-
São Paulo/Barueri vence Osasco São Cristóvão Saúde pela Superliga de vôlei feminino - 4 hours ago
-
Lokomotiv Moscou anuncia a contratação de Pablo, ex-Corinthians - 4 hours ago
-
O Dérbi que vale pelo Dérbi - 4 hours ago
-
Twitter suspende contas de ex-chefes das Farc que retomaram armas na Colômbia - 4 hours ago
-
Renegade começa 2021 como o 3º carro mais vendido na parcial da 1ª quinzena - 4 hours ago
-
Stellantis: fusão de FCA com PSA é concluída em negócio de US$ 52 bilhões - 4 hours ago
-
Chevrolet estuda lançar linha SS com esportivos de verdade na América do Sul - 4 hours ago
-
Globo pressiona São Paulo e outros times a vetarem transmissão do Athletico - 10 hours ago
-
Como relação com rival mudou, e Hamilton pediu para Vettel não abandonar F1 - 10 hours ago
-
Palmeiras e Grêmio dão água na boca, mas convém não esperar tanto da final - 10 hours ago
Pandemia provoca perda média no faturamento do comércio do Rio
Apesar do ano difícil, muitos empreendedores do estado do Rio de Janeiro se sentiram motivados pela pandemia: 46% dos pequenos negócios encontraram na inovação um caminho para driblar a crise, por meio do lançamento de novos itens ou ampliando o mix de produtos e serviços. É o que aponta levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa do estado (Sebrae-RJ). A pesquisa ouviu 473 empresários, entre os dias 20 e 24 de novembro.
Para superar as restrições impostas pela pandemia, 70% das empresas passaram a distribuir suas vendas por canais digitais como aplicativos, redes sociais e internet. Apenas 30% dos pequenos negócios não vendem de forma online. Dentre as ferramentas digitais, o Whatsapp Business é o preferido das micro e pequenas empresas, seguido de aplicativo de gestão ou programas de software (programas de computador), propagandas nas redes sociais, Google Meu Negócio, ferramenta para gestão de clientes (CRM) e automação de processos.
A principal característica desse momento de pandemia foi a adaptação e migração das empresas do offline (presencial) para o online (virtual), analisou a coordenadora de Mercado do Sebrae Rio, Raquel Abrantes. Segundo ela, “houve uma verdadeira mudança de postura tanto do empreendedor quanto do cliente. A internet e a conectividade ajudaram muito com um posicionamento rápido de mercado e de novas conquistas comportamentais. Percebemos que os empreendedores que se adaptaram às novas diretrizes impostas pela pandemia conseguiram se posicionar de forma favorável e enxergaram os desafios como oportunidades”.
Para 2021, a maioria dos pequenos empreendedores pretende investir em divulgação do seu negócio, além de lançar novos produtos, aumentar a capacidade produtiva e o atendimento, fazer cursos para aprimoramento profissional, ampliar produtos e serviços, realizar reformas no estabelecimento e oferecer capacitação para os funcionários. Apesar dos planos formulados e da aposta em inovação, a pesquisa apurou que 52% dos entrevistados ainda relatam dificuldades para manter o negócio. Para 27%, as mudanças impostas no período foram importantes para o negócio, 13% acham que o pior já passou e 8% seguem otimistas com as oportunidades futuras.
Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/agencia-brasil/2021/01/13/pandemia-provoca-perda-media-no-faturamento-do-comercio-do-rio.htm