Novo BMW X6 adiciona design e tecnologia a fórmula consagrada

O BMW X6, que sempre teve como destaque o design esportivo, ficou ainda mais agressivo na terceira e última geração. À venda no Brasil desde o primeiro semestre, o modelo chega importado de Spartanburg, nos Estados Unidos, na versão única xDrive40i M Sport. O preço sugerido é de R$ 567.950.

Classificado como SAV (Sports Activity Vehicle) pela BMW, o X6 mantém a característica carroceria com estilo cupê, na qual o teto termina com uma caída suave até a traseira. Porém, adotou um estilo mais agressivo, de acordo com a atual tendência do fabricante. A grade em formato de duplo rim exibe ângulos mais definidos e incorporou a inédita iluminação noturna “Iconic Glow”.

VEJA TAMBÉM:

  • Antigo X6 destaca-se em desempenho e tecnologia no mercado de usados
  • BMW oferece blindagem ‘de fábrica’ para X3 e X5
  • Testamos o BMW 750 Li M Sport: assista ao vídeo
novo bmw x6 azul dianteira

Os faróis dianteiros são poligonais do tipo Full-LED e exibem formato mais afunilado, com design inspirado em quatro olhos. As luzes de neblina, em formato horizontal, também são em LED.

A lateral ganhou vincos mais suaves, enquanto, na traseira, as lanternas mais espichadas invadem a tampa do porta-malas.

Mais potente e espaçoso

Em relação à geração anterior, o BMW X6 está maior. O SAV agora tem 4,93 m de comprimento (26 mm a mais), 2, 97 m de distância entre eixos (42 mm a mais) e 2,00 m de largura (15 mm a mais).

Assim, o interior ficou mais espaçoso e confortável para os ocupantes. O porta-malas tem  580 litros e pode chegar a 1.530 litros com o banco traseiro rebatido. Já a altura baixou 6 mm, chegando a 1.70 m, para assegurar um aspecto mais esportivo.

O visual está à altura do desempenho, graças ao motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha. A unidade desenvolve 340 cv de potência entre 5.500 rpm e 6500 rpm (34 cv a mais em relação à geração passada) e 45,9 kgfm de torque entre 1.500 rpm e 5.200 rpm (5,1 kgfm a mais). O conjunto mecânica é complementado pelo câmbio automático de oito marchas e pela tração integral xDrive.

De acordo com a BMW, essa mecânica permite que o novo X6 acelere de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.

BMW X6 tem vários assistentes de direção

O novo BMW X6 ganhou novos recursos semiautônomos de direção, em um pacote chamado de Driving Assistant Professional. O sistema reúne alerta de mudança de faixa, alerta de tráfego em cruzamento dianteiro e traseiro, assistente de mudança de faixa com sistema ativo de proteção lateral e alerta de evasão.

novo bmw x6 azul de frente
novo bmw x6 azul lateral
novo bmw x6 azul em movimento traseira
novo bmw x6 azul frente
novo bmw x6 de tras
novo bmw x6 azul dianteira
novo bmw x6 azul traseira
novo bmw x6 azul de cima

Outro recurso é o Parking Assistant Plus, capaz de estacionar o veículo sem intervenção do motorista. O sistema funciona por meio de câmeras sensores, que medem os espaços com máxima precisão. As manobras podem ser vistas em tempo real devido às câmeras de visão geral, que proporcionam a visualização do entorno do veículo.

Por sua vez, o Reversing Assistant permite refazer os 50 últimos metros percorridos em marcha a ré. Trata-se de um recurso muito útil para sair de locais estreitos, onde não é possível realizar manobras.

Recursos multimídia

A bordo, o BMW X6 traz muitas tecnologias de infotenimento. Por meio da ferramenta Intelligent Personal Assistant, é possível acionar inúmeras funções ou obter informações sobre o veículo por meio de comando de voz. Para operar o sistema, basta dizer “Olá BMW” ou qualquer outra frase programada.

Além disso, o sistema ainda é capaz de “aprender” os hábitos do motorista. Assim, o veículo consegue antecipar automaticamente ações que são recorrentes, como ligar o aquecimento dos bancos em determinada temperatura.

Há ainda o BMW Live Cockpit Professional, composto por duas telas configuráveis de 12,3 polegadas, HD de 20 GB para armazenamento de arquivos de áudio via USB, apresentação de mapas em Satélite e gráficos em 3D, opção para gravar lista de destinos e rotas no GPS, além de interfaces disponíveis e requisitos técnicos para opções operacionais por meio de controle de voz.

Caso não fiquem satisfeitos em operar os recursos do X6 por voz ou fisicamente, os ocupantes podem comandá-los também por gestos, graças ao BMW Gesture Control. Graças a um sensor 3D posicionado acima do display central, o motorista e o passageiro dianteiro podem, por exemplo, abaixar e aumentar o volume do som girando o dedo, entre outras operações.

novo bmw x6 central multimidia
novo bmw x6 painel
novo bmw x6 instrumentos
novo x6 interior
novo bmw x6 console
novo bmw x6 banco traseiro
novo bmw x6 bancos dianteiros
novo bmw x6 porta malas

Já os passageiros do banco traseiro contam com um sistema de entretenimento com duas telas de 10,2 polegadas cada. Até a chave do BMW X6 tem uma tela “touch” colorida de LCD, que traz informações do veículo, inclusive a localização.

Acesso à internet

O Pacote Connected Professional oferece conexão com a internet por meio de um SIM Card. É possível obter informações sobre condições de trânsito em tempo real e alertas sobre a necessidade de manutenção. O sistema ainda oferece uma concierge comnformações sobre pontos de interesse e pode acionar socorro em caso de acidente.

O veículo disponibiliza também preparação para Apple Carplay, conteúdos e funções como música, iMessages/SMS, telefonia, Siri e apps e espelhamento de aplicativos Waze e Google Maps. Por meio do BMW Connected App, o proprietário pode ter uma visão 360° do X6 na tela do celular em todos os ângulos, em qualquer lugar.

Novo BMW X6 tem acabamento sofisticado

O interior o BMW X6 é digno do segmento premium, com bancos em couro Vernasca, painel em couro Walknappa e detalhes em alumínio Tetragon. O volante também é revestido em couro e permite manusear as funções M Sport. O pacote de luzes ajuda a trazer sofisticação para bordo e tem várias opções de personalização.

O sistema de som tem assinatura da Harman Kardon, tem 16 alto-falantes e proporciona alta fidelidade. Também não falta teto solar panorâmico com acionamento elétrico. O porta-malas também é elétrico e pode ser acionado por meio de aproximação do pé sob o para-choque traseiro.

Entre os equipamentos, há ainda cortinas para vidros laterais traseiros, porta-copos com refrigeração e aquecimento, bancos dianteiros com ventilação, aquecimento e ajustes elétricos, ar-condicionado automático digital com quatro zonas de temperatura, Head-up Display e retrovisores externos com aquecimento e rebatimento.

Fotos: BMW | Divulgação

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/novo-bmw-x6/