HB20 e Corolla novos desvalorizaram mais que seus antecessores

Ouvir o texto deste post

Parar ou pausar
ContinuarHB20 e Corolla novos desvalorizam mais que seus antecessores

Fotos: Divulgação/Hyundai e Divulgação/Toyota

Segundo estudo publicado pela KBB Brasil*, a atual geração do HB20 e do Corolla desvalorizaram mais que as gerações anteriores. No período entre outubro de 2018 a outubro de 2019, o preço de revendedor KBB do HB20 caiu 10,3% e o preço de troca caiu 23,2%. Para o período entre outubro de 2019 a outubro de 2020, o preço de revendedor KBB caiu 9,7% enquanto o preço de torca KBB caiu 24,6%.

Os números obtidos na pesquisa do Hyundai HB20 mostram que, no que diz respeito ao desempenho de mercado para os lojistas, o primeiro ano do modelo 2020 foi mais bem sucedido do que o último ano do MY (model Year) 2019. Porém, os reajustes de preços do modelo 0 km em 2020, aparentemente, não impactaram a depreciação do HB20 como ocorreu com o Chevrolet Onix, provocando uma queda de preço mais acentuada em relação ao rival.

Com relação ao cálculo sobre o Preço de Troca KBB, a situação do HB20 se inverte. O modelo 2019 obteve um desempenho melhor neste tipo de transação em seus últimos 12 meses de vida, tendo depreciado menos que o HB20 atual nesta transação este ano. Alguns fatores são apontados como prováveis responsáveis desse comportamento do mercado e o principal é a divisão de opiniões quanto ao novo design do Hatch, além, claro, da dificuldade para todos nesse ano de 2020.

O Toyota Corolla 2019 teve no período entre outubro de 2018 a outubro de 2019, queda de 3,6% no preço de revendedor KBB e queda de 15% no preço de Troca KBB. No ano seguinte,em 2020, o mesmo período, entre outubro de 2019 a outubro de 2020, teve queda de 10,9% o preço de revendedor KBB e 22,3% para o preço de troca KBB.

Observa-se portanto, que o Corolla atual teve um ano de estreia pior em desvalorização do que o último ano do MY2019 quando era 0 km. Isso aconteceu tanto pela referência do Preço de Revendedor KBB, quanto pela do Preço de Troca KBB. Além do mercado ruim de 2020, pode-se especular, também, que devido às mudanças drásticas pelas quais o sedã passou (trocas de plataforma e motor e reformulação visual), ainda que todas elas tenham contribuído para a evolução do carro, talvez o mercado ainda precise de mais tempo para amadurecer a reputação da geração atual tal qual ocorreu com o modelo anterior.

Segundo o estudo, embora a ” grife Corolla” seja sinônimo de alta confiabilidade tanto de mercado, quanto mecânica, a geração atual talvez não tenha herdado automaticamente essa reputação.

Já com o Chevrolet Onix, aconteceu o inverso. No período: outubro de 2018 a outubro de 2019, o preço de revendedor KBB caiu 9,8% e o preço de troca KBB caiu 21,3%. No ano seguinte, o período entre outubro de 2019 a outubro de 2020, o preço de revendedor KBB caiu 0,10% e o preço de troca KBB caiu 12,8%. A atual geração do Onix
teve um ano de estreia melhor do que o último ano do modelo anterior.

A explicação para isso vem das fortes altas que o segmento de carros 0 km sofreu, em geral, em 2020, devido às condições atípicas provocadas pela pandemia (queda vertiginosa de volume de vendas e variação cambial desfavorável). Esta conjuntura pode gerar o que chamamos de “efeito elástico” nos preços, que leva os valores praticados por modelos seminovos acompanharem (não necessariamente na mesma proporção) os aumentos de seus pares 0 km.

A relativamente baixa depreciação com base no Preço de Troca KBB do Onix 2020 em comparação com a do Onix 2019 também pode ser parcialmente explicada por este fator. Contudo, podemos adicionar à esta análise a forte demanda que o Onix possui no mercado, o que também influencia os preços em todos os tipos de transação.

* A KBB Brasil utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados. O processamento é realizado por um complexo algoritmo alimentado semanalmente por uma base com mais de 800 mil informações de preços de diferentes fontes do mercado. Além disso, todos os dados são avaliados diariamente por uma análise rígida de uma equipe de especialistas para garantir a validação dos preços publicados no site de acordo com a realidade brasileira. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos. Todos os preços da KBB Brasil são públicos e podem ser consultados gratuitamente no site kbb.com.br.

Fonte: https://carsughi.uol.com.br/2020/11/hb20-e-corolla-novos-desvalorizaram-mais-que-seus-antecessores/