Pilotos sofrem no retorno à Turquia no 1º treino; Verstappen lidera

Julianne Cerasoli

Fã de Fórmula 1 desde a infância, Julianne Cerasoli nasceu em Bragança Paulista (SP) e hoje vive em Londres (Inglaterra). Atua como jornalista desde 2004, tendo trabalhado com diversos tipos de mídia ao longo dos anos, sempre como repórter esportiva e com passagem como editora de esportes do jornal Correio Popular, em Campinas (SP). Cobrindo corridas in loco na Fórmula 1 desde 2011, começou pelo site especializado TotalRace e passou a colaborar para o UOL Esporte em 2015, e para sites e revistas internacionais. No rádio, é a repórter de Fórmula 1 da Sistema Bandeirantes de Rádio desde 2017, e também faz participações regulares no canal Boteco F1, o maior dedicado à categoria no YouTube. Em 2019, Julianne criou o projeto No Paddock da F1 com a Ju, na plataforma Catarse, em que busca aproximar os fãs da Fórmula 1 por meio de conteúdo on demand e podcast exclusivo com personagens da categoria. Neste espaço: Única cobertura in loco de toda a temporada da Fórmula 1 na mídia brasileira, com informações de bastidores, entrevistas exclusivas, análises técnicas e uma pitada de viagens.

Colunista do UOL

13/11/2020 06h30

Max Verstappen, da Red Bull, liderou um primeiro treino livre complicado na Turquia, na volta da Fórmula 1 ao país depois de nove anos, com o tempo de 1min35s077. Seu companheiro de Red Bull, Alex Albon, foi o segundo, 241 milésimos atrás. Charles Leclerc foi o terceiro colocado, com a Ferrari, em uma sessão em que a pista estava tão complicada que o líder do campeonato, Lewis Hamilton, pouco andou e terminou em 15º, mais de 5s mais lento que o líder.

Para ilustrar bem como foi a sessão, Verstappen fez a volta mais rápida no finalzinho do treino, e logo rodou. “É como pilotar no gelo!”, disse o holandês.

A sessão foi marcada pela dificuldade dos pilotos encontrarem aderência em um asfalto que é completamente novo, a exemplo do que aconteceu há três semanas no GP de Portugal. Para piorar a situação, choveu durante a noite no circuito turco, e a temperatura ambiente (15ºC) e da pista (21ºC) não ajudavam os pneus a entrarem em sua zona de funcionamento. E a pista da Turquia já coloca menos energia que a de Portimão nos pneus por conta das características das curvas, gerando muita dificuldade para os pilotos.

Era preciso que os pilotos começassem a andar para emborrachar a pista, até porque a Fórmula 1 não tem categorias de apoio neste final de semana. E uma equipe ficou esperando a outra ir para a pista na primeira hora. Lewis Hamilton, inclusive, só marcou tempo com menos de 20 minutos para o final da sessão. A pista estava tão complicada que, na sua primeira volta com tempo marcado, Hamilton foi 13s mais lento que o então líder Max Verstappen, com 15 minutos para o final da sessão. A demora do piloto que pode ser campeão neste final de semana tem explicação: a Mercedes entendeu que não havia muito o que aprender em uma pista tão “verde” e fria.

Antes disso, Carlos Sainz causou um Safety Car Virtual depois que estacionou sua McLaren na área de escape. Ele aparentou ter um problema elétrico pouco tempo depois de ter ouvido de sua equipe que eles o chamariam para o box para entender algo que conseguiam ver na telemetria de seu motor.

A tendência é que a pista vá melhorando, especialmente na linha ideal, na segunda sessão de treinos livres, quando também deve estar um pouco mais quente, uma vez que ela será realizada à tarde na Turquia, às 9h da manhã pelo horário de Brasília. E também quando os pilotos vão usar prioritariamente pneus mais macios, teoricamente mais fáceis de se aquecer. Porém, diferentemente do que acontece na maioria das provas, o segundo treino livre começa no mesmo horário da classificação, mas não da corrida, que tem largada às 7h10 do domingo. Isso porque a corrida precisa começar, por regulamento, mais de 4h antes do pôr do sol no local onde é disputada.

Confira a classificação 1º do treino livre do GP da Turquia
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) – 1min35s077
2º Alex Albon – (TAI/Red Bull) – +0s241
3º Charles Leclerc (MON/Ferrari) – +0s430
4º Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri) – +0s466
5º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) – +0s543
Daniil Kvyat (RUS/AlphaTauri) – +1s661
Lando Norris (ING/McLaren) – +2s139
8º Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo) – +2s426
9º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) – +2s552
10º Esteban Ocon (FRA/Renault) – +2s251
11º Nicholas Latifi (CAN/Williams) – +3s053
12º Sergio Perez (MEX/Racing Point) – +3s535
13º Lance Stroll – (CAN/Racing Point) – +4s407
14º Romain Grosjean (FRA/Haas) – +4s948
15º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – +5s148
16º Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo) – +5s958
17º Kevin Magnussen (DIN/Haas) – +6s777
18º Daniel Ricciardo (AUS/Renault) – +10s079
19º Carlos Sainz (ESP/McLaren) – +11s385
20º George Russell (ING/Williams) – +14s179

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/colunas/pole-position/2020/11/13/pilotos-sofrem-no-retorno-a-turquia-na-1-sessao-de-treinos-lidera.htm