-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
Novo Compass evolui para não ter reinado ameaçado por Corolla Cross e Taos
Jorge Moraes
Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.
Líder absoluta no segmento dos SUVs médios no Brasil, a Jeep não quer deixar que a chegada de novos concorrentes ameace o reinado do Compass. Para isso, lançou uma versão especial antecipando a linha 2022 repleta de novidades.
O Compass “80 anos” traz a nova e esperada motorização 1.3 turboflex, com saudáveis 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Além disso, o SUV ganhou novo interior e mais conectividade, algo necessário para enfrentar o tecnológico Volkswagen Taos que chega no próximo mês.
A versão especial tem pré-venda de mil unidades ao preço de R$ 162.990. São R$ 10 mil a menos do que a Toyota cobra na versão intermediária XRV do Corolla Cross com motorização híbrida, ou R$ 13 mil a mais do que a XRE com motor aspirado 2.0 flex de 177 cv do SUV japonês.
Vale lembrar que a versão 80 anos seguirá sendo vendida durante todo o ano. A pré-venda é apenas uma oportunidade de antecipação e de levar alguns mimos, como Welcome Kit com um Echo Dot de 4ª geração (Alexa), uma bolsa e um chaveiro alusivo à data comemorativa de oito décadas da Jeep.
O lançamento da linha 2022 completa do Jeep Compass será em maio, mesmo mês em que a Volks deve apresentar o Taos no Brasil. De cara, podemos dizer que o Jeep sai na frente em relação à motorização. O motor 1.3 turbo flex entrega mais potência e torque que o 250 TSI.
Não foi à toa que a Jeep optou pelo termo T270 para identificar o novo conjunto mecânico, fazendo referência aos 270 Nm de toque que o motor entrega. O Volks com propulsor 1.4 turbo entrega 150 cv e 25,4 kgfm de torque. Ambos têm transmissão automática de seis velocidades.
Em comparação com o Corolla Cross com motor aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm, a vantagem do Jeep fica ainda mais evidente. Isso em relação à força e agilidade, pois no quesito eficiência, os japoneses oferecem o conjunto híbrido que é imbatível.
O novo Compass também precisou se modernizar no interior da cabine. A tecnologia invadiu o Jeep, numa resposta clara ao principal apelo do rival alemão que está chegando.
A começar pela nova central multimídia de 10,1 polegadas com tela no estilo flutuante, que é 0,1” maior que a VW Play do Taos. A conectividade wireless também é um destaque. Não é necessário cabo para se conectar ao Android Auto ou Apple Carplay, e nem mesmo para recarregar a bateria do smartphone.
E a Jeep foi além dos concorrentes no segmento com a plataforma Adventure Intelligence, que entrega internet wi-fi a bordo com o eSIM 4G da TIM e uma série de serviços remotos. É algo semelhante ao que a Chevrolet já entrega há alguns anos com o On Star, uma espécie de “concierge virtual”, que na Jeep será oferecido de graça no primeiro ano do serviço.
Esse pré-lançamento do Compass 80 anos, antecipando a chegada da linha 2022, confirma que a gente já esperava: a Jeep não vai facilitar a vida dos concorrentes, que tentam a todo custo desbancar o SUV produzido em Goiana (PE), mas que até agora não conseguiram chegar nem perto desse propósito.
Fonte: https://www.uol.com.br/carros/colunas/jorge-moraes/2021/04/05/novo-compass-evolui-para-nao-ter-reinado-ameacado-por-corolla-cross-e-taos.htm