Jeep Renegade Limited, Peugeot 2008 THP e VW T-Cross Highline: SUVs e a altura da prateleira

Marcas prestigiadas e preços mais altos significam melhores produtos? Comparamos três SUVs para responder

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Diz o pessoal de marketing que, nas prateleiras de supermercado, os produtos localizados à altura de sua visão nem sempre são os melhores negócios. Muitas vezes, um item de boa qualidade e menor preço, fornecido por um fabricante menos prestigiado, pode estar discreto lá na base da prateleira.

De certa forma, também é assim com os carros. Digamos que você procure um utilitário esporte (SUV) compacto com potência acima de 130 cv e boa dotação de itens de conforto e segurança. À altura dos olhos logo aparecem opções badaladas como Chevrolet Tracker, Honda HR-V, Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross. São figuras fáceis nas ruas, que qualquer um se lembraria de colocar em seu carrinho.

Identidade visual é ponto alto do Renegade; embora seja o mais recente, o T-Cross tem desenho um tanto discreto; o 2008 já mudou de geração na Europa

No entanto, com mais atenção, na base da prateleira encontram-se alternativas como o Peugeot 2008, raramente visto nas ruas, o que pode despertar em muitos a pergunta se ele vale a pena. Para este Desafio o Best Cars reuniu Renegade Limited, T-Cross Highline (o Tracker não pôde ser obtido a tempo e o HR-V teve o empréstimo adiado pelas restrições da pandemia, o que impediu sua inclusão na pauta) e 2008 Griffe THP, os dois últimos em versões que ainda não haviam sido avaliadas.

São concorrentes diretos em proposta de uso e porte (variação de até 7 cm em comprimento e 11 cm em entre-eixos). A potência cobre uma faixa mais ampla, de 139 cv do Jeep a 173 cv do Peugeot com álcool. Contudo, como se espera pelos diferentes patamares que eles ocupam na prateleira do mercado, eles são um pouco diferentes em preço: o 2008 (R$ 116,5 mil) custa bem menos que o Renegade (R$ 133,8 mil) ou o T-Cross (R$ 136,7 mil). Com os opcionais que o último tinha como avaliado, a diferença aumenta ainda mais. Sem problemas: o objetivo do confronto foi justamente opor produtos similares por preços diferentes, para mostrar o que se ganha ou se perde — em atributos e valor — subindo ou descendo os olhos na hora da escolha.

Estilo
Eles não são a última palavra do segmento. Dois pela idade (o 2008 existe aqui há cinco anos, na Europa há oito e já ganhou nova geração por lá; o Renegade tem seis anos de Brasil e um a mais na origem) e o outro (T-Cross) pela opção do fabricante por linhas muito sóbrias, que parecem de outra época. Mesmo assim, são desenhos simples e que fazem adeptos, em especial o Jeep, com sua charmosa identidade de marca que o remete ao Wrangler.

Melhores materiais no Jeep; instrumentos elevados no Peugeot; painel digital configurável no Volkswagen

Acabamento e conveniência
A melhor impressão interna é causada pelo Renegade, com plásticos de qualidade superior e bom desenho do ambiente. O 2008, com seus peculiares instrumentos elevados, e o T-Cross usam plásticos inferiores. Os bancos de Jeep e Volkswagen recebem revestimento sintético, de fácil limpeza, mas muito inadequado ao calor tropical. Só que o Peugeot não se sai melhor: o tecido da parte central não permite respiração e acaba suando as costas da mesma maneira. Vale lembrar que o interior com partes em marrom do T-Cross avaliado não está mais disponível.

Renegade e T-Cross vêm com teto solar panorâmico e o 2008 usa vidro fixo; ponto negativo é os três forros deixarem passar muito mais raios solares do que deveriam, a ponto de incomodar no meio do dia

As centrais de áudio usam tela de 10,1 polegadas no T-Cross (mesmo sistema VW Play do Nivus, ainda não aplicado ao carro das fotos, que é de 2020), 8,4 no Renegade e 7 no 2008 e oferecem integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. Vantagem do Jeep é ter dois botões de girar, que facilitam o uso das funções, em vez de depender só de toques na tela — o novo aparelho da Volkswagen os eliminou. O T-Cross com sistema opcional Beats oferece a melhor qualidade de áudio.

Centrais de áudio com telas de 7 a 10,1 polegadas e câmera traseira; o Renegade oferece mais comandos físicos; seletor de modos de condução é mais abrangente no T-Cross

Os três carros oferecem ar-condicionado automático (de duas zonas em Jeep e Peugeot), aviso específico de qual porta está mal fechada, câmera traseira de manobras, controlador de velocidade e faróis e limpador de para-brisa automáticos. Renegade e T-Cross vêm com teto solar panorâmico, em que a parte frontal se abre e a traseira é fixa, enquanto o 2008 usa vidro fixo. Ponto negativo é os três forros (com acionamento elétrico) deixarem passar muito mais raios solares do que deveriam, a ponto de incomodar os ocupantes no meio do dia e esquentar bastante os bancos quando se estaciona ao Sol. Já passou do tempo de a indústria adaptar esse tipo de teto à realidade brasileira — pior nos casos de Jeep e Peugeot, que o impõem como item de série nessas versões.

Detalhes favoráveis ao Renegade são acionamento elétrico do freio de estacionamento e mais espaços para os objetos do dia a dia. Pena a versão ter perdido alguns itens de anos anteriores, como ajuste elétrico do banco, monitor de veículos em pontos cegos, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, lanterna portátil e tomada de 12 volts no porta-malas. Só no T-Cross temos fotocrômico e tomada USB também para o banco traseiro (duas no T-Cross).

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Preços

Equipamentos de série e opcionais

• Renegade Limited – Alarme, ar-condicionado automático de duas zonas, fotocrômico, rodas de alumínio de 19 pol, sensores de estacionamento atrás, volante com regulagem de altura e distância. Opcionais – Pacote Protection (protetor de cárter, para-barros, parafusos antifurto nas rodas), revestimento dos bancos em marrom.

• 2008 Griffe THP – Alarme, ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de saída em rampa, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e limpador de para-brisa automáticos, faróis e luz traseira de neblina, fixação Isofix para cadeiras infantis, luzes diurnas de leds, rodas de alumínio de 16 polegadas, seletor de modos do controle de tração, sensores de estacionamento atrás, volante com regulagem de altura e distância.

• T-Cross Highline – Alarme, ar-condicionado automático, assistente de saída em rampa, banco do motorista com ajuste lombar, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 10,1 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de leds, faróis e limpador de para-brisa automáticos, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeiras infantis, luzes diurnas de leds, monitor de pressão dos pneus, porta-luvas refrigerado, rebatimento elétrico dos espelhos externos, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 17 pol, seletor de modos de condução, sensores de estacionamento à frente e atrás, volante com regulagem de altura e distância. Opcionais – Pacote Tech Beats (assistente de estacionamento, faróis de leds com regulagem automática do facho, sistema de áudio Beats), teto em preto ou cinza, teto solar panorâmico.

• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.

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Fonte: https://bestcars.uol.com.br/bc/destaques/teste-comparativo-jeep-renegade-limited-peugeot-2008-griffe-thp-vw-tcross-highline/