Perto de reestilização, Jeep Compass ultrapassa 60% de participação em 2020

Após um ano de 2019 em alta, os segmentos de SUVs e crossovers médios e grandes, assim como a grande maioria dos demais, também sofreu em 2020. Com 104.202 emplacamentos, a retração em relação às 131.102 unidades do ano anterior chegou a 20,5% – menor, no entanto, do que os 26,62% do mercado como um todo.

Em seu 4º ano completo no mercado, o Compass foi soberano entre os modelos médios. Com 52.966 unidades, 12,3% a menos do que em 2019, o Jeep chegou a 60,3% de participação de mercado – e mais da metade dos emplacamentos das duas categorias -, quase 6 pontos percentuais a mais do que há um ano.

Adversário mais próximo e em queda superior à média da categoria (-36,5%), o VW Tiguan (8.298) emplacou quase 7 vezes menos. Com isso, viu cair de quase 9 mil para pouco mais de 3,4 mil unidades a sua vantagem em relação ao 3º colocado, desta vez o Chevrolet Equinox (4.812, +3,9%). 5º há um ano, o Toyota RAV4 (3.221) subiu uma posição.

Vice-líder em 2018 e pódio em 2019, o Hyundai ix35 (2.583) perdeu uma disputa acirradíssima pelo 5º lugar contra um Caoa Chery Tiggo 7 (2.595) em seu 1º ano completo de mercado e que sequer havia figurado entre os 10 mais bem posicionados. Em alta de quase 8%, o Mitsubishi Eclipse Cross (2.543) ficou muito próximo da briga.

CAOA Chery Tiggo 7 T
Mitsubishi Eclipse Cross Outdoor

Com a maior queda do top 10 (-60,2%), o Kia Sportage (1.625) caiu da 6ª para a 10ª colocação, superado por Hyundai Tucson (2.260) e Mitsubishi Outlander (1.998). Principal lançamento da Ford em 2020, o Territory foi o preferido por 1.558 consumidores. Presente na parte de cima nos 2 anos anteriores, o Peugeot 3008 (1.129) desta vez foi apenas o 13º. Do 14º colocado em diante, nenhum modelo sequer chegou aos 400 emplacamentos.

Ranking dos SUVs médios mais vendidos em 2020

Toyota SW4 2021 (Brasil)

Ranking dos SUVs grandes mais vendidos em 2020

A liderança entre os modelos maiores continuou com o Toyota SW4 (9.128), mas com queda de quase 11 pontos percentuais (55,7%). O pódio, aliás, foi exatamente o mesmo de 2019, com Chevrolet Tralblazer (2.822) e Mitsubishi Pajero (2.103) na sequência. Lançado no 2º semestre de 2020, o Caoa Chery Tiggo 8 (1.621) é a maior aposta para um pódio diferente em 2021. Com 206 unidades, o Jeep Wrangler completou o top 5 como único a crescer (+6,2%).

 

EM DEZEMBRO

Nem mesmo o avanço (+19,4%) e o recorde de vendas registrado pelo Jeep Compass (6.969) – até então, o melhor desempenho do modelo havia sido em outubro (6.161) – foi capaz de impedir a retração de 10,4% no número de emplacamentos de SUVs /crossovers médios em dezembro. O modelo produzido em Pernambuco, vale ressaltar, ultrapassou os 70% de participação no mês passado.

Vice-líder, o VW Tiguan (475) perdeu quase 70% das vendas de um ano atrás e viu despencar sua vantagem sobre o Caoa Chery Tiggo 7 (384), que jamais havia vendido tanto. 4º, o Hyundai Tucson não tinha desempenho similar desde maio de 2019 (364). O Ford Territory (289), 7º no ranking anterior, voltou ao top 5 com vantagem reduzida sobre Hyundai ix35 (271) e Mitsubishi Outlander (268).

VW Tiguan 1.4
Caoa Chery Tiggo 8 na concessionária

Apesar de crescer quase 14%, o Mitsubishi Eclipse Cross (226) caiu da 5ª para a 8ª posição. Em mês muito ruim, o Toyota RAV4 (186) perdeu 72% dos seus consumidores e foi apenas o 9º. Encerrando seu 1º ano completo, o chinês JAC T60 emplacou 24 unidades, quase 17% de tudo o que registrou desde sua chegada ao país no final de 2019.

Já na faixa superior, motivos para comemorações: dos 5 primeiros, 4 cresceram e o outro – o Caoa Chery Tiggo 8 (650) -, novato, registrou seu novo recorde de vendas para assegurar a vice-liderança. Sem surpresas no topo, o Toyota SW4 (1.283) teve seu melhor desempenho em exatos dois anos (1.346). Com incremento de quase 50%, o Chevrolet Trailblazer (404) voltou ao pódio.

 

Fonte: Fenabrave

Fonte: https://motor1.uol.com.br/news/467114/vendas-suvs-crossovers-2020-dezembro/