Mais vendidos na Alemanha em 2020: Golf completa 40 anos no topo

Maior mercado automobilístico da Europa, a Alemanha também sofreu fortemente em 2020 com a pandemia da COVID-19. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializados no ano passado 2.917.678 veículos novos, 19,1% a menos do que no ano anterior. Este resultado foi o pior desde 2010, segundo o Best Selling Cars Blog.

Na disputa entre as montadoras, apenas a Volkswagen (525.612), em queda superior a 21%, perdeu 0,5 ponto percentual de participação de mercado. Já a vice-líder Mercedes (303.185) chegou a 10,4% de market share, 1 ponto a mais do que em 2019. Terceira no último ranking – posição agora assumida pela BMW (240.698) -, a Ford (194.250) caiu para 5º.

A liderança da VW também se refletiu entre os modelos, com os 3 primeiros colocados pela 6ª vez nos últimos 7 anos – a exceção foi em 2019, quando o Mercedes Classe C (41.651), 14º em 2020, fora o 3º. Com 136.324 unidades, quase 70 mil a menos do que na última lista, o Golf completou 40 anos consecutivos no topo. O último modelo diferente a liderar no país foi o Mercedes W123, em 1980.

Volkswagen Tiguan 2022 (Europa)
Ford Focus 2021 MHEV

O Passat (60.904), um dos poucos do ranking a crescer (+2,7%), subiu da 5ª para a 2ª colocação, com o Tiguan (60.380) em 3º, bem próximo apesar da maior queda do top 10 (-31,2%). Numa disputa acirradíssima pelo 4º lugar, o Ford Focus venceu o Skoda Octavia por apenas 76 unidades (53.378 x 53.302). 

Após ser 17º há um ano, o BMW Série 3 (47.273) voltou ao top 10 ao crescer pouco mais de 9%. Forte durante alguns meses, a van Fiat Ducato (44.312) completou o top 10, 23 posições acima de 2019. Apesar da vice-liderança entre as marcas, a Mercedes não colocou nenhum modelo entre os 10 primeiros, com o Classe A (43.391) apenas em 12º. Menção para o Renault Zoe (30.376), que sequer havia figurado no top 50, em 25º, com alta de quase 60%.

EM DEZEMBRO

No último mês do ano, as vendas de veículos novos cresceram quase 10% na Alemanha, com 311.394 unidades. De acordo com os números oficiais apresentados pela KBA, VW (60.140) e Mercedes (30.604) impulsionaram o resultado com avanços superiores a 20% na comparação com dezembro de 2019. E1 2ª, a Toyota (8.492) avançou mais de 50%.

Volkswagen I.D. 3

O ranking de modelos trouxe situações bem interessantes. À parte a usual liderança do VW Golf (13.496), tivemos o elétrico VW ID.3 (7.144) conquistando uma inédita 3ª posição – em novembro, havia sido apenas o 37º. O Zoe (5.349), principal elétrico da Renault, também jamais havia conseguido uma posição tão boa (6º).

Após 3 meses seguidos na vice-liderança, o Opel Corsa (5.700) perdeu 3 posições, embora com um crescimento de quase 150% nas vendas. Líder entre os Mercedes, o GLC (5.011) completou o top 10 crescendo quase 60%. Principal sedã premium nos últimos meses, o BMW Série 3 (4.894) desta vez ficou atrás do Mercedes Classe E (4.948).

Em 25º, o Tesla Model3 (3.293), um dos modelos mais vendidos na Europa no encerramento de 2020, emplacou quase 4 vezes mais do que há um ano. O destaque negativo veio da Ford: com 2.485 unidades, o Kuga perdeu 7 de cada 10 compradores. Estreando no top 50 na 40ª posição, o crossover VW ID.4 foi o preferido por 2.306 consumidores.

Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog 

Fonte: https://motor1.uol.com.br/news/482693/vendas-alemanha-2020-golf-40-anos-lider/