-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
Perto de reestilização, Jeep Compass ultrapassa 60% de participação em 2020
Após um ano de 2019 em alta, os segmentos de SUVs e crossovers médios e grandes, assim como a grande maioria dos demais, também sofreu em 2020. Com 104.202 emplacamentos, a retração em relação às 131.102 unidades do ano anterior chegou a 20,5% – menor, no entanto, do que os 26,62% do mercado como um todo.
Em seu 4º ano completo no mercado, o Compass foi soberano entre os modelos médios. Com 52.966 unidades, 12,3% a menos do que em 2019, o Jeep chegou a 60,3% de participação de mercado – e mais da metade dos emplacamentos das duas categorias -, quase 6 pontos percentuais a mais do que há um ano.
Adversário mais próximo e em queda superior à média da categoria (-36,5%), o VW Tiguan (8.298) emplacou quase 7 vezes menos. Com isso, viu cair de quase 9 mil para pouco mais de 3,4 mil unidades a sua vantagem em relação ao 3º colocado, desta vez o Chevrolet Equinox (4.812, +3,9%). 5º há um ano, o Toyota RAV4 (3.221) subiu uma posição.
Vice-líder em 2018 e pódio em 2019, o Hyundai ix35 (2.583) perdeu uma disputa acirradíssima pelo 5º lugar contra um Caoa Chery Tiggo 7 (2.595) em seu 1º ano completo de mercado e que sequer havia figurado entre os 10 mais bem posicionados. Em alta de quase 8%, o Mitsubishi Eclipse Cross (2.543) ficou muito próximo da briga.
Com a maior queda do top 10 (-60,2%), o Kia Sportage (1.625) caiu da 6ª para a 10ª colocação, superado por Hyundai Tucson (2.260) e Mitsubishi Outlander (1.998). Principal lançamento da Ford em 2020, o Territory foi o preferido por 1.558 consumidores. Presente na parte de cima nos 2 anos anteriores, o Peugeot 3008 (1.129) desta vez foi apenas o 13º. Do 14º colocado em diante, nenhum modelo sequer chegou aos 400 emplacamentos.
Ranking dos SUVs médios mais vendidos em 2020
Ranking dos SUVs grandes mais vendidos em 2020
A liderança entre os modelos maiores continuou com o Toyota SW4 (9.128), mas com queda de quase 11 pontos percentuais (55,7%). O pódio, aliás, foi exatamente o mesmo de 2019, com Chevrolet Tralblazer (2.822) e Mitsubishi Pajero (2.103) na sequência. Lançado no 2º semestre de 2020, o Caoa Chery Tiggo 8 (1.621) é a maior aposta para um pódio diferente em 2021. Com 206 unidades, o Jeep Wrangler completou o top 5 como único a crescer (+6,2%).
EM DEZEMBRO
Nem mesmo o avanço (+19,4%) e o recorde de vendas registrado pelo Jeep Compass (6.969) – até então, o melhor desempenho do modelo havia sido em outubro (6.161) – foi capaz de impedir a retração de 10,4% no número de emplacamentos de SUVs /crossovers médios em dezembro. O modelo produzido em Pernambuco, vale ressaltar, ultrapassou os 70% de participação no mês passado.
Vice-líder, o VW Tiguan (475) perdeu quase 70% das vendas de um ano atrás e viu despencar sua vantagem sobre o Caoa Chery Tiggo 7 (384), que jamais havia vendido tanto. 4º, o Hyundai Tucson não tinha desempenho similar desde maio de 2019 (364). O Ford Territory (289), 7º no ranking anterior, voltou ao top 5 com vantagem reduzida sobre Hyundai ix35 (271) e Mitsubishi Outlander (268).
Apesar de crescer quase 14%, o Mitsubishi Eclipse Cross (226) caiu da 5ª para a 8ª posição. Em mês muito ruim, o Toyota RAV4 (186) perdeu 72% dos seus consumidores e foi apenas o 9º. Encerrando seu 1º ano completo, o chinês JAC T60 emplacou 24 unidades, quase 17% de tudo o que registrou desde sua chegada ao país no final de 2019.
Já na faixa superior, motivos para comemorações: dos 5 primeiros, 4 cresceram e o outro – o Caoa Chery Tiggo 8 (650) -, novato, registrou seu novo recorde de vendas para assegurar a vice-liderança. Sem surpresas no topo, o Toyota SW4 (1.283) teve seu melhor desempenho em exatos dois anos (1.346). Com incremento de quase 50%, o Chevrolet Trailblazer (404) voltou ao pódio.
Fonte: Fenabrave
Fonte: https://motor1.uol.com.br/news/467114/vendas-suvs-crossovers-2020-dezembro/