Ibovespa atinge maior nível desde início de março apoiado em otimismo sobre vacina

16/11/2020 18h31

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou em alta hoje, acima dos 106 mil pontos, o que não acontecia desde o começo de março, mês que marca o agravamento da crise desencadeada pela pandemia de covid-19 no Brasil.

Investidores reagiram positivamente ao anúncio da farmacêutica norte-americana Moderna, de que sua vacina experimental é 94,5% eficaz na prevenção da covid-19, com base em dados preliminares de um estudo clínico em estágio avançado.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 1,63%, a 106.429,92 pontos, maior patamar de fechamento desde 4 de março.

O volume financeiro somou 51,1 bilhões de reais, inflado pelo vencimento de contratos de opções sobre ações, units e ETFs (fundos de ações negociados em bolsa) na B3, que movimentou 14 milhões de reais, e blocktrade com papéis da Vale.

“Desenvolvimentos recentes encorajadores sobre vacinas do covid-19 são um bom presságio para uma redução significativa das restrições à atividade (econômica) em 2021”, disse o diretor de pesquisa macro global da Oxford Economics, Ben May.

Na semana passada, a Pfizer anunciou que a vacina que está desenvolvendo com a BioNTech se mostrou ser 90% eficaz na prevenção da doença, animando os mercados na ocasião.

O avanço do covid-19 na Europa e Estados Unidos tem adicionado preocupações sobre novas medidas de isolamento social, o que poderia afetar a recuperação da economia global, após o tombo registrado no segundo trimestre.

Nesse contexto, também repercutiu positivamente sinalização dos principais conselheiros do presidente eleito dos Estados Unidos, lockdown‘ nacional para controlar o contágio pela doença.

Em Wall Street, o Dow Jones e o SP 500 fecharam em máximas históricas.

No Brasil, balanços corporativos também repercutiram, com a temporada de resultados se aproximando do final. Após o fechamento, Qualicorp e Notre Dame Intermédica apresentam seus números.

Para estrategistas do Petrobras e Vale, a temporada mostrou desempenho surpreendente em relação ao mesmo período do ano anterior.

DESTAQUES

– PETROBRAS PN avançou 2,92%, na esteira da alta do petróleo no exterior e anúncio da estatal de que abriu processo para vender 50% de sua participação nas concessões do importante Polo Marlim, em águas profundas da Bacia de Campos. A notícia agradou analistas. O Goldman Sachs afirmou que a operação pode ajudar a empresa a atingir sua meta de dívida bruta de 60 bilhões de dólares até 2022.

– VALE ON encerrou com acréscimo de 2,64%, em sessão que inclui ‘blocktrade’ envolvendo a ação da mineradora, que teve a corretora do USIMINAS PNA subiram.

– GOL PN valorizaram-se 10,86% e 8,49%, respectivamente, na esteira das esperanças de uma vacina contra o Covid-19. A Azul divulgou prejuízo de 1,2 bilhão de reais para o terceiro trimestre, mas a receita dobrou ante o segundo trimestre. Para o analista Ilan Arbetman, da Ativa Investimentos, apesar do resultado operacionalmente mais robusto que no segundo trimestre, ainda não mostra a retomada que o mercado parece estar vivenciando.

– coronavírus, tendo de pano de fundo resultado do terceiro trimestre com prejuízo líquido consolidado de 215,5 milhões de reais. A maior operadora de turismo do país afirmou em teleconferência que deve concluir em breve negociação com credores.

– SANTANDER BRASIL UNIT.

– CEMIG PN registrou elevação de 3,80%, tendo no radar resultado trimestral, bem como declarações de executivos da elétrica controlada pelo governo de Minas Gerais, de que a companhia mantém o plano de vender sua fatia remanescente na Light, enquanto pelo lado da expansão avalia novos projetos eólicos e solares. LIGHT ON, que não está no Ibovespa, subiu 1,05%.

– TOTVS ON caiu 2,45%, após a CVM autorizar fundadores da Linx a votar na assembleia sobre a oferta de aquisição feita pela StoneCo marcada para terça-feira. A Totvs disputa a Linx com StoneCo. LINX ON cedeu 4,92% e STONECO, que é negociada em Nova York, subiu 1,68%. Para analistas do Bradesco BBI, a decisão da CVM eleva a chance de um desfecho bem-sucedido a favor StoneCo.

– B2W ON recuou 1,29% e VIA VAREJO ON fechando em baixa de 0,17%.

Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2020/11/16/ibovespa-atinge-maior-nivel-desde-inicio-de-marco-apoiado-em-otimismo-sobre-vacina.htm