-
Fluminense humilha e enfia 6 gols no o Flamengo pela semifinal da Copa do Brasil Sub-17 - 13 mins ago
-
Brasil tem novo desfalque por coronavírus antes do Mundial de handebol - 13 mins ago
-
Pentacampeã mundial de jiu-jitsu, Kyra Gracie dá à luz seu terceiro filho - 13 mins ago
-
Apple planeja lançar novo serviço de assinatura de podcasts, diz site - 13 mins ago
-
Mercado Livre vai financiar entregadores para compra de veículos elétricos no Brasil - 13 mins ago
-
Procuradores dos EUA planejam 3º processo contra Google, focam em Play Store - 13 mins ago
-
Saiu de linha? Sim, mas há 5 razões para comprar Ford Ka e EcoSport - 14 mins ago
-
Decisão da Ford é isolada e não deve iniciar debandada de marcas do Brasil - 14 mins ago
-
Carros por assinatura Fiat e Jeep: confira valores e como contratar - 14 mins ago
-
Promessas do Planalto para eleições no Congresso esbarram em orçamento - 14 mins ago
Funcionários dos Correios apoiam demissão voluntária, mas pedem concursos
Carla Araújo
Jornalista formada em 2003 pela FIAM, com pós-graduação na Fundação Cásper Líbero e MBA em finanças, começou a carreira repórter de agronegócio e colaborou com revistas segmentadas. Na Agência Estado/Broadcast foi repórter de tempo real por dez anos em São Paulo e também em Brasília, desde 2015. Foi pelo grupo Estado que cobriu o impeachment da presidente Dilma Rousseff. No Valor Econômico, acompanhou como setorista do Palácio do Planalto o fim do governo Michel Temer e a chegada de Jair Bolsonaro à Presidência.
A presidente da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), Maria Inês Capelli Fulginiti, afirmou que o Plano de Desligamento Incentivado (PDI/2020) anunciado nesta sexta-feira pelos Correios é um “instrumento válido de gestão de RH”, mas afirmou que o desligamento de trabalhadores deve acontecer junto a um planejamento para abertura de novas vagas.
“Simultaneamente a um PDI, os Correios deveriam estar anunciando um concurso público para contratar pessoal em início de carreira, de forma a cobrir as lacunas existentes e poder assegurar adequada prestação de serviços”, afirmou a presidente à coluna. A ADCAP reúne atualmente cerca de 10 mil funcionários e ex-funcionários da estatal,
De hoje até o dia 15 de janeiro, funcionários aposentados, ou aqueles que atuam em cargo em extinção na empresa poderão se inscrever no programa. Também faz parte do público que pode aderir ao plano funcionários que estejam na estatal há mais de 15 anos.
A estimativa dos Correios é que o público elegível para ser incluído no plano é de cerca de 14 mil empregados.
Maria Inês disse ainda que vê o programa como “algo natural numa grande organização como os Correios”.
“Sem entrar no mérito do valor do incentivo, a ADCAP entende que um PDI é algo que pode ser feito a cada ciclo de tempo e que é benéfico tanto para os empregados, que se desligam com um incentivo, quanto para a Empresa, que economiza com salários e encargos”, disse.
Para o presidente da estatal, general Floriano Peixoto, a iniciativa “ao contrário do propagado por alguns setores, não é um mero “enxugamento” da empresa. “Nem tampouco se trata de “desmanche” ou “sucateamento”: é uma adequação da força de trabalho ao contexto atual dos Correios”, diz.
Fonte: https://economia.uol.com.br/colunas/carla-araujo/2020/12/04/correios-associacao-funcionarios-demissao-voluntaria-concursos-novas-vagas.htm