-
Presidente do Real Madrid fala sobre Messi: ‘Gostaria que ficasse no Barcelona’ - 5 hours ago
-
Amazon divulga teaser de série biográfica sobre Maradona - 5 hours ago
-
Titular no Shimizu, Valdo quer sequência positiva da equipe na J-League - 5 hours ago
-
Chile descobre o ‘Arackar licanantay’, um dinossauro do deserto do Atacama - 5 hours ago
-
Informações essenciais sobre o helicóptero Ingenuity da NASA - 5 hours ago
-
De olho na concorrência, Facebook lança salas de áudio ao vivo e podcasts - 5 hours ago
-
GM e LG anunciam a 2ª fábrica de baterias para carros elétricos - 5 hours ago
-
Consumo de combustível: por que será que não estou nunca satisfeito com meu carro? - 5 hours ago
-
Ford Mustang Mach 1 esgota 80 unidades em apenas 24 horas - 5 hours ago
-
Câmara derruba veto com impacto de R$ 2,7 bi para União; senadores devem avaliar - 5 hours ago
GM anuncia novo PDV e retorno de segundo turno da S10 em São José

GM anuncia novo PDV na planta de São José dos Campos — Foto: Camilla Motta/ G1
A General Motors, de São José dos Campos, vai abrir um novo Plano de Demissão Voluntária (PDV) para todos os setores da planta. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Metalúrgicos nesta terça-feira (6). Além do PDV, a empresa anunciou a retomada do segundo turno da produção da S10, que estava com os funcionários em layoff.
Este é o segundo pacote de demissões da empresa, que em setembro fez desligamentos na planta em São José. De acordo com a entidade, o pacote desta vez se estende para todos os setores da fábrica e tem como benefícios salários adicionais, extensão do convênio médico e um carro. Os valores variam de acordo com o tempo de trabalho na empresa (veja a tabela abaixo).
A medida foi adotada pela empresa, segundo o sindicato, como forma de readequação da produção. No fim de setembro, mais de 200 funcionários aderiram ao plano de demissão.
O sindicato não informou qual a meta de adesão da empresa. O PDV vai ficar aberto de 16 a 26 de outubro.
Veja abaixo a tabela oferecida no PDV:
- 1 a 3 anos de fábrica: sem benefícios;
- 4 a 10 anos: 3,5 salários + 12 meses de convênio médico;
- 11 a 13 anos: 4 salários + um carro Onix Joy Black + 18 meses de convênio médico;
- 14 a 16 anos: 4,5 salários + um carro Onix Joy Black + 18 meses de convênio médico;
- 17 a 19 anos: 5 salários + um carro Onix Joy Black + 24 meses de convênio médico;
- 20 a 22 anos: 5,5 salários + um carro Onix Joy Black + 24 meses de convênio médico;
- 23 a 25 anos: 6 salários + um carro Onix Joy Black + 24 meses de convênio médico;
- Acima de 26 anos: 7 salários + um carro Onix Joy Black + 24 meses de convênio médico.
Layoff
A empresa estava mantendo cerca de 300 funcionários em layoff (suspensão dos contratos de trabalho) na planta, com a suspensão do segundo turno da produção da S10. De acordo com o sindicato, em reunião com a entidade a GM decidiu pela retomada da produção.
A empresa está com trabalhadores em layoff desde abril. A medida vem sendo estendida e, segundo acordo feito com os funcionários, poderia ser prorrogado até abril de 2021.
Os trabalhadores devem voltar ao trabalho ainda nesta semana, segundo o sindicato.
O que diz a GM
Procurada pelo G1, a General Motors informou que “vem tomando uma série de medidas para, nesta ordem, proteger a saúde e segurança de seus empregados, fornecedores e parceiros, preservar empregos e garantir a sustentabilidade do negócio” e confirmou que o PDV será abertona planta de São José dos Campos.
De acordo com a empresa, um PDV já foi aberto na unidade de São Caetano do Sul e a montadora “vem utilizando mecanismos como redução de custos, postergação de investimentos, banco de horas, férias coletivas, redução de jornada com redução salarial e Layoff”.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Fonte: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2020/10/06/gm-anuncia-novo-pdv-e-retorno-de-segundo-turno-da-s10-em-sao-jose.ghtml