Os 10 carros que fizeram história na Itália; conheça a lista

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Já dizia o famoso jargão que perfume é francês, carro é alemão e design é italiano. Indiscutivelmente, os carros italianos marcaram e ainda marcam presença na história com suas chamativas carrocerias, desenhadas por importantes estúdios, que até hoje são contratados, inclusive, pelos chineses e coreanos para desenvolver suas carrocerias. Um dos mais famosos é Giorgetto Giugiaro, um designer de automóveis italiano responsável pelo desenho de muitos modelos da Fiat como Uno, Punto e outros tantos modelos de outras marcas como VW Passat e Golf, por exemplo.

E é isso que essa lista, idealizada pelo site Quotidiano Motori, mostra, desde o passado até o futuro, como os italianos sempre tiveram uma enorme talento no quesito automóvel. Cada carro fez parte de um momento específico da história italiana, que se iniciou com a construção do primeiro automóvel de três rodas para uso próprio, em 1894, por Enrico Bernardi.

Fiat 501

Fiat 501

Foto: Reprodução/Wikimedia – sv1ambo

A conhecida Fiat (fábrica italiana de automóveis de Turim), nasceu em 1899, na esteira da qual nasceram inúmeras outras indústrias automotivas, especialmente em Torino. Os carros desses anos são caros e feitos de forma quase artesanal, mas a Primeira Guerra Mundial e a crise econômica que se seguiu colocam a indústria automotiva na frente da necessidade de mudar sua estratégia: vai para a produção em massa e os preços baixam.

Em 1919 a Fiat resolveu mudar, apresentando ao público um carro revolucionário, o 501, que constituiu a fórmula para a Itália vencer a concorrência americana do Ford T. Seu preço de tabela é de 32.000 liras e quase 70.000 produzidos, um verdadeiro recorde para a época.

Fiat 508 Balilla

Fiat 508 Balilla

Foto: Reprodução/PlanetCarsZ

Com a crise de 1929, só as grandes montadoras como Fiat, Lancia e Alfa Romeo se salvaram graças à sua visão e disposição para baixar os preços exigidos pelo mercado e pelo recém-nascido governo Mussolini, que anulou as taxas de circulação (o equivalente ao nosso IPVA).

O carro que representa plenamente essas inovações é o Fiat 508 Balilla, produzido nos anos 30 e com o qual começou a motorização em massa na Itália e nas Forças Armadas. O Exército Real, na verdade, também o adquire na versão sedan para os oficiais dos Carabinieri Reais.

Alfa Romeo 6C 2500 SS Cabriolet Pininfarina

Alfa Romeo 6C 2500 SS Cabriolet Pininfarina

Foto: Reprodução/Quotidiano Motori

Quando a FIAT nasceu em Torino, a “Anonima Lombarda Fabbrica Automobili” (ALFA) chegou a Milão, então absorvida no início da Primeira Guerra Mundial pela Nicola Romeo Company, tornando-se a famosa Alfa Romeo.

Um dos modelos que marcaram a história italiana é o Alfa Romeo 6C 2500 SS Cabriolet Pininfarina, que representou um dos símbolos da época. Por um lado, a Alfa Romeo forneceu à carroceria componentes mecânicos e, por outro, a Pininfarina revisitou habilmente as linhas elegantes do carro. Uma das últimas grandes novidades do mercado antes da Segunda Guerra Mundial.

Ferrari 125 S

Ferrari 125 S

Foto: Reprodução/HistoryGarage

Depois da Segunda Guerra Mundial, foram os carrinhos 500 e 600 que marcaram o retorno à normalidade do país, mas não só; esses anos marcaram o sucesso de Enzo Ferrari. O Ferrari 125 S foi, em 1947, o primeiro carro construído pela incipiente fabricante de automóveis Ferrari e disponível em apenas duas unidades.

Por trás desta revolução está Enzo Ferrari que dedica toda a sua vida ao automobilismo: piloto oficial da Alfa Romeo em 1924, cinco anos depois fundou a Scuderia Ferrari. O resto é história.

