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‘Polo elétrico’: Volkswagen vai lançar compacto ID.2 antes do prazo previsto
O Tesla de 25.000 euros é a nova aposta de ID.3 e será uma espécie de Polo a bateria, avança em ritmo frenético.
A Volkswagen ainda não deu muitos detalhes, exceto confirmar que o compacto irá custar entre 20 e 25 mil euros (R$ 127.800 e R$ 160.000). Não sabemos qual será o formato da carroceria, nem como se ele chamará e nem onde será construído. Mas o mais importante do ponto de vista técnico já é conhecido: será baseado na arquitetura MEB.
Depois de anunciar um plano ambicioso para a China, que permitirá ao fabricante alemão comercializar 8 carros elétricos por lá até 2023, a Volkswagen está desequilibrada ao confirmar que no Velho Continente a prioridade é o carro (ou carros) que idealmente poderiam ser o ID.2 e ID.1.
Será um carro produzido e vendido globalmente como o ID.4 ou será um carro dedicado apenas à Europa? Ainda não se sabe. Certamente, porém, o mercado europeu será o seu principal alvo.
Segundo fontes ligadas ao projeto, o desenvolvimento dos menores modelos da linha ID segue a todo vapor. Inicialmente previstos para 2025 pelo cronograma oficial vazado há poucos dias, eles devem chegar ao mercado antes disso, em 2023.
Onda elétrica
A Volkswagen pressiona a Europa por mais de um motivo: tanto pelos limites de emissões, que são os mais rígidos do mundo, quanto pelas previsões de crescimento do mercado elétrico, que oferecerá grandes oportunidades. De fato, acredita-se que em 2030 os carros elétricos a bateria vendidos em relação ao mercado total rondarão os 60%, enquanto anteriormente se pensava que essa participação fosse de 40%.
Independentemente do mercado, a Volkswagen pretende vender 1,5 milhão de carros elétricos por ano até 2025, com um resultado de 1 milhão de unidades vendidas até 2023.
Entretanto, precisamente para manter um papel de liderança na transição energética (na Europa tornou-se o primeiro fabricante entre zero emissões), e para apoiar um ambicioso plano de transformação que levará a VW de fabricante de automóveis a empresa de serviços, os 61 bilhões de euros inicialmente atribuídos ao domínio digital e às novas tecnologias aumentaram para 72 bilhões. Em suma, o negócio é sério.
Fonte: https://insideevs.uol.com.br/news/457280/volkswagen-carro-eletrico-compacto-id2/