Os 10 SUVs e crossovers compactos com motor turbo no Brasil

SUVs compactos e motores turbo são praticamente a receita do sucesso. Basta as fabricantes misturarem o segmento da moda com a motorização desejada pelos consumidores e terão ao menos uma opção para agradar uma boa fatia do mercado brasileiro. Listamos os 10 SUVs compactos com motores turbo nesta lista – inclusive o Jeep Renegade com o turbodiesel. 

Com preços que variam de R$ 90.980 a R$ 171.821, tem desde versões com câmbio manual até modelos com sistema de tração 4×4 e mais equipamentos. Vale lembrar que todos os valores mostrados aqui são para todo o território brasileiro, exceto o estado de São Paulo, onde o carro custa mais por conta do aumento do ICMS.

Caoa Chery Tiggo 5x

Chery Tiggo 5X 2021

A Caoa Chery aposta alto nos SUVs como parte de seu plano de se tornar uma das maiores montadoras do país. O Tiggo 5x é um dos intermediários e, por enquanto, é o mais barato da marca com um motor turbo – mas só até a chegada do novo Tiggo 2, prevista ainda em 2021. O motor 1.5 turbo não tem injeção direta, mas tem até 150 cv e está ligado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com 6 marchas. 

Citroën C4 Cactus

Novo Citroen C4 Cactus

Apostando alto em design, o C4 Cactus tem uma versão com o já famoso motor 1.6 turbo da Peugeot/Citroën, o THP. Com injeção direta e até 173 cv, é um dos mais potentes da lista quando abastecido com etanol e sempre ligado ao câmbio automático de 6 marchas na versão Shine. Entre os itens de série, alerta de colisão, mas um dos menores quando falamos em espaço interno. 

Chevrolet Tracker

Chevrolet Tracker x VW T-Cross

A nova geração do Tracker tem a linha completa com motores turbo. Ambos de 3 cilindros, o 1.0 e 1.2 se diferem em potência e torque. O mais potente está apenas na versão Premier (após a mudança na linha 2021), com o teto-solar como diferencial em equipamentos, enquanto o 1.0 turbo equipa o restante da linha com câmbio manual ou automático de 6 marchas, dependendo da versão.

Honda HR-V

Honda HR-V 2021

Disponível apenas na versão topo do HR-V, a Touring, o motor 1.5 turbo da Honda é um dos poucos que aceita apenas gasolina da lista. Em compensação, é um dos mais potentes, com 173 cv, embora seu torque de 22,4 kgfm seja menor do que vários concorrentes. Em compensação, a conversa com o câmbio CVT é eficiente e surpreende com o desempenho.

Jeep Renegade

Jeep Renegade Moab 2021

Sim, o Renegade entra na lista. Enquanto não recebe o esperado motor turboflex, as versões turbodiesel fazem esse papel dentro da linha. É a opção para quem não quer o motor 1.8 aspirado, mas cobra bem mais alto por isso com um conjunto importado, que inclui o câmbio automático de 9 marchas e tração integral. E mesmo assim, é o modelo diesel mais barato do mercado.

Peugeot 2008

Teste - Peugeot 2008 THP AT

Um dia, o Peugeot 2008 teve o motor 1.6 turbo com o câmbio manual de 6 marchas, uma bela combinação que não foi aceita pelo mercado. Para manter-se vivo, após a reestilização recebeu a transmissão automática de 6 marchas, mesmo conjunto que está no C4 Cactus. Apesar de um pacote menor de equipamentos, é mais barato.

Suzuki S-Cross

Suzuki S-Cross 2019

Sim, você pode não lembrar dele, mas o Suzuki S-Cross é uma das opções. Tem o eficiente motor 1.4 turbo a gasolina e, por preços que chegam a ser menores que outros compactos do mercado, oferece até tração integral em duas versões. O problema é a pequena quantidade de concessionárias pelo país. 

Suzuki Vitara

Suzuki Vitara 2019

Outra opção da Suzuki é o Vitara, com o mesmo conjunto mecânico do S-Cross, mas em um pacote menor. O câmbio é automático de 6 marchas e, nas duas versões mais caras, o Vitara tem o motor 1.4 turbo e o sistema de tração 4×4. 

Volkswagen Nivus

Volkswagen Nivus 2021

Um dos principais lançamentos de 2020, o Volkswagen Nivus usa em suas 2 versões o motor 1.0 TSI, o 200 TSI. Sempre com o câmbio automático de 6 marchas, o crossover tem uma proposta mais jovem que o irmão, T-Cross, além de espaço interno menor – compensado por um porta-malas mais amplo. 

Volkswagen T-Cross

VW T-Cross 2021

Diferente do Nivus, o T-Cross já tem mais uma opção de motor. A versão Highline usa o 1.4 turbo de 150 cv e 25, 5 kgfm de torque. Outra exclusividade é a opção de câmbio manual de 6 marchas com o 1.0 turbo na versão de entrada. E virou um dos queridinhos entre os modelos PCD, o que ajudou a ser o mais vendido do segmento em 2020.

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Fonte: https://motor1.uol.com.br/features/481583/lista-suvs-turbo-compactos-brasil/