Alfa Romeo Giulietta Spider

Alfa Romeo Giulietta Spider

Foto: Cooper Naitove/Petrolicious

Os anos de boom econômico e a Dolce Vita têm várias referências visuais no mundo automotivo, mas uma das principais é o Alfa Romeo Giulietta Spider 1955, criado para tentar pousar no mercado americano e também imortalizado no La Dolce Vita de Federico Fellini.

É um modelo de muito sucesso, cujos primeiros protótipos são equipados com um para-brisa panorâmico no estilo americano e janelas laterais deslizantes que se encaixam no capô.

Lamborghini 350/400 GT

Lamborghini 350/400 GT

Foto: Reprodução/Quotidiano Motori

No primeiro pós-guerra, Ferruccio Lamborghini fundou uma fábrica de tratores, que lançou com determinação, criando uma verdadeira referência no setor. No início da década de 1960, ele decidiu que era hora de mudar: ele queria construir um super carro esportivo para competir com a Ferrari.

Parece uma ideia maluca e, em vez disso, em 1963 ele fundou a Automobili Lamborghini, dando vida ao 350/400 GT, ou primeiro carro produzido para sua montadora. É o início de uma história empresarial de muito sucesso e uma rivalidade acirrada – entre mitos e lendas – com a casa Ferrari.

Lancia Delta

Lancia Delta 1979

Foto: Divulgação

Na década de 1970, a sociedade italiana enfrentou um período de medo e incerteza econômica; foram os anos 80 que restauraram o brilho dos icônicos carros italianos.

Em 1979 chega ao mercado o Lancia Delta, o carro simbólico por excelência dos anos 80: o esportivo de gama média mais popular da época com um design agressivo, mas também um grande protagonista dos rallies da época na sua versão HF.

Fiat Multipla

Fiat Multipla

Foto: Divulgação

Na década de 90, a inovação tecnológica começou a surgir com os primeiros carros equipados com ABS e tração nas quatro rodas. Durante anos eles viram muitos protagonistas, como o Fiat Punto conversível, o sonho de todos os novos pilotos, ou o Lancia Y, que permanecerá até hoje.

Porém, um dos símbolos do final dos anos 90 que ainda divide o público hoje é o FIAT Multipla, que tem feito muitas famílias felizes, apesar das inúmeras críticas ao estilo. No entanto, foi extremamente inovador em 1998, mais um milagre da clarividência na Fiat. Para quem já viajou nele com quatro pessoas, sabe que o que menos importa é o design, pois o conforto é incrível, mesmo com bagagem de todos os ocupantes.

Novo Fiat 500

Fiat 500 2007

Foto: Reprodução/Wikipedia – M 93

A história recente do empreendedorismo italiano deve seus maiores sucessos ao gênio de Sergio Marchionne. 2007 é o ano do Novo Fiat 500, o orgulho do novo curso da empresa sediada em Turim.

Inicialmente, os italianos ficaram céticos, também pelo preço considerado por muitos alto demais, mas, após cinco anos, o carro ultrapassou a marca de um milhão de carros produzidos na Europa e houve premiações na Itália e no exterior.

Alfa Romeo Giulia e Stelvio

Alfa Romeo Giulia e Stelvio

Foto: Divulgação/Alfa Romeo

Encerramos esta rodada com 2 carros que representam o presente e provavelmente o futuro do setor automotivo italiano: Giulia e Stelvio. O sedã e SUV Alfa Romeo marcam o renascimento de uma marca de prestígio que também quer se estabelecer no mercado internacional e que visa oferecer a melhor experiência de direção possível, combinando emoção ao volante com bem-estar e conforto. O elemento essencial é a tecnologia integrada em ambos os carros, sem sacrificar o cerne da marca: oferecer emoções durante a condução.

Fechar com o FIAT 500 ou o Alfa Romeo Giulia, carros que lembram o glorioso passado italiano em estilo e nome, não foi uma escolha casual. A tecnologia e o futuro, de fato, são essenciais, assim como a experiência e a redescoberta contínua do passado. A Fiat entrou na era da eletrificação e lançou recentemente, com grande sucesso, a 500-e, com promessa de trazê-lo para o nosso mercado no início de 2021.

A fusão desses dois elementos torna a produção de automóveis italiana grande… e a Itália em geral.

Fonte: https://carsughi.uol.com.br/2020/12/os-10-carros-que-fizeram-historia-na-italia/

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