Gasolina cara: veja dicas para sua moto “beber” menos

Arthur Caldeira

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é “louco”, anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Colunista do UOL

20/02/2021 04h00

Uma das grandes vantagens das motocicletas é o baixo consumo de combustível. Ainda mais quando comparada aos automóveis. Mais leves e com motores menores, as motos “bebem” menos que os carros, ou seja, percorrem mais quilômetros com um litro de gasolina ou etanol do que os veículos de quatro rodas. Um scooter como a nova Honda ADV, por exemplo, que tem motor de 150 cc, chega a rodar 50 km/litro de gasolina.

Não por acaso, a moto é a opção de quem quer economizar dinheiro na hora de parar no posto. Ainda mais atualmente, com o quarto reajuste da gasolina só neste ano, e quando o preço médio do litro do derivado do petróleo ultrapassa R$ 5,00.

Pensando nisso, conversamos com especialistas que deram dicas de como economizar (ainda mais) combustível com a sua moto. Confira:

Manutenção em dia

A primeira dica para sua moto gastar pouco combustível é cuidar dela. “Siga o plano de manutenção da sua moto e faça todas as revisões indicadas no Manual do Proprietário”, recomenda o gerente geral de serviços e pós-venda da Honda Motos, Marcelo Campagna. Mas isso vale para qualquer marca.

Nas revisões do plano de manutenção são verificados diversos itens, entre eles filtro de ar e velas, que contribuem para o bom funcionamento do motor. Segundo Campagna e outros mecânicos consultados, um motor com a manutenção em dia bebe menos. As trocas de óleo, nos intervalos recomendados, e o filtro de óleo também devem estar em ordem.

Combustível de qualidade

Outro fator importante, segundo o executivo da Honda, é a qualidade do combustível. Embora seja difícil saber se a gasolina ou etanol que você coloca no tanque tem qualidade, Marcelo Campagna afirma que o cliente deve procurar postos de bandeiras reconhecidas e desconfiar de preços muito abaixo dos praticados no mercado. Prefira postos de sua confiança, onde já abasteceu anteriormente e não teve problemas no funcionamento do motor ou na média de consumo.

“É o famoso barato que sai caro”, afirma Leonardo Donato, Gerente dos Centros Educacionais de Trânsito Honda (CETH) no Brasil. Segundo Leonardo, um combustível ruim não terá uma queima correta e, com isso, vai prejudicar o rendimento da moto. Ele também dá dicas de como reconhecer uma gasolina ou etanol ruins. “A moto fica falhando, você desconcentra da pilotagem. Também precisa ficar acelerando toda hora e acaba gastando mais”, diz.

Pneus calibrados e originais

Para sua moto gastar ainda menos combustível, outra dica é manter o pneu sempre calibrado. “Um pneu murcho aumenta a área de contato com o solo, aumentando assim o atrito. Mais atrito significa mais resistência. Com isso, o motociclista precisa acelerar mais e acaba gastando mais combustível”, explica o gerente geral de peças e serviços da Honda Motos.

Segundo Marcelo, o ideal é calibrar os pneus, ao menos, uma vez por semana. Pneus fora da calibragem ou carecas também interferem na sua segurança, relembra o especialista em pilotagem Leonardo Donato. Os especialistas da Honda também concordam que pneus fora das medidas originais podem comprometer o comportamento dinâmico da moto, além de gastar mais combustível. “Se colocar um pneu mais largo do que o projetado e testado pela fábrica também vai causar mais atrito e mais gasto de combustível”, afirma Marcelo.

Pilote racionalmente

Além da manutenção da moto, a forma como você pilota influencia, e muito, no consumo. Pilote de forma racional e não desperdice combustível. Muitos entregadores e motociclistas exageram e aceleram até a “o talo”, atingindo a faixa vermelha do conta-giros, quando o motor corta, para só então trocar de marcha.

“Não tem necessidade de atingir a faixa de corte. É desperdício de combustível”, ensina Leonardo. Segundo ele, a potência e o torque máximo do motor não estão na faixa de corte, pelo contrário. Ou seja, nessa situação, o motor está jogando combustível fora e sofrendo desgaste, sem necessidade.

O ideal, de acordo com o instrutor de pilotagem, é trocar as marchas no tempo certo, e acelerar progressivamente. Até mesmo, nas saídas de semáforo. Isso faz com que você preserve os componentes do motor e câmbio e, de quebra, consuma menos combustível.

O motor também freia

Outra dica importante é aprender a usar o freio motor, uma característica dos motores quatro tempos. Mas o que é isso? Já experimentou tirar a mão do acelerador quando o semáforo está fechado? A própria resistência da compressão do motor ajuda a moto a reduzir a velocidade.

Portanto, não acelere como se você estivesse na largada de uma corrida. Respeite os limites de velocidade e, ao perceber que será preciso diminuir a velocidade por algum motivo, como contornar uma curva, tire a mão do acelerador. “Aproveite o freio motor, reduza as marchas e contorne a curva com segurança e na velocidade compatível com o local”, ensina Leonardo.

Ele acrescenta que, dessa forma, você também diminui o desgaste dos componentes dos freios, como lonas, pastilhas e discos. E também economiza.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Fonte: https://www.uol.com.br/carros/colunas/infomoto/2021/02/20/gasolina-cara-veja-dicas-para-sua-moto-beber-menos.htm