Morte de Elon Musk em explosão é ‘fake news’

Esta sexta-feira não foi um dia fácil para Elon Musk: várias postagens no Twitter garantiam  que o bilionário controlador da Tesla teria morrido em uma explosão em uma fábrica de baterias – inclusive com prints falsos de grande sites de notícias. Claro que tudo era fake news!

A notícia chega um dia depois que o investidor bilionário Ron Baron vendeu US$ 1,8 milhão (R$ 10,2 milhões em conversão direta) em ações da Tesla, fazendo com que os preços das ações da empresa despencassem. Há a suspeita de que esses tuítes foram uma ação coordenada para aproveitar a volatilidade dos papéis da companhia.

VEJA TAMBÉM:

  • Carro explode após batida: vídeo mostra Tesla Model 3 em chamas
  • Usuários relatam aperto e insegurança no banco de trás do Tesla Model Y
  • Quem é Elon Musk? Veja aqui

Os indícios de que tudo foi planejado aparecem na forma como a notícia falsa foi construída: contas respondendo a outras pessoas, postando a hashtag #ripelonmusk, as manchetes manipuladas, memes, tuítes falsos da mãe do filho de Musk e até mesmo imagens “vazadas” da explosão.

Veja algumas manchetes falsas que circularam no Twitter

morte elon musk fake news 1
morte elon musk fake news 2
morte elon musk fake news 3

Segundo o site The Drive o primeiro tweet com a hashtag apareceu às 12h30 (horário de Brasília) e apresentava uma foto de Elon Musk com outras celebridades falecidas como Michael Jackson.

Pouco tempo depois, links foram postados no Reddit e 4chan que apontavam para URLs falsos da BBC , The Guardian , Wall Street Journal , Reuters e muito mais. Quando questionados sobre os links não funcionando ou as postagens sendo excluídas, a narrativa dos mudou e começaram a alegar que os investidores pró-Tesla estavam ativamente excluindo as notícias para proteger as ações da Tesla de cair ainda mais.

Estranhamente, a única manifestação de Musk no Twitter desde que o assunto emergiu foi bastante enigmático, mas um indicativo de que, de fato, ele não está morto.

A Tesla também não se manifestou, nem em redes sociais, nem oficialmente – já que Musk fechou o departamento de comunicação da fabricante no ano passado.

Fotos: Reprodução | Twitter

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/curta/morte-de-elon-musk-em-explosao-e-fake-news/