Jaguar anuncia réplica do C-Type, vencedor de Le Mans em 1951 e 1953

Rodrigo Mora

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigomobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos – com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.

Colunista do UOL

06/02/2021 07h00

(SÃO PAULO)Vira e mexe a Jaguar relembra o passado recriando modelos fundamentais na construção de sua história. No ano passado, avisou que relançado o conjunto de ferramentas do mesmo modelo.

No ano que vem, acaba de anunciar, vai construir réplicas do C-Type, modelo produzido entre 1951 e 1953, cujo auge da carreira foram as duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans – tanto no ano da estreia quanto no da despedida. A reprodução, delegada ao Jaguar Classic Works, baseado em Coventry, Inglaterra, faz parte da celebração pelos 70 anos do modelo.

Serão oito exemplares, todos baseados na configuração do modelo vencedor da edição de 1953 da corrida mais importante do universo, com freios a disco e motor seis-cilindros em linha de 3,4 litros, carburador triplo e 220 cv. Diferente, portanto, dos 43 C-Types vendidos a clientes na década de 1950, com freios a tambor e motor de 200 cv.

“Os engenheiros da Jaguar Classic utilizaram como ponto de partida a experiência nos programas de réplicas dos E-Type, XKSS e D-Type, consultando os arquivos da Jaguar e verificando os dados digitalizados de um C-Type original, além de utilizar a mais recente tecnologia de design por computador para criar o C-Type mais autêntico possível”, explica a marca.

As oito réplicas podem ser imaginadas em um configurador virtual, onde dá para comparar revestimentos (oito opções) e cores (12).

De acordo com a filial brasileira da empresa, “a Jaguar Land Rover não costuma abrir os valores, já que depende muito da especificação e confidencialidade entre a Jaguar Classic e nossos clientes. De qualquer forma, outros modelos do programa Continuation normalmente custam entre £ 1 milhão e £ 2 milhões”. Com a Libra valendo hoje R$ 7,35, façam as contas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Fonte: https://www.uol.com.br/carros/colunas/mora-nos-classicos/2021/02/06/jaguar-anuncia-replica-do-c-type-vencedor-de-le-mans-em-1951-e-1953.htm