-
Whittaker domina Gastelum e avança para possível revanche contra Adesanya - 21 mins ago
-
Whittaker dá ‘aula’ de MMA, vence Gastelum no UFC Vegas 24 e se aproxima de chance pelo título - 21 mins ago
-
Impactante! Youtuber Jake Paul nocauteia ex-UFC Ben Askren no 1º round - 21 mins ago
-
Negociação de venda da Hering à Arezzo envolve questões de negócio e familiares - 22 mins ago
-
Renner contrata bancos de investimento para oferta de mais de R$ 4 bilhões - 22 mins ago
-
Reforma do Estatuto do Santa Cruz é aprovada por 98% dos sócios; veja o que muda - 6 hours ago
-
Neo Química inicia testagens de funcionários contra a Covid-19 - 6 hours ago
-
Com ‘treino único’, Corinthians encerra preparação para encarar o Ituano; confira os relacionados - 6 hours ago
-
Voo de helicóptero da Nasa em Marte pode acontecer já nesta segunda-feira - 6 hours ago
-
Carro elétrico premium da Geely estreia com números de respeito - 6 hours ago
Governo deve elevar tributação dos bancos para zerar PIS/Cofins do diesel, dizem fontes
Por Ricardo Brito e Rodrigo Viga Gaier
BRASÍLIA (Reuters) – O governo quer elevar a tributação dos bancos como uma das medidas para compensar a desoneração do óleo diesel e do gás de cozinha já anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro e com impacto estimado de mais de 3 bilhões de reais, disseram duas fontes com conhecimento direto do assunto nesta segunda-feira.
A ideia é aumentar de 20 por cento para cerca de 23 por cento a alíquota da Contribuição Social sobre Lucro Líquido cobrada das instituições financeiras, disseram as fontes à Reuters.
Em uma transmissão por rede social no dia 18 de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que zeraria em definitivo os impostos federais sobre o gás de cozinha e por dois meses os que incidem sobre o diesel a partir de 1º de março. Até o momento, no entanto, a medida não foi oficializada e a equipe econômica ainda não detalhou como a perda de arrecadação será compensada.
Segundo Bolsonaro, o governo estudará ao longo dos dois meses em que vigorar a desoneração provisória para o diesel uma maneira de zerar de forma definitiva a tributação do combustível. A medida é mais um dos acenos feitos pelo governo aos caminhoneiros, categoria que desde a campanha o presidente tem beneficiado com decisões favoráveis.
Procurada nesta segunda-feira, a assessoria do Ministério da Economia não se manifestou sobre o assunto. A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência pediu para que a demanda fosse encaminhada à pasta da Economia.
Atualmente, o único tributo federal cobrado dos combustíveis é o PIS-Cofins, já que a Cide está zerada. A decisão de zerar o tributo incidente sobre o diesel por dois meses vai representar uma renúncia de receitas de 3 bilhões de reais, segundo primeira estimativa feita pela XP Investimentos no último dia 19, um dia após o anúncio de Bolsonaro.
Em entrevista à Reuters, o economista-chefe da XP, Caio Megale, disse que o impacto da renúncia de receita do gás de cozinha deve chegar a 1 bilhão de reais por ano, segundo cálculo preliminar.
Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2021/03/01/governo-deve-elevar-tributacao-dos-bancos-para-zerar-piscofins-do-diesel-diz-fonte.htm