Lamborghini Miura SV, o mais cobiçado do mercado, completa 50 anos

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Foto: Divulgação/Lamborghini

Há exatos 50 anos foi apresentado no Salão do Automóvel de Genebra, em 1971, o Lamborghini Miura SV. Na mesma ocasião, nas proximidades do estande da Carrozzeria Bertone, o Countach LP 500 é apresentado, definido como uma “ideia de carro” para produção futura. O Miura SV, onde “V” é a sigla para rápido, foi projetado para complementar a versão S mas, dado o sucesso que o mercado logo lhe atribuirá, ele o substituirá.

Hoje o Lamborghini Miura SV é carro vintage mais cobiçado do mercado e é considerado a mais alta expressão do conceito de “supercarro” de sua época, assim como a melhor versão já produzida de todos os Miura. Os mesmos engenheiros Giampaolo Dallara e Paolo Stanzani, então gerentes técnicos da Lamborghini e pais do Miura e Miura S, confirmaram que a versão SV se beneficiou da experiência adquirida durante os primeiros 5 anos de produção do Miura.

Lamborghini Miura SV

Foto: Divulgação/Lamborghini

O motor do SV desenvolve mais potência, 385 cv a 7.850 rpm e é mais dirigível graças a um torque mais alto (40,7 kgm a 5750 rpm) distribuído de forma diferente. Outra novidade são os ajustes dos 4 carburadores Weber de cano triplo, novamente do tipo 40IDL3C. Foi no SV que, durante a produção, adotaram um sistema de lubrificação separado entre o motor e a caixa de câmbio, uma modificação praticamente invisível de fora, mas tecnicamente extremamente válida.

O Miura SV é um pouco diferente do outro Miura (P400 e P400 S), tanto do ponto de vista técnico quanto estilístico. Mantendo a mesma configuração geral, com o motor 12 cilindros de 4 litros colocado transversalmente na posição central traseira, o SV adota uma estrutura mais rígida e reforçada em alguns pontos cruciais, suspensão traseira revisada nos pontos de sustentação e na forma dos braços com uma faixa aumentada em quase 130 milímetros. Nesta versão, ele utiliza pneus de tamanhos diferentes entre a dianteira e a traseira, com os aros traseiros que vão de 7 a 9 polegadas e adotam pneus 255. O acabamento na cor ouro foi escolhido pelos clientes na maioria dos Miura SV produzidos.

Lamborghini Miura SV

Foto: Divulgação/Lamborghini

Essas mudanças técnicas envolveram também uma revisão das formas do Miura, atualizadas pelo próprio Marcello Gandini, criador do projeto original. O SV é visualmente caracterizado por pára-lamas traseiros mais largos, luzes traseiras de diferentes designs e um capô dianteiro com uma diferente entrada de ar para esfriar o radiador.

No capô dianteiro, a modificação mais marcante que caracteriza o Miura SV é a ausência dos famosos “cílios” em torno dos faróis. Esta mudança não surgiu de um motivo técnico, mas de um pedido específico de Ferruccio Lamborghini, que, sabendo o quão complexa e cara era a montagem e acabamento perfeito dos cílios, queria reduzir o tempo de produção do Miura. No entanto, foi o próprio Ferruccio quem pediu os cílios dos faróis do seu SV pessoal, que, portanto, é o único a ter oficialmente adotado essa especificação.

Lamborghini Miura SV

Foto: Divulgação/Lamborghini

O interior do SV era mais requintado e atualizado em relação às versões anteriores, principalmente devido a uma maior utilização do couro no estofamento e à presença de vários elementos cromados.

A velocidade máxima declarada para o Miura SV é superior a 290 km/h e é alcançada em pouco menos de 24 segundos; por enquanto, são números de registro absolutos. No início de 1973, após a produção de 150 unidades, o Miura SV saiu de produção.

Um último exemplar foi expressamente encomendado por Walter Wolf em 1975 e agora está guardado no MUDETEC, o Museu Lamborghini em Sant’Agata Bolognese.

Assim, com o Miura SV se fecha definitivamente uma época em que a rapidez e a sinuosidade das linhas ditaram a lei, um período irrepetível durante o qual um pequeno grupo de jovens, animados por uma paixão inata e com valiosas aptidões técnicas, conseguiu alcançar o que pois muitos foram, e continuam sendo, o carro de produção mais bonito já produzido.

Lamborghini Polo Storico

Lamborghini Polo Storico, inaugurado em 2015, é o departamento da Automobili Lamborghini responsável por preservar a história da empresa Sant’Agata Bolognese. A restauração e certificação de todos os carros Lamborghini produzidos até 2001 são as atividades fundamentais do Polo Storico. Soma-se a isso a reconstrução de peças sobressalentes de Lamborghinis antigos e a conservação e gerenciamento do arquivo, atividades por meio das quais o Lamborghini Polo Storico quer apoiar a preservação de todos os Lamborghinis clássicos.

Fonte: https://carsughi.uol.com.br/2021/04/lamborghini-miura-sv-o-mais-cobicado-do-mercado-completa-50-anos/