densa”.

Furukawa completa dizendo que “se o nosso planeta não tivesse atmosfera, como ocorre na Lua, por exemplo, o céu não seria azul. Aliás, não teria cor nenhuma. Mesmo durante o dia, poderíamos ver o Sol e também as estrelas, já que não haveria espalhamento da luz. O céu seria escuro tanto de dia como de noite”.

E já que começamos o post com uma pegada musical, termino com outra canção brasileira que exalta o azul, só que o dos oceanos. Como cantava o saudoso Tim Maia, “tenho muito pra contar, dizer que aprendi”…

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/colunas/pergunta-pro-jokura/2020/11/23/por-que-o-ceu-e-azul.htm