-
Jornal do Vaticano se pronuncia contra Superliga europeia de futebol - 6 hours ago
-
Rumilly-Vallières, da 4ª divisão, vence Toulouse e vai às semis da Copa da França - 6 hours ago
-
Santos perde para Damián Díaz, o 10 que não existe mais - 6 hours ago
-
Venmo libera transações com criptomoedas em seu aplicativo - 6 hours ago
-
Toshiba nega proposta de US$20 bi da CVC, diz estar aberta a ofertas ‘confiáveis’ - 6 hours ago
-
Apple revela novo iPad Pro e iMacs mais finos com chips próprios - 6 hours ago
-
Fusca volta elétrico e com quatro portas: só que não é VW, e sim um clone - 6 hours ago
-
Flagra: novo Jeep Compass 2022 a diesel tem nova cor e detalhes revelados - 6 hours ago
-
Renault usou peças de Lego para desenvolver novo câmbio - 6 hours ago
-
Câmara começa a discutir urgência em PL de privatização dos Correios - 6 hours ago
Novo Peugeot 208 vende menos que o Etios no primeiro mês de loja; veja ranking
Se o mercado brasileiro encerrou o mês de outubro com queda de quase 15% nas vendas em relação ao mesmo período de 2019, os hatches tiveram influência direta no resultado negativo. Com aproximadamente 17 mil unidades a menos do que há um ano (72.134 x 89.609), as três categorias, somadas, perderam quase 20% dos compradores.
Na faixa de entrada, após meses seguidos com folga sobre o Renault Kwid (5.022), o Fiat Mobi (5.098) foi o único a crescer (+24,5%) e conquistou uma liderança apertada. Terceiro, o VW up! (274) só não teve resultado pior do que em abril (208).


Já na categoria intermediária, o Chevrolet Onix (12.203) manteve uma confortável liderança, mesmo com retração superior a 42% na comparação com 2019. Superado pelo Gol (8.473) em setembro, o Hyundai HB20 (8.903) recuperou o 2º lugar – o modelo da VW, aliás registrou um incremento de quase 30% nos últimos 12 meses com o reforço das vendas diretas.
Outro destaque de outubro veio da Fiat. Embora bem atrás do irmão Argo (7.566) e do Ford Ka (7.492), o Uno (3.592) garantiu o sexto lugar com seu melhor desempenho desde agosto de 2017 (3.539), também auxiliado pelas vendas fora do varejo. Novamente sentindo o impacto do novato Nivus, o VW Polo (3.455) perdeu mais da metade dos registros de 2019. Oitavo, o Renault Sandero (2.420) segue cada vez mais discreto no segmento.


Em seu segundo mês de mercado, o novo 208 segue bem longe dos rivais. Com apenas 494 emplacamentos – menos do que o Toyota Etios Hatch (599) em queda de quase 65% -, o Peugeot foi apenas o 13º colocado, algo nada animador para um modelo recém-lançado. Outro que não vingou foi Kia Rio, com apenas 40 unidades.
HATCHES PREMIUM
Em queda bem mais discreta do que a das duas categorias mais representativas (-4%), o segmento de hatches premium fechou o mês passado com menos de 500 emplacamentos. Em queda superior a 45%, o líder Chevrolet Cruze Sport6 (166) respondeu por mais de 1/3 destes números, mas viu cair para apenas 65 unidades sua vantagem sobre o Mini (101).

Com 84 unidades e um crescimento superior a 160%, o Audi A3 repetiu o 3º lugar de setembro. O grande destaque, no entanto, ficou por conta do VW Golf GTE (70), que jamais havia emplacado tanto – os números muito superiores aos dos meses anteriores podem estar relacionados a uma venda corporativa.
Veja os rankinks de outubro a seguir:
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com e divulgação
Fonte: https://motor1.uol.com.br/news/453571/novo-208-vende-menos-que-etios-mercado-hatches-outubro/