iOS 13.5: em fase covid, sistema lê rosto com máscara e rastreia contatos

A semana foi cheia de atualizações para quem usa Apple liberou o iOS 13.5 com algumas novidades interessantes — especialmente considerando os tempos atuais de quarentena.

Registro de exposição à covid-19

Certamente a maior novidade do iOS 13.5 é o registro de exposição à covid-19. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com o Google, para que aparelhos Android e iOS possam trocar pequenos pedaços de informação randômica, permitindo o rastreamento de contato a pessoas infectadas com o vírus.

Explicando de uma forma bem simples e resumida: todos os aparelhos equipados com essa tecnologia transmitem de tempos em tempos hashes — uma série de números aleatórios — e ao mesmo tempo capturam hashes transmitidos por aparelhos próximos. O sistema guarda essas informações por um período máximo de 14 dias.

Quando uma pessoa é diagnosticada com covid-19, essa pessoa pode utilizar um aplicativo desenvolvido pela autoridade de saúde da sua região (estado ou país) para registrar os seus hashes como “infectados”. Dessa forma, todas as pessoas que estiveram em proximidade com a pessoa infectada podem ser notificadas, ajudando assim a evitar a transmissão da doença.

A tecnologia é uma alternativa muito superior em termos de privacidade quando comparada ao que alguns governos gostariam de fazer, que seria capturar dados de GPS num servidor central. Ela garante a anonimidade dos dados e ao mesmo tempo permite notificar pessoas que estiveram em contato com algum infectado. Ela funciona via Bluetooth — não utiliza GPS — e é totalmente opcional, o usuário precisa ativá-la manualmente.

Além das proteções destacadas acima, tanto a Apple quanto o Google possuem mecanismos para ativar e desativar o recurso por região. Dessa forma, quando a pandemia estiver sob controle em determinada região, o recurso pode ser desativado completamente, sem necessidade de uma atualização do sistema operacional.

O controle do recurso pode ser feito nos Ajustes, em Privacidade Saúde. Por enquanto ele não está liberado no Brasil, já que depende da adoção da tecnologia por parte da autoridade de saúde local.

Face ID de máscara

O Face ID tornou o desbloqueio dos aparelhos muito mais simples: basta olhar para o aparelho e ele desbloqueia. O mesmo não pode ser dito sobre usar Face ID de máscara — como ela cobre a maior parte do rosto do usuário, acaba tornando o Face ID inutilizável.

Existem alguns truques que podem ajudar, como treinar o Face ID com metade do rosto tampado com uma máscara, porém os resultados variam muito de pessoa para pessoa — eu não consegui fazer esse truque no meu iPhone 11 Pro.

A solução então é digitar o código de desbloqueio quando estiver usando máscara e precisar desbloquear o aparelho. O problema que ocorria antes do iOS 13.5 é que o sistema continuava tentando o desbloqueio por reconhecimento facial mesmo o rosto estando tapado por uma máscara. Com o iOS 13.5, se o sistema detecta que o usuário está de máscara, já vai direto para a tela de digitação do código, tornando o processo muito mais rápido.

É claro que esta solução não é a ideal, mas como o Face ID envolve desde o desbloqueio do aparelho até autenticação para pagamentos, não é fácil modificá-lo para que funcione com uma grande porção do rosto faltando. A solução ideal seria um aparelho com ambas as tecnologias — reconhecimento facial e de impressão digital — e segundo rumores a Apple estaria trabalhando nisso para um futuro aparelho.

Melhorias no FaceTime

Com mais pessoas aderindo à videoconferência como forma de comunicação — tanto pessoal quanto profissional — os serviços de videochamadas precisam se adaptar. E foi o que a Apple fez no FaceTime para chamadas em grupo.

Antes, a pessoa que estava falando na chamada tinha seu quadro ampliado na tela do aplicativo, o que podia ficar bagunçado em chamadas com muitos participantes. Com o iOS 13.5, a Apple adicionou uma opção para desativar esse recurso, deixando os quadros todos fixos na tela.

É um pequeno ajuste, mas que certamente ajudará quem utiliza o aplicativo em chamadas com vários participantes.

Fonte: http://entrelinhas.blogosfera.uol.com.br/2020/05/22/ios-13-5-em-fase-covid-sistema-le-rosto-com-mascara-e-rastreia-contatos/