Jogar bola na rua é proibido pela Lei de Trânsito

A grande maioria dos brasileiros já “bateu uma bolinha” em frente à própria casa. Seja no interior ou em bairros mais tradicionais, crianças usam chinelos para delimitar o gol e aproveitam os momentos de folga para interagir com os vizinhos. O que poucos sabem, no entanto, é que jogar na bola na rua é um comportamento condenado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

LEIA MAIS

  • Pedestres negros são menos respeitados por motoristas, afirma estudo
  • Pedestre atropelado embaixo de passarela: de quem é a culpa?
  • SUVs matam mais pedestres, confirma estudo nos EUA

A Lei de Trânsito afirma, no artigo 254, que é proibido ao pedestre “utilizar-se da via em agrupamentos capazes de perturbar o trânsito, ou para a prática de qualquer folguedo, esporte, desfiles e similares”. O CTB determina, inclusive, a aplicação de multa no valor de R$ 44,19 para o pedestre que cometer a infração de natureza leve.

Jogar bola ou fazer um desfile na rua só é permitido em casos especiais, com a devida licença das autoridades competentes.

criancas jogando bola na rua em barreirinhas maranhao foto shutterstock

Multas para pedestres

Além de jogar bola na rua, outros comportamentos de pedestres são passíveis de multa, como é o caso de:

  • permanecer ou andar nas pistas de rolamento, exceto para cruzá-las onde for permitido;
  • cruzar pistas de rolamento nos viadutos, pontes, ou túneis, salvo onde exista permissão;
  • atravessar a via dentro das áreas de cruzamento, salvo quando houver sinalização para esse fim;
  • andar fora da faixa própria, passarela, passagem aérea ou subterrânea; e
  • desobedecer à sinalização de trânsito específica.

Apesar de estar prevista em lei, a penalidade não é empregada no Brasil. A justificativa dos parlamentares é de que o assunto exige discussões que envolvem engenharia, educação e fiscalização de trânsito. Já imaginou como seriam registradas essas multas?!

Em março de 2019, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) revogou a Resolução 731, que dispunha sobre a padronização dos procedimentos administrativos na lavratura dos autos de infração, na expedição de notificações de autuação e de notificações de penalidades por infrações de responsabilidade de pedestres e de ciclistas. Não há previsão para que as multas para pedestres se tornem usuais.

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/jogar-bola-na-rua-proibido/