Moto usada: 5 dicas para não ser enganado em compras pela internet

Arthur Caldeira

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é “louco”, anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Colunista do UOL

17/01/2021 04h00

As plataformas de classificados online são atualmente uma das maneiras mais fáceis de procurar a tão desejada moto. Seja para um modelo novo ou usado, é possível encontrar bons negócios.

Apesar das oportunidades na internet, é preciso ficar atento, para não cair em golpes e nem ser enganado. “Basta seguir alguns cuidados na negociação e se manter alerta durante todo o contato, evitando conversas com terceiros ou ofertas muito baratas, por exemplo”, alerta Flávio Passos, VP de Autos e Comercial da OLX, plataforma de compra e venda online de veículos.

Com a ajuda da OLX e outros especialistas do setor, elaboramos algumas dicas de segurança para você comprar ou trocar sua moto; confira.

Quando o milagre é demais…

O santo desconfia. Desconfie se a moto estiver em perfeito estado, porém com valor muito abaixo do mercado. Tenha cuidado com anúncios que prometem muitas facilidades, como frete grátis para a entrega do veículo.

Fique atento se o vendedor alegar que ganhou a moto em uma promoção/sorteio, que é ex-funcionário de uma empresa, ou se diz trabalhar nas fábricas de motocicletas e, por isso, conseguiu a moto mais barata. Prefira também negociar sempre pelo chat da plataforma, concentrando a conversa em um único canal.

Pesquise sobre a moto

Certifique-se de que o vendedor é o proprietário legítimo do veículo. É possível verificar se o documento da moto é verdadeiro entrando em contato com o Detran do seu estado.

Aproveite também para verificar, pelo número do Renavam, se o veículo tem multas e IPVA pendentes. O Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) vem impresso no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), ou no documento de Transferência.

Seja cuidadoso com contratos de consórcios e prestações. Pesquise a documentação e o histórico da empresa envolvida na negociação.

Só negocie com o proprietário

A opção mais segura é realizar toda negociação com o vendedor do veículo. Desconfie de vendedores que dizem estar apenas intermediando a negociação e não estão presentes no momento de visita/concretização da venda. Fique atento e desconfie se o vendedor estiver muito apressado, nervoso ou impaciente para fechar o negócio.

Segunda opinião

Ao identificar uma motocicleta de seu interesse, peça uma segunda opinião a pessoas de sua confiança e, se possível, alinhe com o proprietário uma revisão com um mecânico de confiança antes de efetuar qualquer pagamento.

Cuidados ao fechar negócio

Evite realizar qualquer tipo de depósito antecipado (pagamento de entrada) sem antes ver o veículo pessoalmente, conferir se está em bom estado e com todos os acessórios anunciados; se estiver negociando com concessionária ou alguma loja, não faça pagamentos para contas de pessoas físicas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Fonte: https://www.uol.com.br/carros/colunas/infomoto/2021/01/17/vai-comprar-moto-usada-na-internet-veja-dicas-para-nao-ser-enganado.htm

Veja mais sobre o IPVA