Novo motor 1.3 turbo da Fiat/Jeep tem potência confirmada

A Stellantis (grupo que controla a Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën) confirmou, nesta terça-feira (10), o início da produção de seu novo GSE Turbo na planta de Betim (MG).

Inicialmente, sairá da linha de produção o 1.3 turbo de quatro cilindros e injeção direta com potência confirmada de 180 cv e 27,5 kgfm de torque para a versão movida exclusivamente a gasolina. Ele também terá configuração flex, mas os números de desempenho não foram revelados.

VEJA TAMBÉM:

  • Stellantis: tudo sobre a fusão de Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën
  • Desvendamos 7 mitos sobre o motor turbo
  • Motor 1.0 turbo ou 1.6 aspirado: qual é a melhor escolha?

O primeiro carro do grupo que será lançado no Brasil com o novo motor turbo será o Jeep Compass reestilizado. Em breve, ele também irá equipar a Toro, que também passará por face lift. O novo motor 1.3  turbo substituirá o 2.0 flex no SUV e o 1.8 na picape.

Ainda em 2021, a fábrica terá expansão com novos investimentos adicionais da ordem de R$ 100 milhões e o início da produção do propulsor de três cilindros turbo.

Família de motores GSE Turbo

A nova família de motores GSE Turbo que começa a ser produzida na planta de Betim é composta pelos motores T3 (1.0l) e T4 (1.3l). O motor turbo da Fiat/Jeep tem a tecnologia MultiAir, um sistema eletro-hidráulico permite o controle totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento.

Ainda segundo a montadora, os motores da família GSE possuem tecnologias para reduzir o tempo de aquecimento do motor, diminuindo as emissões de gases e o consumo de combustível, especialmente em uso urbano (trajetos curtos).

O bloco de alumínio, além de reduzir o peso do propulsor, esquenta mais rápido pela menor resistência à condução de calor. Já o trocador de calor do óleo colabora para diminuir o tempo de aquecimento do motor, transferindo calor da água – que esquenta mais rápido – para o óleo, que, atingindo a temperatura ideal, reduz o atrito do motor. Por outro lado, o trocador também evita que o óleo esquente demais, o que, de acordo com a Fiat, traz confiabilidade ao conjunto.

Detalhes técnicos do novo motor turbo

Motor GSE 1.3 Turbo
Motor GSE 1.3 Turbo
Motor GSE 1.3 Turbo

A Stellantis informou que o novo motor turbo traz o sistema MultiAir III, com o controle das válvulas mais flexível. O novo perfil de came com pré-levantamento permite a abertura das válvulas de aspiração durante a fase de escapamento, visando à realização do EGR interno, com redução dos óxidos de nitrogênio e aumento da eficiência do motor na carga parcial.

Além disso, o perfil de levantamento da válvula de admissão do MultiAir III é mais extenso e possibilita gerenciar a taxa de compressão efetiva do motor, mantendo a tendência à detonação sob controle (independentemente do combustível utilizado).

Isso ocorre com o controle do atraso do fechamento da válvula de aspiração, o que reduz a pressão e a temperatura na câmera de combustão, controlando a detonação sem comprometer o avanço de ignição.

Assim, segundo comunicado do grupo, consegue-se mais eficiência de combustível nas condições de alta carga, quando se deseja desempenho do veículo.

Boris Feldman explica o que é detonação. Confira:

Sem correia dentada

O novo motor turbo da Fiat e Jeep tem turbocompressor de baixa inércia e volume de ar reduzido entre o compressor e o coletor de admissão para  uma resposta mais rápida do propulsor. O coletor de escapamento integrado reduz o turbo lag (tempo para que a turbina “entre em ação) e o tempo de aquecimento do motor e do catalisador.

Outros itens técnicos do motor 1.3 turbo: válvula wastegate eletrônica, termostato elétrico, comandado pela centralina, e corrente de distribuição silenciosa e for life (dispensa substituição).

Fotos: Leo Lara | Studio Cerri | Divulgação

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/novo-motor-turbo-da-fiat-jeep-tem-potencia-confirmada/